quarta-feira, 16 de julho de 2025

Semana de exames e de consultas

 


Nunca mais acaba! O pior já foi. Amanhã ir com cara metade aos Lusíadas, fazer exames e consulta com ortopedista. Vir a correr para uma consulta com enfermeira e médica de família. Querem conhecer-me! Antes que fique sem apoio médico e me risquem o nome da lista, é melhor apresentar-me. 

Dia 18, colocar holter e ir retirá-lo a 19.

Descansar em Agosto! Dia 2 de Setembro, consulta de cardiologista com ecocardiograma e ECG. Ainda nesse dia levar cara metade a fazer análises. Dia 8, consulta de endocrinologia. Dia 23, consulta do pós operatório, em Coimbra.

Isto é o programado. Faltam ainda os imprevistos!!!!

Viva Agosto!! Viva!!

Novos projectos


 Nunca se é demasiado velho para se começar de novo. 

Ontem, aceitei um desafio que me deixa feliz. Gosto de me sentir desafiada. Gosto da motivação que isso me traz e das transformações que isso faz na minha vida diária. Manter a fasquia alta faz desanimar o senhor envelhecimento. Arrasta-o para longe de mim e isso é muito bom.

Estava mesmo, mesmo a necessitar de um desafio. Chegou na altura certa.

terça-feira, 15 de julho de 2025

Houve um tempo em que me arreliava

 


Um tempo em que qualquer maneira de ser que fosse muito diferente da minha e me destruísse as minhas expectativas, os meus prazeres ou momentos da minha felicidade, me irritavam sobremaneira. Desgastei-me com ditos, alguns mentirosos, com procedimentos, com actos que achava que não merecia.

Depois, sem fazer muito por isso, veio o tempo da aceitação. Sei que nunca irei mudar nada, que tudo continuará igual, ou por personalidade, ou por intencionalidade, e deixei de me importar. Tanto me dá que o rio corra para a direita como corra para a esquerda ou até resolva voltar a montante. Para mim, está tudo bem!

Cuidar do meu bem estar, porque sou uma pessoa com necessidades e gostos que a cada dia que passa se tornam mais urgentes. Fiz tudo o que pude. Sofri durante anos um desgaste enorme somatizado, muitas das vezes. 

Chegaram os dias de paz. Uma paz conseguida à custa de muita "guerra" interior.

Pensam assim? Pois muito bem! Podem continuar que a mim não me influenciará nunca mais. 

Mesmo que os pensamentos passem a acção, adapto-me porque o mundo não é perfeito. Eu não faria! Mas quem sou eu? Daqui a 30 anos ninguém saberá! Relativizar dá uma perspectiva muito sábia à minha maturidade.

Agora vou ali investigar uns assuntos que me interessam e da parte da tarde vou sair com amigas de longa data. 

É só mudar o chip! A qualquer momento da nossa vida. Tivera eu a sabedoria para o ter mudado muito antes!


segunda-feira, 14 de julho de 2025

Já em casa

 


Depois de 5 dias fora, procedimento cirúrgico pelo meio, algum stress, muito cuidada por quem me ama de verdade e já voltei. 

Tempo agora para arrumar tudo o que está a necessitar arrumo, incluindo o meu cérebro, traçar planos de melhoria e aceitar o dia a dia tal como se nos apresenta. Sentir  que não estamos sozinhos na luta e em muitas casas a vida também é silenciosa e tudo continua. 

Dar um novo rumo, reorganizar, aventurar-me, não ter medos paralisantes e tudo vai bater certo. 

A solidão combate-se. Dá muito trabalho e muita luta mas empodera saber que, mesmo só contando comigo, vai valer a pena ter amanhecido!!

terça-feira, 8 de julho de 2025

Tudo tratado

 


Ontem, foi dia de tomar resoluções. Muita hesitação, muita dúvida, muitos pensamentos novos que foi necessário burilar mas deu tudo certo.

Agora é altura de ir ali fazer uma procedimento cirúrgico, que espero seja de pequena monta, e voltar mais leve de preocupações. 

Há sempre um dia que se espera e sem se saber como chega. É sempre assim. Parece longínquo, mas logo, logo, aparece ao virar da esquina.

Vamos lá então!

domingo, 6 de julho de 2025

No final, tudo tem solução.

 


Apoquentam-me os cenários que traço no cérebro, as nuvens negras que tenho de desfazer, o modo de actuar se a situação A, B ou C acontecer.

Hoje acordei com a sensação de que tudo tem solução e todos têm maneiras de as resolver. Não sou especial e o melhor para mim é deixar andar. Programar o que posso e pensar que quem está vai resolver. Bem ou mais ou menos é o que terá que ser. Na volta tudo fica bem e eu martirizo-me numa altura em que apenas necessito de muita paz. Pensar em mim! Regra número um.

sábado, 5 de julho de 2025

Renovação da vida, do amor, do afecto.


Olho para esta foto e lembra-me a minha neta a querer um abraço, a tocar-me no braço para que eu lhe desse um abraço, tão, tão fofo e ela e eu tão felizes com ele com a mãozinha dela a bater-me no braço a mostrar por gestos o amor crescente entre nós. Como contigo meu filho mais novo! 

A vida a mostrar que tudo recomeça que tudo vale a pena e que o amor é sempre o motor do mundo e de nós próprios. 

Está tudo dentro de nós

 


Apesar dos avisos, da necessidade de sacrifício corporal para melhorar forma física, apesar de todos os meios postos ao seu alcance, falha o mais importante - a vontade.

Tudo pela rama. Tudo pelo menor esforço, um monte de desculpas e continua tudo na mesma etapa da corrida. Às vezes vem para trás, outras anda cinco passos para trás e dois para a frente.

Tudo isto me consome. Eu não sou assim. Quando é necessário temos de dar o máximo quando, ainda por cima, temos a consciência da fragilidade e das suas consequências a curto, médio prazo. 

Tentei hoje ao longo do dia fazer fisio a pares. Não consegui. 

O sofá é o pior inimigo. Sabemos, mas não combatemos.

Aceitar? Penso que já é a única solução.

Lembra-me logo a luta incessante de querido pai que se prolongou por alguns anos mas nunca virou as costas à luta. Respeito e grande admiração.


sexta-feira, 4 de julho de 2025

Imenso calor e muita coisa para fazer

 


A vida não pára. 

Pensar e organizar os próximos tempos. Está difícil mas, como sempre, vou conseguir. 

Ontem, depois de muito reflectir, tomei uma grande decisão. Não me vou apoquentar ou entristecer com as atitudes de outros que não eu. Posso  considerar injusto, posso até considerar abusivo, intolerante, mas são apenas atitudes dos outros. Não me vão influenciar. Não controlo, não stresso e, acima de tudo, não terei pena de mim própria que muitas vezes era  o final das minhas reflexões. A vida é o que é!

Erguer a cabeça e seguir em frente. Os outros são os outros. Eu, sou eu!

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Dois dias com a minha neta mais nova!

 


Bom, muito bom!

Tornar a rir com gosto. Brincar e ensinar, cuidar, pensar o que ela gosta, mimar. Mimar as netas é a melhor coisa da vida. Um miminho quando se vai buscar à escola e ela levanta os braços para mim como se tivesse saudades. Amores puros que me derretem.

Estar ainda com netas mais velhas e ouvir um "Adoro-te vovó, adoro-te". Voltar com o coração cheio. Nada já me tira este amor tão sincero, tão puro e tão bom!