quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Fim de semana no campo
Com bom tempo, muito verde, o ar revigorante da montanha, apanha de tortulhos e míscaros, passeios na montanha, muitas castanhas assadas, lareira acesa, noites longas e quentinhas sem televisão, silêncio, boa companhia.
Regressar mais motivada para uma nova semana.
Acordar, até acordo
Necessito de mais genica, de não me sentir tão mole e acomodada ao passar das horas.
Tenho tanto para fazer! Tanto para concretizar!
O café já não é suficiente. Tenho sono!
Uma paz enorme entrou em mim. Não me interrogo, não questiono. Estou bem.
Só necessito de um pouco mais de energia.
terça-feira, 28 de outubro de 2014
No lugar certo
O céu cobriu-se de nuvens. Já não era sem tempo! As árvores estão vermelhas e amarelas sinal de que o Outono veio para ficar.
Dormi bem e muito. Um dia de trabalho espera por mim lá fora.
Por enquanto, estes minutos são meus. Pensar a semana e tudo o que há a realizar. Pensar no bem que me sinto e na necessidade de aproveitar ao máximo tudo o que a vida nos traz de bom. Pequenos momentos, pequenas conquistas, gestos rápidos de carinho, olhares, o saber que gostam de nós. Andamos distraídos, embalados pelos grandes feitos que ainda temos de concretizar e não sentimos tudo o que o nosso dia tem para agradecer.
Um bom dia para todos.
domingo, 26 de outubro de 2014
Mais um dia no Porto
Até gosto da cidade e das gentes! Gosto dos cheiros, do verde... bem ... gosto mesmo de tudo.
O único pormenor dispensável? Levantar às 5 da manhã para partir às 6h.
Chegar a Coimbra com o final da tarde. Jantar com a mãe. Dormir. Muito.
Passar todo o domingo a tentar encontrar a mãe que já não existe num corpo que me é tão familiar.
Regresso à noite de comboio.
Estou exausta.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Coisas que encontro e de que gosto
Hoje, em pesquisas várias, encontrei um texto que referia uma palestra dada por Roberto Carneiro onde dá conta da necessidade de termos lideres que saibam ser servidores, i.e., que sejam capazes de:
- Ouvir o outro
- Entender os problemas e as necessidades do outro
- Transformar o outro
- Estar atento ao outro
- Inspirar o outro
- Sonhar e fazer sonhar o outro
- Intuir as coisas que vão acontecer
- Dar a orientação que crie confiança
- Comprometer-se com o crescimento do outro, em todas as dimensões
- Construir comunidades e criar riqueza social
Mesmo! Só assim, o Mundo pula e avança!
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Paisagens emocionais
Ontem, depois de uma conversa com filho mais novo, imaginei paisagens de neve, frio, inverno e fiquei triste. Sei que não devia porque ele quer, gosta de novas experiências, vai ser uma aventura, mas... tanto tempo sem o ver!
Acabei o serão a pesquisar viagens de avião. Adormeci inquieta!
Coisas que nos fazem pensar
Sobre a tal escola criada para o aluno médio universal. Sobre a necessidade de saber mais, estudar mais, aprender mais como os alunos aprendem e diversificar as estratégias de acordo om o seu modo de aprender. Transformar as nossas salas de aula em laboratórios de investigação educacional que permita um maior sucesso para todos.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Coisas que eu adoro
Os noivos!
A foto da Família como recordação
Acontecimentos que fazem desejar o futuro, a festa, a mudança, a alegria e a felicidade.
Lugares que eu desejo que sejam perfeitos e fiquem para sempre ligados a nós e à nossa história. Visitas com tempo, nunca esquecendo o essencial que é proporcionar um dia muito feliz a quem amamos tanto.
No bom caminho!
domingo, 19 de outubro de 2014
Domingo com sol e ... calor
Acordar tarde. Muito tarde! Há anos que não conseguia esta façanha.
O cansaço começa a acumular-se e o organismo pede calma.
A cozinha inundada de sol e de calor. Parece Verão. Apetece sair de casa e passear no campo. Ver verde e ouvir os pássaros na calmaria da planície ribatejana.
É mesmo isto. Partir para uma visita especial a um lugar que se quer muito especial.
Bom domingo.
sábado, 18 de outubro de 2014
5.30h da manhã
Está frio lá fora. Escuridão total. Tomar o pequeno almoço, preparar-me para sair e começar mais uma viagem.
Pela noitinha, estarei de volta.
Bom fim de semana.
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
Coisas engraçadas
Depois de tantos meses sem sonhar, hoje comecei a sonhar novamente. Um sonho alegre e bem disposto em que me passeava por Londres em cima de um cavalo, ora com filho mais novo, ora com a Ana ora com cara metade. Depois de tanto passeio, o cavalo cansou-se e deitou-se. Nós lá conseguimos sair de cima dele e olhando para trás e vendo o focinho do cavalo estafado deu-me para rir (muito) e lamentar não ter uma máquina fotográfica comigo para o imortalizar.
Acordei bem disposta. É bom sonhar.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Continuamos
Com hora marcada de levantar para as 5 da manhã.
Estas são as horas do meu ser criativo! O pensamento adquire uma clareza difícil de obter noutros momentos do dia.
Exige disciplina? Muita.
Mas estou a gostar de me reencontrar com este meu eu adormecido!
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Desagradável
Estou para aqui a trabalhar e com o ouvido na máquina de lavar que faz uns barulhos meio estranhos e fortes. Já lá fui espreitar e parece-me com aceleração em demasia. Por momentos, penso que tudo se vai resolver e que aquilo que me parece estar mal talvez se solte com tanta velocidade.
Logo agora que necessito tanto dela, ela resolve fazer companhia à companheira de secar que já desde a Primavera não seca nada depois de três ou quatro vezes o técnico ter vind oe ter concluído que já estava boa! Só se for para ele! Vale-me S. Pedro que deu umas boas tardes de sol para trazer o estendal para a luz do dia. Dizem que secar a roupa na máquina a estraga imenso e, como sou poupada, resolvi que gostava muito de estender a roupa.
Agora está a de lavar para falecer. Não gosto de lavar roupa à mão, portanto, vamos lá a ter juízo e a contribuir coma sua parte nas lidas domésticas. entendida?
Estava a ver que não!
Levantar às 5
Tomar o pequeno almoço e começar a trabalhar às 5.30h. Voltar aos tempos em que esta era a minha rotina de estudo. Porque tem de ser e porque sou pessoa de madrugadas para poder pensar com clareza.
O sol começa a nascer. Muito do trabalho agendado para esta madrugada está feito.
Vamos lá então começar o dia!
domingo, 12 de outubro de 2014
Acabou. Para a semana há mais!
Fim de semana acabou. Resumo:
Levantar às 5 da manhã de sábado e rumar ao Porto. Sair de lá para Lisboa com hora de chegada prevista às 8 da noite. Pelo caminho, parar em casa, tomar banho e retocar a toilette para o jantar.
Recolher a família para ir jantar a Queluz. Chuva e mais chuva. Gostei do jantar e da companhia.
Regressar a casa com os olhos a fecharem-se. Dormir com o som de portas a bater e o vento a assobiar lá fora. Acordar já tarde e ficar por casa, limpa aqui, arruma ali. Sair para almoçar num local barulhento e cheio de gente. Os legumes salteados com molho de caril e coco estavam bons. As crianças continuam a andar em cima de cavalos de peluche com rodas com o ar mais infeliz do mundo. Já passaram por mim três vezes! Passar ainda pelo hipermercado para comprar as faltas mais visíveis. Para as outras, não tive tempo. Fazer o jantar para filho mais novo e regressar a casa já noite cerrada.
Vou dormir. amanhã será outra madrugada.
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
Deixar andar com as pessoas de quem se gosta
Sempre tive este dilema. Quando alguma coisa nos elementos da nossa família ou amigos chegados não está bem ou não gostamos, seja fisicamente seja emocionalmente, devemos dizer-lhes a nossa opinião, ou não?
