sábado, 31 de março de 2012

À espera



Do convidado para o almoço! Mais ou menos como a chegada do filho pródigo! Continuamos em peixe grelhado e saladas variadas.
A chuva teve medo e recolheu-se. Já não sei o que diga!

Fui almoçar ao Norte


Mais precisamente a Matosinhos! Comer como só no norte. Tradição e requinte mesmo numa mesa de esplanada onde se ouviam as gaivotas.
Um peixe grelhado com uma salada. Muito bom. Para sobremesa, umas colheradas de um pudim francês divinal! Como dizia quem estava comigo - muito aveludado! Para mim, era só mesmo muito bom!
Dias que fazem a diferença!

imagem daqui

quarta-feira, 28 de março de 2012

Out


E quando chega a esta hora depois de um longo dia de trabalho só penso em dormir! Mil e duas tarefas esperam para serem realizadas mas amanhã logo se vê!
Por agora, é tempo de descanso.

terça-feira, 27 de março de 2012

As mesas fartas comovem-me


Este tempo e as mimosas em flor fazem lembrar a Páscoa no Norte, a visita pascal e as mesas fartas que esperam o compasso. Fazem lembrar festa, foguetes, alegria, famílias alargadas e o renovar da vida e das coisas.
Trazem saudades. Muitas! Do meu pai à porta de casa para receber a cruz enquanto todos os outros esperavam lá dentro. Do seu ar feliz e contido que a solenidade do momento impunha! Da sensação de pertença que sentíamos! Do aconchego! Do amor!

Ps: A foto é de outro lugar e de outro tempo. Convívio de início do ano na escola. Setembro 2011

Há coisas


que eu não consigo entender! Mais uma medida prioritária do governo: Se és desempregado, podes ter descontos nos espectáculos e entradas gratuitas nos museus.
Parece-me que alguém desempregado terá como prioridade utilizar todo o seu tempo na procura de um novo emprego ou na execução de algo por conta própria que lhe devolva a auto-estima e um ordenado. A cultura virá depois. First things first.
Mas não! Ai e tal, vamos até ali ao D. Maria passar o serão e amanhã vamos até ao museu e depois logo se vê!
Isto era mesmo uma prioridade! Pois era!
E vai fazer toda a diferença nos espectáculos do La Féria! Pois vai!
Mas isto sou eu que nasci durante o Estado novo!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Uma dentadinha?


Sobremesa para o nossso jantar tardio. Fácil e saboroso.
E sempre é fruta!!!

O que gosto


A Primavera chegou à minha cozinha! Obrigada pelos presentes. Ficaram lindos e são muito alegres.

Por enquanto...



O projecto agrícola dos morangueiros na varanda vai de vento em popa! Flores já há! Venham os frutos!
Eu sabia que conseguiria. A minha alma de agricultora nunca falha!

domingo, 25 de março de 2012

Chegado ao destino




E o que eu desejo que aconteça ao longo desta semana? Só isto!

sábado, 24 de março de 2012

Coisas simples


Mercado! Viagem! Convívio! Obrigações! Dar e receber!
Bom fim de semana!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Planos


Filhos com os seus planos: um a caminho do Algarve para uma semana de muito trabalho e algum divertimento, outro a caminho de Córdoba para mais uma competição.
Nós por cá, saímos para jantar e conversar. Passagem pela escola (!!!) onde decorre uma grande festa organizada pelos alunos.
Amanhã, um fim de semana inteirinho espera por nós.

As coisas boas aquecem a alma


As outras, nem por isso!
Então, parece óbvio que nos devemos centrar em tudo o que de bom acontece em cada um dos nossos dias. Um olhar, um abraço, um incentivo, a beleza das estações, uma voz que aquece, um sorriso... e por aí adiante!
Quanto às outras, deixemo-las a marinar! Às vezes o tempo faz o resto! Outras vezes deixam de ser assim tão más e passam a menos boas. Outras ainda, vendo de outro modo, transformam-se em oportunidades!
É esta imprevisibilidade da vida e das coisas que continua a extasiar-me.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Com a alma e o coração


É assim que eu sinto este sítio. Bom tempo, o marulhar das ondas, o grelhador à nossa espera, uma vida simples sem horários e sem tempo, as gaivotas a sobrevoar a casa, o cheiro a pão acabado de fazer e todos juntos.
Abrir a porta uma e outra vez e pensar que é ali, naquele sítio, com tudo o que representa para a família, que me sinto feliz.

