terça-feira, 30 de setembro de 2008

aula de Matemática


3ª feira, 8,30h da manhã

Vamos continuar a pensar sobre fracções. "Ó professora ainda não concluímos quem comeu mais piza. Eu acho que comeram todos a mesma quantidade!" Vamos então dividir o quadro em 4 partes e cada grupo vem explicar como raciocinou. Braços no ar. Olhos vivos e risonhos. "Eu sei professora, pergunte-me a mim."

Escreveram tanto que tivemos que continuar a escrever no quadro com as pautas de música. (Temos que apagar bem para o professor de EM não se zangar!)

Todos chegaram à conclusão que se tinham enganado. É preciso pensar e em grupo ainda melhor.

Foi uma boa aula. Fico feliz quando os sinto comigo, a raciocinar, a percorrer os diferentes caminhos, a acrescentar dados, a formular novas hipóteses, a trazer as suas vivências e a incorporá~las na aprendizagem. Iniciei bem a manhã.

O meu aluno agricultor


Hoje estive com o Bruno. Cara bonita e olhos brilhantes. Disse-me que adorava o campo. Contou-me que tem uma horta que trata todos os dias e muitos animais. O ano passado ficou retido no 5º ano. Perguntei-lhe se gostaria de tratar das plantas da escola e os olhos riram!

"eu chego às 7,30h à escola e posso tratar delas até começarem as aulas!". E tu gostavas Bruno? "Adorava" . E mais um riso nos olhos.

Amanhã vou falar com a directora. Quero que o Bruno sinta que o que ele sabe também é importante para todos. Quero aprender com ele.

É giro ser directora de turma outra vez!