segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Os meus homens regressaram a casa!

O Miguel com mais um título de campeão e o reconhecimento de todo o trabalho efectuado depois de uma árdua semana de competição.


O André cheio de novidades, de novas experiências e de motivação para novos voos.

É gratificante vê-los assim a crescerem interiormente, a aprenderem com todos os que os rodeiam e a traçarem as suas metas de uma forma lúcida e inteligente.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Descanso!






Póvoa Dão é uma aldeia perdida na Serra da Estrela que já há imenso tempo queria visitar. Foi muito noticiada por ter sido um empresário a comprar todas as casas quase destruídas da antiga aldeia e tê-las recuperado para depois as vender. Tinha alguma curiosidade em ver como tudo tinha ficado e se era procurada para férias.
Gostei do que vi. Casas muito bem recuperadas, uma grande piscina e campo de ténis, um restaurante, uma imensidão de paisagem com trilhos para caminhadas, uma aragem revigorante de montanha e um silêncio que se ouve! Muitas famílias com filhos pequenos que por ali brincavam uns com os outros.
Um descanso diferente e revigorante!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Almoço de homenagem ao Albertino





O Albertino é um amigo de sempre que por acaso tem um restaurante muito conhecido a que deu o seu nome.
No domingo, organizado por um grupo de amigos, decorreu um grande almoço de homenagem a este homem que nunca deixou de ser ele próprio. Nem o dinheiro, nem a fama, nem o reconhecimento lhe retiraram o sorriso de Homem Bom que sempre foi e continua a ser. Sempre pronto para os que precisam dele, sempre bem disposto, sempre calmo, parece que a vida lhe tem acentuado unicamente as qualidades com que nasceu.
No meio de um discurso, alguém disse algo que me comoveu: Estamos aqui reunidos porque nós conhecemos o modo como viveste e o modo como cresceste e isso faz de nós um grupo de amigos muito especial. Por momentos, tudo ficou claro. É claro que aquela emoção que pairava no ar, vinha de muitos gestos conhecidos, de muitos momentos partilhados, de outros tempos que foram passando mas deixaram em nós recordações de amizade que nunca morrerão. Ali, à sombra das tílias, naquele adro tão familiar e olhando para todos os que ali estavam e me tratavam ainda pelo meu nome de menina, percebi que estava ali o meu lugar e a minha "casa".

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Miguel regressou a casa.





Ao fim de 10 dias de treinos de orientação, muita camaradagem e muitos momentos bons, o Miguel chegou hoje a casa. Veio cheio de ideias e de novas visões do mundo. As viagens e o convívio com outras gentes acabam sempre por resultar nisto. O pior é regressar aos velhos hábitos e às nossas imperfeições.

E assim somos felizes!





Passeando enquanto se sentem as pernas e se encontra disposição para sair e aprender coisas novas. Chegará um tempo em que nada apetece e em que tudo já se viu e em que já nada faz sentido. Vamos olhando em redor e confirmando esta realidade todos os dias.

Fim de semana de passeios






É muito agradável viajar com dois companheiros como a Glória e o André que têm o mesmo gosto e o mesmo riso perante a vida e os acontecimentos. No sábado, entre outras aventuras, fomos visitar Santar! Uma aldeia entre Viseu e Nelas com imensas casas senhoriais, algumas delas já transformadas num turismo de qualidade. É uma região vinícola que soube aproveitar tudo o que tem e o sabe mostrar a quem chega. O Paço dos Cunha de Santar é disso exemplo. Apresenta a quem chega uma bar de provas de vinho da sua produção, um restaurante lindíssimo e convidativo, uma sala de eventos situada no antigo lagar, jardins muito bem cuidados, um deles de ervas aromáticas por onde andava o cozinheiro a inspirar-se para preparar o jantar. Vão abrir, num futuro próximo, um hotel de charme na casa principal do Paço que é linda e bem enquadrada. É muito bom ver o País a progredir com qualidade e a aproveitar os restos de velhas glórias para novos voos.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ontem à noite tivemos visitas!












Os nossos sobrinhos Pedro e Catarina vieram visitar-nos e trouxeram com eles a Nela, namorada do Pedro. A Catarina está linda, cheia de estilo e com um sorriso bonito. O Pedro está maduro, com uma postura na vida muito sã e muito consciente. Foi bom revê-los. Já tinha saudades deles!
Só estão em Portugal no Verão e no resto do ano vivem no frio da Baviera e sonham com as tardes de sol de Portugal.

Brincadeiras do André com o Photoshop!












Estamos a brincar com o photoshop e tem resultados muito engraçados. É para continuar o treino por estes dias!

A "Lena" faz anos














Hoje a D. Madalena faz anos! Aqui fica a homenagem a uma amiga muito mas mesmo muito querida. Ligam-me a ela laços profundos de amizade e de reconhecimento. Entreguei-lhe os meus filhos com três meses e tratou deles tão bem como ninguém faria . Era um consolo deixá-los alegres e vir encontrá-los felizes sem querer regressar a casa porque era na casa dela que se sentiam bem e aconchegados. Lembram ainda o casaco de lã aquecido para dormirem melhor a sesta no Inverno, ou os infindáveis jogos de futebol que a "Lena" e o "Quim" disputavam com eles no quintal. Quando maiores, perguntavam por que razão não podiam continuar a estar na casa da "Lena" sem ter que ir à escola! Foram uns grandes avós para os meus filhos e nunca poderei agradecer convenientemente tudo o que lhes deram e tudo o que semearam nas suas almas.
O Quim deixou de estar entre nós mas ficou o trato de "meu menino" quando o André o foi visitar na véspera da sua partida.
Todos gostamos muito dela e do seu modo doce de estar na vida. Muitos dias felizes e muitos mais sorrisos doces que abarquem todos os que a amam.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Lugares mágicos



A "Quinta do Pinheiro" fica na Estrada entre Melo, terra de Virgílio Ferreira, e Freixo da Serra. Faz-se uma curva e ela aparece imponente sobre a estrada. Passei por ela muitas vezes a pé tentando imaginar como era por dentro, que tipo de vida por lá se fazia. Um dia, tive a sorte de entrar e de ficar fascinada com a sala de jantar dos caçadores com a sua mobília evocativa dos diferentes bichos, com o piano de cauda que dominava o hall da grande escadaria e com a cozinha de granito, imponente e escura, de onde saíam grandes almoçaradas.
Daquilo que se sabe nunca houve por ali grandes famílias felizes. Foi passando de mão em mão. Continua imponente, renovada, bonita, bem cuidada mas não há crianças a correr pelos jardins nem risos de Verão. O silêncio continua a fazer eco. É pena!

E hoje anda por aqui!




E vivam as férias! Sem fazer nada ou quase nada. Sem compromissos e com os mimos todos. Tempo de descanso para preparar a entrada no início de Setembro.

Na 2ª feira o André vai para aqui


Em Castelo de Vide, ao longo de toda a semana, vai decorrer a Universidade de Verão da JSD.
Um programa muito enriquecedor para mentes jovens e conscientes da realidade que vivem. Uma oportunidade para trabalhar em equipa e trocar pontos de vista e diferentes formas de estar no mundo.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Hoje o Miguel andou por aqui











Gotemburgo (em sueco Göteborg; AFI: [jøːtə'bɔrj]) é uma cidade da Suécia do condado de Västra Götaland.
Com cerca de 485 mil habitantes na cidade e 879 mil na área metropolitana, é a segunda maior cidade sueca depois de Estocolmo.
A cidade situa-se na foz do rio Göta älv, que desagua no estreito de Kattegat. O rio divide a cidade em duas partes, sendo a margem norte a ilha Hisingen. O local é apropriado para a presença de um porto: a cidade expandiu o seu porto marítimo, tornando-se no maior dos países nórdicos.
A cidade é conhecida como Gothenburg em inglês, alemão e neerlandês e Gothenbourg em francês. Estas formas tradicionais estão sendo substituídas pela forma sueca Göteborg.
In Wikipédia

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Jardim com vida






Está bonito o jardim da casa da Serra. Cheio de árvores de fruto, com plantas verdes e com as ervas cortadas. Dá gosto olhar para ele. Em Setembro é necessário apanhar todas as frutas das árvores antes que as primeiras chuvas as apodreçam.

Vamos ao teatro!




Sempre ouvi falar nos teatros que se organizavam na geração dos meus pais. Eram um modo de convívio culturalmente muito aceitável. Há até uma história muito engraçada dos meus pais enquanto namorados que mete uma peça de teatro em que a minha mãe participava e uns ciumes exagerados do meu pai que não conseguiu ir ver a peça! Um dia conto!
Estas férias descobri os folhetos que imprimiam para a ocasião e achei delicioso. Tudo organizado por uma geração de jovens que não tinha televisão e encontrou nestes serões um modo de viver os seus sonhos e até, quem sabe, de os concretizar.
Atente-se no pormenor da não devolução do dinheiro dos bilhetes! Outros tempos!

Eles crescem!



Vão crescendo e vão amadurecendo, buscando e encontrando os seus caminhos mas conseguindo sempre tempo para estarem juntos e fortalecerem os laços que os unem.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gosto de trabalhar!


Regressei hoje à Escola e ...gostei! Durante anos achei horrível estar a trabalhar durante o mês de Agosto!
Mas hoje gostei de pensar no novo ano lectivo e em tudo o que quero concretizar. Gostei das novas propostas dos colegas de equipa e da perspectiva de as concretizar, gostei de estar com eles, gostei de pensar a entrada do novo ano com tudo o que se pode fazer pelos alunos. Traçar planos de trabalho em equipa, de difusão da informação, de modos de actuar e de mostrar a todos o quanto importantes são no acto educativo.
Gostei de me sentir renovada e motivada com vontade de trabalhar numa equipa motivadora e eficaz.
Não será muito normal ser feliz em Agosto numa Escola mas eu sou.

sábado, 15 de agosto de 2009

Estar em Tisvilde- Dinamarca




Por aqui andou o Miguel durante todo o dia em treinos consecutivos de orientação. Para o sentir mais perto, vou pesquisando na net os locais por onde anda e aprendendo mais alguma coisa sobre novas paisagens e monumentos.