quarta-feira, 21 de março de 2012

A saúde traz com ela


uma liberdade que não valorizamos. Isso só acontece quando adoecemos ou nos confrontamos com a dor ou a incapacidade nas suas piores versões.
Tendo saúde, nada nos impede os movimentos, acordamos todas as manhãs com vontade de fazer coisas novas, somos livres e acreditamos que esta é a situação normal da vida.
Mas não é! Para algumas pessoas, nunca foi, nem nunca será. As mães de filhos com doenças incapacitantes nunca sentiram a liberdade de empurrar o baloiço de um qualquer parque enquanto ouvem o riso dos seus filhos.
Hoje, pelas circunstâncias do meu trabalho, senti esta realidade de uma forma mais violenta.
Admiro profundamente estas mães coragem, que fazem das tristezas forças e que todos os dias reinventam o futuro incerto dos seus filhos.

Sítios lindos e de qualidade




Pousada de Santa Maria do Bouro.
A ir e a aproveitar ao máximo a arquitectura, a beleza, a paisagem, as pessoas, a feira no largo da frente cheia de produtos bons dali mesmo, os cheiros do Norte, a neblina, o arvoredo e, acima de tudo, a boa companhia.

E quanto mais penso


Mais me apetece ir por aí fora, parando aqui e ali, falando com as pessoas, pernoitando em sítios maravilhosos que temos dentro de portas à nossa disposição, aproveitando tudo o que de bom tem este país.

terça-feira, 20 de março de 2012

Bom dia Primavera


Finalmente chegaste! E contigo um sem número de promessas pairam no ar! Como em todos os anos, como em todos os ciclos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Legados


Ali estão eles ao lado do busto do bisavô Carlos Manuel de Carvalho. O antes e o agora. O passar do tempo estampado na fotografia. Ele, o bisavô, homem respeitado e respeitador, deixou-nos há muito. Eles, o bisneto e os trinetos, não seriam quem são sem ele e o seu legado. Embora indelével, a sua marca está neles.
Comemorar o que passa para além do tempo. Comemorar os laços e o amor, como ponte para o infinito.

É um dia especial


Para o meu pai, uma oração de agradecimento por quanto me deixou como legado. Por tudo o que ele é em mim! Onde quer que esteja continua a ser o meu querido pai. Tenho saudades tuas pai! Muitas saudades!
Quanto ao cara metade, está feliz com as mensagens, emails e posts no facebook que os filhos lhe dedicaram!
Outros tempos, a mesma ligação, o mesmo afecto e o mesmo sentimento.

domingo, 18 de março de 2012

Os fins de semana são tão curtos!


Tinha tanta coisa para fazer que não fiz! Atacou-me uma preguiça sem fim! Uma dor no corpo que me fez desistir de alguns planos. Dizem os entendidos que é stress! Eu começo a acreditar. Um stress miudinho de coisas pequenas que se vão juntando e fazendo uma torrente de preocupações.
Amanhã vai ser um dia tramado! E o serão? Nem vale a pena pensar!

Pela noite dentro





Bairro Alto. Turistas a perder de vista, felizes pelo tempo, pela comida e pelo ambiente. Bom restaurante, boa comida e boa companhia. Ainda um passeio pela noite de Lisboa.

Ontem foi assim

Pela manhã, conversas por entre as árvores. Algum exercício.





Pelo fim da tarde, algumas compras e a paragem obrigatória no sítio do costume.
Gosto desta vida simples e bem acompanhada.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Another day


Totalmente preenchido com reuniões e projectos.
A alegria antecipada que me vai aquecer o dia de que à noite e pela noite dentro vamos estar todos juntos, num qualquer restaurante, a partilhar tudo o que aconteceu na semana.

quinta-feira, 15 de março de 2012

E depois chego sempre à mesma conclusão


Ou como diziam as nossas avós: Não teve berço!
Ou ainda: Bebeu pouco chá na infância!
Triste e irritante! Muito irritante!

Neste modo! Again!


Tempo de relaxar! Relativizar. Minimizar! Realmente, agora que penso nisso outra vez, não teve mesmo importância nenhuma!

Oops!


Hoje é o dia de vir a empregada cá a casa. Vou ali arrumar e limpar umas coisas antes de ela vir e já volto!
Pode?
Coisas de mulheres!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Conversas


Professora - Mas por que razão não estudas?
aluno A - É chato! Aborrecido!
Professora - Já perguntaste à tua mãe se não é chato e aborrecido para ela colocar a comida na mesa todos os dias? E já perguntaste ao teu pai se não é chato e aborrecido ir trabalhar todos os dias? Pertences a uma família e nas famílias todos têm uma responsabilidade. A tua é estudar!
Aluno B - Tal e qual o meu pai! A única diferença é o bigode e o cabelo preto!

terça-feira, 13 de março de 2012

Boas notícias


Os portugueses, devido à crise, estão a alterar os seus hábitos alimentares. Compram menos bolachas, menos refrigerantes, menos bolos e menos cerveja. Bebem mais água e consomem menor quantidade de carne e optam pelas carnes brancas. Compram menos comida pré-cozinhada.
Isto vai lá! Nem que seja obrigados!

Medo!!!


Hora do almoço nas televisões nacionais: Na 4, um médico psiquiatra violava as pacientes! Discutia-se se era ou não violação.O médico foi absolvido! Na três, uma mãe vendia uma filha deficiente profunda para práticas sexuais! Entrevistava-se, pelo telefone, um vizinho que lá disse que não sabia de nada, que sim,devia receber uma "tença" do estado, que sim conhecia a moça e a mãe. Concluiu a apresentadora, depois do telefonema, que lá pela terra afinal todos sabiam do sucedido!!! A plateia, com um ar já cansado, abanava a cabeça em sinal de protesto.
Tenho medo de viver neste país! Não há nada de novo e interessante? Nada construtivo, e que contribua para o bem comum? Nada que evidencie o que a raça humana tem de bom??

segunda-feira, 12 de março de 2012

O que fazer?


Detesto quando me enrolo em questões profissionais que tenho de decidir rapidamente para bem da minha saúde mental e não consigo sair disto. Penso assim, penso assado, e nada me parece a solução certa para o problema. Assertividade precisa-se?
Talvez!

domingo, 11 de março de 2012

Uma semana novinha em folha


Começa já de seguida.
Jantar rápido e viagem para Lisboa, a sua segunda casa.
Nós programamos a semana, arrumamos as coisas necessárias da manhã seguinte e esperamos o telefonema de que já estão em casa.
Ritmos ao tom das pessoas.
Boa semana.

Para pensar


E para relativizar. Pensando no tempo que ainda há-de vir mas vivendo cada momento como se fosse o último.
Em que fase do copo das escovas estão?

sábado, 10 de março de 2012

Five o'clock tea


Pausas entre organização de roupas, trabalho de escola e culinária.

E como sobremesa...


Tarte de maçã e banana! Muito boa. Saboreada na varanda no primeiro almoço fora de portas deste ano.
De seguida, um café!
E agora, ao trabalho.

Bom dia Primavera


Mas ainda é Inverno, mãe!
Pois é mas que que é que isso importa?
Calor e sol. Tão bom!

sexta-feira, 9 de março de 2012

It´s Friday!


Mimos e abraços. Desfrutar em companhia. Cozinhar. Organizar. Viver!

quinta-feira, 8 de março de 2012

E foi assim


Comidinha light. Um vinho tinto e um brinde sentido. Daqueles brindes que dão sentido a tudo o que fazemos ou fizémos por amor. Regresso ao trabalho. E já na despedida:
-Gostei muito. Gostei ainda mais do que do dia do homem!!!

E como hoje é o "meu" dia...


E como à hora do jantar não estamos juntos, o cara-metade vem almoçar comigo! Umas saladinhas, ou um qualquer outro petisco light num sítio com vista. Gosto de começar o dia com bons planos!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Haverá espaços mais bonitos do que estes?



Quando preciso de pensar em espaços que me façam sonhar vou sempre ao mesmo sítio - Costa Alentejana. Fui muito feliz aqui! E hei-de continuar a ser. Ouvindo o som do mar, o silêncio dos grandes espaços e as aves. Percorrendo os trilhos por entre arbustos e flores de Verão. Parando nas tascas mais escondidas e saboreando os sabores da Terra. Sentindo o sol a acariciar a pele nas manhãs tímidas ao sabor das ondas. Não fazer nada! Sentir tudo!