quinta-feira, 30 de junho de 2016

Aproxima-se o grande evento

Há alguns anos, decidi que iria organizar um almoço de família que reunisse os primos espalhados e que já não se vêem há  muitos anos. Pensar no que nos une, apresentar as novas gerações e mostrar-lhes os lugares onde fomos felizes. O lugar onde nascemos é o que nos une e unirá para sempre.
Vai ser para a semana. Já somos 80 e muitos e eu ando entusiasmadíssima. Há primas com quem cresci que nunca mais vi. E o mais engraçado disto tudo é que gosto delas, revejo-as em nossa casa, lembro-me das conversas, vamos sabendo uns dos outros por terceiros e vai ser muito bom estarmos um dia inteiro todos juntos. Vou ouvir histórias novas, reter tudo aquilo que os mais velhos têm para dizer, emocionar-me com as histórias dos meus queridos antepassados.
Adoro estes eventos! ADORO!

terça-feira, 28 de junho de 2016

Só apetece praia!



Tudo marcado. Trabalho e lazer numa combinação perfeita. No sítio do costume mas a experimentar novas instalações. Mimar-me aos fins de semana para que  a segunda não seja tão penosa.
Ando cansada, muito cansada mesmo. Desmotivada e  com vontade de hibernar. Precisa-se urgentemente  de tempo de nada para poder ser tudo!

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Faz calor e há imenso trabalho

E estas duas afirmações não são compatíveis. Numa manhã deitei por terra toda a serenidade ue tinah trazido comigo do fim de semana. muito sol, muita espreguiçadeira, boas leituras, deitar cedo, acordar com o sol, tomar o pequeno almoço no quintal a ver passar as gaivotas, nada de projectos, de coisas para fazer  de trabalhos inadiáveis. Jantar na ilha do Baleal a ver o mar! Um luxo nos dias que correm. Ver a luz a desaparecer nas arribas e a noite a chegar. Domingo, um passeio pela cidade e uma ida ao mercado de que tanto gosto! Entrar em lojas novas que não conhecia, observar os pormenores, comprar umas coisas para o almoço. 
2ª feira da parte da manhã, a sequência de trabalho a realizar fez voltar  o stress, a angústia do ainda não está feito dá cabo de mim!
Faltam ainda 4 dias para o próximo fim de semana! Estou exausta!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Foi um serão especial


Última sardinhada na escola que me recebeu quando eu tinha 25 anos. Conheço cada canto, e cada esquina. Por ali me apareceram as primeiras rugas e ali passei muitas alegrias e muitas desilusões. Muitos passaram por mim e deixaram muita coisa comigo. Outros passaram sem deixar rasto e outros ainda deixaram grandes mágoas. