sexta-feira, 30 de agosto de 2013

É para estes momentos que eu trabalho


Hoje encontrei o M! Depois de ter sido directora de turma dele há 5 anos!! Menino triste, sem pais, profundamente desequilibrado emocionalmente, com problemas de saúde muito graves. Naquela altura, amparei-o muito para além do que era pedido a uma directora de turma!
O M. vivia com uma irmã de vinte e poucos anos que estava a fazer um esforço titânico para o levar para a frente mas a quem os problemas e as recaídas do M. causavam muitos danos no seio familiar recém estreado.
A meio do ano, apesar de todos os esforços, o M. foi internado numa instituição! Uma frustração imensa, que custou a passar, apoderou-se de mim. Quase como uma causa perdida!
Hoje, reconheci-o pelo sorriso meigo que o caracteriza num corpo de homem feito. 
Ficámos à conversa como antigamente. 
Voltou a viver com a irmã. Deixou a escola. Acabou um estágio e vai começar a trabalhar!
O meu coração saltou de alegria!

Final da tarde


Era esta a paisagem que se via da minha casa ontem ao final da tarde! De uma beleza trágica quase irreal.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A minha biblioteca de Verão


Sempre foi por aqui! Sentada nas escadas de granito desde que me conheço e à sombra das videiras. Com o silêncio por companhia.
Aqui, descansa-se profundamente.  Só eu, as pessoas que conheço desde sempre, os lugares que trago no coração, os cheiros, o som do silêncio, o ar revigorante da montanha e as minhas raízes.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Coisas curiosas


Será o par?
Uma, encontrada em Julho na praia de super tubos em Peniche. Outra, encontrada em Agosto na praia de Moledo!
Qual a história destas botas?

Fim de Agosto


Fim do tempo de férias embora eu já trabalhe há duas semanas! Fim das imensas tardes de sol e da ideia de rumar à praia em cada bocadinho livre.
Começam então as ideias de recomeço.
Setembro, para mim, é o tempo do recomeço! Com todos os sentimentos que isso traz. Este ano, num local de trabalho novo após 27 anos no mesmo. Novos rostos, novas personalidades a descobrir, novas amizades e novos desenganos. 
Nova necessidade (sempre velha) de cuidar do corpo e do espírito. Para a semana regresso ao ginásio!
Tempo de retirar as roupas dos armários,  de fazer novas combinações e de inventar novos bonecos.
Tempo para deitar fora tudo o que não gosto em mim e tornar-me uma melhor pessoa.
Que venha então Setembro.  

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Parece que já está bem!


Estas doenças longe da asa são sempre estranhas. 
O que era mesmo bom eram aqueles tempos em que estar doente era tempo de dormirem comigo para que lhes pudesse pôr a mão na testa a todo o momento e sossegar a minha mente. Era o tempo de ficarmos em casa  quentinhos, lendo livros, fazendo construções lego e jogando tudo o que aparecia. Também passava por poderem escolher todas as iguarias que lhes apetecesse comer e saborear.
Depois, havia uma manhã em que acordavam sem febre e lá iam a caminho da escola!
Com o tempo, até as doenças passaram a ter um lado romântico!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O baby está doente!


É nestas alturas que eu sinto que os meus filhos, no meu coração, nunca irão ficar grandes e a não precisarem de protecção, de mimo e de tudo o resto .
 O André está com febre e com aquela voz de filho doente que activa todos os neurónios de mãe. Ontem, já foi difícil adormecer.
Hoje, a preocupação continua. E toma o benuron e vê a temperatura e telefona ao teu irmão (o mais óbvio claro!) e estás melhor? 
É só uma constipação de Verão, provavelmente devido a sol a mais e descanso a menos, num fim de semana em casa de amigos. Isto é o lado racional a pensar1
Lado emocional : Para Lisboa, já!

