quinta-feira, 14 de abril de 2011

Things That Will Be Obsolete by 2020, de Tina Barseghian.



A ler com atenção. Retirado daqui.
Esta tradução adaptada levou em conta a diferença entre as realidades norte-americana e portuguesa. Selecionámos os itens que nos pareceram mais relevantes.

1. Disposição da sala de aula
O século XXI não se adapta ao conceito de filas. Nem os alunos. Os professores devem deixar que os conceitos de fluência, colaboração e dinamismo ajudem a alterar a configuração da sala de aula de 2020.

2. Computadores
Esta resposta tem rasteira. A explicação correcta deveria ser: "o que o nosso conceito de computador é". Isto porque a informática assume-se cada vez mais móvel e ao longo da próxima década iremos assistir a um grande fluxo de novos modelos móveis dos computadores e outros utilitários afins.

3. Trabalhos de casa
No século XXI vivemos num ambiente em que estamos ligados sete dias por semana, 24 horas por dia. E, por isso, na próxima década as tradicionais barreiras entre escola e casa irão dissipar-se.

4. Instrução diferenciada como resultado de diferentes professores
O século XXI é o século da personalização. Em dez anos, os conhecimentos de novas tecnologias para personalizar o ensino vai ser indispensáveis a qualquer professor. Assim, a autora defende que, em 2020, este tipo de instrução diferenciada não irá destacar o professor que a aplica, uma vez que terá de fazer parte do trabalho de todos professores.

5. Medo da Wikipedia
De acordo com a autora do texto original, a Wikipedia é a principal ferramenta de democracia em todo o mundo, neste momento. Deste modo, eventuais temores que os professores tenham sobre o uso da enciclopédia da internet terão de ser ultrapassados.

6. Departamentos de informática
Tal como a dos computadores, esta é uma resposta com rasteira. Deve ser entendida como "departamentos de informática como os conhecemos".
Tecnologias como o cloud computing ou o wifi vão tornar obsoletas muitas das tarefas tradicionais dos “informáticos” – como criação de software, segurança e conectividade - e dos departamentos informáticos em geral.

7. Instituições centralizadas
Os edifícios escolares irão transformar-se em centros para o ensino, e não instituições onde ocorre todo o ensino.
As escolas ficarão mais pequenas e mais amigas do ambiente, enquanto os horários de alunos e professores irão ser mais leves, de forma a que menos pessoas estejam em simultâneo na escola.
Além disso, irá ser dada muito mais importância ao ensino experimental.

8. Organização das turmas por ano escolar
Nos próximos anos, o ensino irá tornar-se muito mais individualizado, deixando para trás, na maior parte dos casos, as distinções entre anos letivos.
Os alunos deverão ser organizados por grupos de interesses, alterando de forma significativa a estrutura escolar como a conhecemos.

9. Escolas que não integrem as novas tecnologias
Este item pode tornar-se realidade mais rapidamente que os demais. Todas as escolas devem entender que, se querem manter-se relevantes no século XXI, devem integrar, depressa e em força, as novas tecnologias.

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