Tendo sempre a ficar calada! Talvez porque fui educada assim. Em silêncios e com a dura certeza de que em caso de conflito, nos devemos calar imediatamente e mudar de assunto.
Quanto aos conhecidos, há anos que faço isso. Quanto às pessoas de quem gosto começo a ter mas minhas dúvidas.
Gosto de ouvir as críticas dos meus filhos sobre mim! As sugestões de melhoria, as suas opiniões. Fico sempre a pensar nelas e na maioria das vezes faço o que eles dizem. Normalmente o saldo é positivo. Por vezes , quando a mudança é feita os conhecidos reagem e vão insinuando que sim que já tinham pensado que a mudança era benefica mas "desculpe, se calhar não devia...".
E como tudo o que nos faz crescer e avançar deve ser posto em prática penso que vou começar a ser mais assertiva em relação a muitos assuntos.
Como dizia filho mais velho: só a família é que te diz a verdade!
Verdadinha!
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Encontrei!
Há coisas que nos deixam saudades! Durante anos, treinei ao ritmo deste video na minha sala enquanto os meus filhos ainda pequenos brincavam por ali. Não fazia tudo! Era mesmo muito cansativo!
O outro dia, estando com o André, ele identificou uma música como sendo do video de exercício!! Afinal foram mesmo muitos treinos!
Vou recomeçar. Gosto deste vídeo! Vá-se lá saber porquê! Talvez porque me lembre a infância dos meus filhos e as rotinas de então.
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
Aos saltinhos
Sei que vou lá chegar. Não sei é quando! O importante? Não dar passos para trás como o caranguejo. É assim como que um caminho aos solavancos, um pára e arranca, mas que tem uma direcção. Por mais longo que seja o caminho, um dia vou lá chegar.
De que falo? De um corpo saudável que me permita a energia de que necessito para realizar tudo aquilo a que tenho direito.
Há paragens, eu sei. Algumas longas, mas depois há o dia em que a marcha recomeça depois de um descanso.
Hoje, foi o dia!
terça-feira, 7 de outubro de 2014
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
Deixaste de escrever no blog?
É assim que alguns amigos e familiares me cumprimentam!
Tem andado parado, eu sei! A mente a mil com tantas e tantas coisas para pensar e planificar. Os dias são curtos e os serões estendem-se por pesquisas bibliográficas intermináveis. Preocupações e medos.
Muitos temas para estampar aqui! De dor, de solidão, de doença, de velhice, de dificuldades, tudo aquilo com me cruzo lá fora nestes dias cheios. Do meu aluno que hoje, durante toda a tarde, esteve dentro de uma sala de operações num processo arriscado. Da minha mãe que este fim de semana, pela primeira vez, não me conheceu e me chamou de "senhora". De umas análises médicas que me estão a preocupar e a fazer saltar o peito. Das mudanças inadiáveis nas minhas rotinas que passem pelo controle efectivo do processo que conduza a um corpo saudável por muito e muito tempo. De tudo aquilo que tenho de fazer e de dizer. Do medo de falhar que se apodera de mim de vez em quando. Dos gestos que ficam pelo caminho. Das palavras que não encontram a beleza do discurso. Do que não digo e do arrependimento de não dizer. Das vezes em que me arrependo de não abraçar com força e de dizer "estou aqui". Da imperfeição. Da minha voz interior que deseja sempre ir mais além. Dos sorrisos do tempo feliz e sem tempo.
Fica a intenção!
Uma boa semana.
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Agenda cheia
Começo a ficar ansiosa quando os meus dias não contemplam espaços de não fazer nada ou apenas só o que me apetece, sem horários e sem regras.
Normalmente, a cinco dias de trabalho intenso seguem-se dois dias de só fazer o que me dá prazer.
Neste momento, avizinham-se dias de fim de semana com tarefas obrigatórias, exigentes e que necessitam de mim toda inteira. Este facto está a stressar-me e a deixar-me com os nervos em franja. Aguardam-se dias menos cheios. Necessitam-se!
Assinar:
Postagens (Atom)