domingo, 25 de agosto de 2013

Lutas


Esta é, decididamente, contra a balança e a favor da saúde!
Menos 5 kg! Inscrição no ginásio feita! Livre trânsito para ser mais fácil a adaptação.
Coisas que me lembram sobre esta luta:
Organizar, organizar, organizar. Se todas as refeições forem programadas, se tiver sempre legumes e carne grelhada no frigorífico será muito mais fácil chegar a casa e almoçar saudavelmente. O mesmo para o jantar.
Retirar de casa todas as tentações. zero bolachas, zero doces, zero gorduras.
Comer só carnes magras.
Comprar imensos legumes congelados prontos a consumir. Um tacho de ferro, um  fio de azeite, muito alho e piri piri (eu gosto) e um saco de legumes para gratinar. Deliciosos al diente.
Gelatinas zero açúcares sempre no frigorífico. Vários sabores. Se quiser mais doce reduzo a quantidade de água.
Uma lata de coca cola zero de vez em quando é muito saciante e aumenta as escolhas quando se está com amigos beber qualquer coisa.
E como dizia o meu endocrinologista de há muitos anos, o Dr. Ruas, é muito fácil: basta retirar todos os doces, todas as gorduras e diminuir drasticamente os hidratos de carbono!!
Et voilá!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Por que razão isto tudo me é tão familiar?

A pessoa que queria passar despercebida na aula de step ou ginásio parte II

Pois, está bem! Despercebida...
Começa logo à porta do estúdio, senha na mão do professor, olhar de soslaio:
- Primeira vez? - Pergunta-me isto aos gritos porque a música já está em volume máximo!
- Não, não, só que já não venho há algum tempo... Ah... Bem... Há uns aninhuuus e tal...
- Vai correr bem, oh yeah, borá lá people! Minha people! Yeah! Comé que te chamas?
- Julieta…
- Go Julieta, go! Qualquer coisa avisa, diz, não há problem! Borá lá, minha gente!
De repente estou em Miami Vice (nota: não dá para separar a série da cidade, para mim será sempre Miami Vice!) e nem imagino o que aí vem, oh yeah minha gente, borá lá people! Os loucos anos oitenta em versão séc. XXI! Oh yeah!
Despercebida? Pois está bem... E sim, não devias ter vindo com essas calças... Just saying...

Eu queria passar despercebida... A começar pela escolha da t-shirt, “dadores de medula”, e a terminar nas calças, justas e de cor berrante, óptimas para aspirar, péssimas para o ginásio…sou uma pessoa boa, tem dias que sou da paz, do grupo cristão... Tudo errado Julieta, tudo errado! Style miúda é coisa que não te assiste!
Oh yeah! Borá lá! É 1, é 2 e é treeeeeeeeeeêssssss! I`m sexy and I know it!
Durante anos fui praticante de step! Okai ia lá regularmente, isso conta como candidata a croma do step, sabia os passos... a professora já era avó (verdade!) mas enxuta! Também tive um professor de step que usava um apito, era um professor de ginástica de liceu, anos 90, camisola de alças, larga, Piiiiiii! Apitava o homem enquanto nos obrigava a fazer como ele, Piiiiiiiiiii! Toda a minha coordenação motora em cima de um step devo-lhe a ele e é igual a… a… pois!
Borá lá, people! I`m sexy and I know it!
De repente vejo- me no pesadelo, eu na aula de step! Eu a tentar coordenar e passar despercebida!
Go, people, go people, goooooo! JULIETAAAAA tudo bem aí atrás? Oh yeah!
Todos para a direita? 8 “tornozelos” no ar? Julieta para a esquerda, oh yeah, oh yeah ! Toda a classe de olhos em mim, tudo para a direita e eu para a esquerda... Oh yeah! Buraco, buraco, na aflição de me colocar a par, viragem abrupta para a direita e zás e zás mamas em soltura, mama esquerda em ameaça que sai, aí sai, do soutien, tien, tien! Oh yeah, oh yeah! Todos para a esquerda! Julieta em RAID para a direita! Voo razante perto da colega do step do lado! Laddooooooooooo! Todaaaaaaa a classe de olhos posts na ÚNICA pessoa para a direita... Direita, direita! Oh yeah!
Os bofes, os bofes, morro, morro, agua, agua, arfo, arfo, direita? Esquerda... Esquerda? Direita...água… água…arf, arf, arfo, QUE ARFO!
Picture this: uma classe de step, todas jeitosas, todas cromas, todas giras, até aquela com 125 kg, habitué da cena, gorda, mas isso são peanuts... Sabe os passos, gente, sabe os passos! E eu! JULIETA TUDO BEM AÌ ATRÁs?
O sorriso amarelo a emoldurar-me o rosto, o estúdio às voltas, tudo aos saltos, eu agarrada aos rins, a coordenar pernas e braços, MIAMI VICE! OH YEEEEAAAAAH ÉEEE È!
I`m sexy and I know it!
De repente todas correm para colocar os pesos nos tornozelos e aqui a esperta vai e faz igual, nem um passinho, nem 1,5cm o chispezinho levanta do chão… R.I.E.N! Tento arrastar-me até ao tapete e tento fazer os exercícios de localizada com “155kg” em cada tornozelo, levanto uma vez, levanto meia vez e à terceira nem sequer consigo mover um pêlo das pernas, é insano, a minha perna treme… olho em volta e é só pernas no ar… Go people! OLHÓ Verão gente!
I`m sexy and I know it!
A fotografia, devia ter trazido a fotografia! ARF! ARF! ARGGGGGG!
Por fim os alooooongaaaaamentos… momento de felicidade pura!
Já no final  levanto-me do chão e calha olhar para o mega espelho do estúdio. HEI! Quem é aquela toda descabelada? Ah ah ah, não fui a única! Ah ah ah vermelha que nem um pimento! O rabo-de-cavalo todo de lado, a t-shirt dos dadores, a calça berrante… ah… ah… igualzinha a mim… HORROR! Sou eu! GOD!
I`m sexy and I know it!
VOU CONSEGUIR! QUE VOU!
E vocês muita correria louca ou muito ginásio “like in the eighties”? Go people! Go!

Roubado daqui

Pois é! Também eu vou começar nesta vida! Mais fielmente...recomeçar!
Um dejavu que teima em se repetir! E penso que tenho um pouco de medo do instrutor! Músculo que nunca mais acaba! Se falho, é capaz de me bater! 
Juro que ainda tentei que ele me inscrevesse numas aulas para pessoas com fraca condição física mas ele olhou para mim com tal sarcasmo que desisti logo!
Resta-me rir de mim própria e seguir em frente! 

Coisas da crise


Tenho para aí mil e um edredons para lavar e preparar para o Inverno. Antes das férias, descobri uma lavandaria self service genial. Não está lá ninguém mas está tudo tão explicadinho, mas tão bem explicadinho, que é impossível dar cabo das máquinas como eu pensei na entrada. 
Algarismos garrafais indicam a ordem dos procedimentos e tudo funciona. Tem também uma mesa de revistas (actualizadas!) que ajudam muito nestes momentos zen! Não há melhor sítio para  passar o fim da tarde! Também tem wireless! Levo um edredon de cada vez para que ainda tenha uns finais de tarde na próxima semana!
Barato! 6 euros cada lavagem com detergente, amaciador e desinfectante (seja lá o que isso for) incluídos. 
Hoje, encontrei por lá  o dono  que me carregou de publicidade para colocar no meu local de trabalho e a dona do franchising que durante a lavagem quase me convenceu a abrir uma loja destas em Lisboa! Esteve quase!! Eu e a minha veia de comerciante ao rubro!  
E, já em casa, continuo com  estimativas para saber quanto é que lucraria com a abertura! 
Acabou-se o momento zen mas eu gosto disto!!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Iluminação dos dias


Chegou do Porto hoje. Quatro dias com o tio. Muitos amigos  juntos em jantares e idas ao futebol no ESTÁDIO! Para ele só existe um: O do dragão!
Gosto de o ver partir para os seus programas de férias mas gosto muito mais de o ver chegar!
Amanhã, nova partida! Até lá,  tenho ainda um fim de dia com uma companhia 5 estrelas!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mesas de Verão II



Mexilhões óptimos confeccionados por quem sabe. Ameijoas à Bulhão Pato deliciosas. Camarão. Queijos da zona e um bom Alvarinho. Oito amigos especiais à mesa. Sol, mar e verde num Minho sempre apetecível.  Dias e fins de tarde perfeitos!

Mesas de Verão



Esta foi de festa com pessoas muito especiais que vieram de longe para estarem presentes num jantar especial. E para tal, queria alegria e cor a que se uniram as entradas frescas e fáceis de fazer. Em férias, gosto de descomplicar a ementa. Finalizou com uma sobremesa divinal de que hei-de falar mais adiante  confeccionada em 10 minutos. 

domingo, 18 de agosto de 2013

Boas surpresas


Apesar de todos os avisos de risco, utilizei o OLX para arrendar uma casa de férias! Contacto feito, pareceu-me a dona da casa muito correcta e educada incapaz de qualquer burla. Combinado o modo  de encontro, lá fomos à aventura.
Uma boa surpresa esperava por nós. Uma casa perfeita para uns dias de descanso.  Com pormenores de requinte pouco usuais em casa para arrendar. Um jardim verde para os finais de tarde. Uma decoração com design  e um sentido do belo aliado à funcionalidade. 
Os almoços foram de festa e os grelhados no jardim, mesmo ali ao lado, contribuíram para longos jantares regados a Alvarinho, como não podia deixar de ser! 
Uma semana excepcional!

sábado, 17 de agosto de 2013

Terminaram


Os tempos de andar por aí ao sabor do que nos apetece. O ter o filhos, ora um, ora outro, comigo. O fazer as coisas à medida do que é simplesmente necessário. O não haver tempo programado. O estar rodeada do belo e saber que são momentos para a vida. O ter esta grande gratitude por tudo o que vou conseguindo viver. O não saber o dia de amanhã mas ter a certeza que deixo momentos e algo mais. Amanhã será outro dia.
Ao trabalho!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Nova partida


Mala refeita, tarefas cumpridas no meio do maior bafo de calor porque tem que ser e aqui vamos nós. Desta vez para a MINHA montanha. O regresso às tradições das férias de antigamente. Na mala, uma toalha para  continuar a bordar! Pode?? Uns quantos livros para ler na quietude e na frescura da casa de granito.
Muitas caminhadas e muito descanso.

Ontem foi o dia de lhes dizer adeus


E depois de uma semana juntos custa muito mais vê-los partir!! Fazem-me falta as brincadeiras, a meiguice e a ternura deles. Muita falta! 
Os dias seguintes são sempre dias nostálgicos com uma grande sensação de perda!
Mas é a vida! Nada a fazer!! E senti-los felizes é a melhor terapia de recuperação!

Andar, andar!


É difícil começar mas o bem estar que se sente dia após dia em que se caminha cerca de duas horas por dia é suficiente para me manter motivada.  As subidas são as minhas principais inimigas mas  continuo a tentar e a vencê-las.
Quilos a menos e saúde a mais. É tão simples quanto isto.
E o meu querido médico pessoal, ontem, à despedida, relembrou: o mais importante é manter hábitos saudáveis e as diferenças chegarão a longo prazo.


Cá as espero!!

Depois de uma semana


Regresso a casa para voltar a partir.
O Norte nunca me desilude! Ele é a paisagem, as gentes, os cheiros, o verde, o requinte dos pormenores, a broa,  o sotaque, a neblina matinal, a música, a vida, a comida, a animação nocturna com requinte, a beleza das casas,  as feiras, as montanhas, o mar e, acima de tudo, a minha família junto de mim! 
Os amigos que vieram ter connosco e nos proporcionaram dois dias muito bons. O riso que acompanhou os nosso passeios.
Quase renovada!