terça-feira, 21 de julho de 2009

Hora do lobo


Quando tinha 13 ou 14 anos vi um filme do Ingmar Bergman com este título que me impressionou imenso na minha incompreensão do mundo. Um homem e uma mulher, a viver isolados numa ilha, não dormiam durante uma parte da noite, 3 às 5 da manhã, para que os seus medos ficassem sob controle e não se encontrassem com os seus fantasmas pessoais que, àquela hora, costumavam atormentar-lhes o pensamento. Tudo era negro e tudo era angústia àquelas horas da madrugada. Vagueavam pela casa para não se encontrarem com a "Hora do lobo".
Este filme vem-me à memória vezes sem conta porque só muito mais tarde na minha vida me encontrei com a "Hora do lobo". Tenho verdadeiro pavor em acordar na noite e tudo me parecer negro, sem solução e todas as tragédias do mundo me caírem em cima sem remissão. Tento, desesperadamente, voltar a adormecer e, quando a manhã chega, as soluções encaixaram novamente nos problemas e tudo fica claro e luminoso.

Nenhum comentário: