quarta-feira, 23 de julho de 2014

Coisas impossíveis


Estou há três horas a tentar lembrar-me do que fiz pelo bem da humanidade neste último ano para escrever um relatório de auto avaliação! 
Trabalhar com e para alunos e ter o sonho de uma escola ideal não é facilmente impresso em papel!
 Vive de olhares, palavras na hora certa, tons de voz diferentes para falar com eles, umas vezes, calmamente, outras vezes mais alto para que acorde a pessoa que há em cada um deles e acabe com a inércia que lhes tolhe os dias.
 Vive de momentos inesperados que os vão cativando.
 Vive do respeito com que os trato vendo em cada um deles um ser humano que tem muito para dar ao mundo.
 Vive de acreditar neles e de lho dizer todos os dias.
 Vive dos sorrisos que me dão nos corredores escuros quando passam por mim.
 Vive dos amuos deles quando eu os repreendo ou os castigo.
 Vive das descobertas que fazemos uns dos outros em todos os dias.
 Vive dos passinhos positivos que dão em cada dia e me alegram para lá de tudo.
 Vive em todos os mau gestos que não o foram porque se lembraram do que lhes disse e se controlaram.
 Vive dos apertos de mão com que selámos todas as promessas feitas.
Vive da amargura e do baixar dos olhos deles sempre que quebraram as promessas feitas.
Vive do tentar uma e outra vez.
Vive em todos os momentos em que sentiram que eu era de confiança e me contaram alguns dos seus segredos.
Vive em todas as vezes em que lhes dei parabéns, que subi as escadas para os felicitar, que lhes emendei trabalhos e os ensinei a fazer sempre melhor.
Vive em todos os momentos em que juntos delineámos o futuro e o sentimos possível neste país em crise.

E como é que eu coloco isto tudo no papel??!!

Nenhum comentário: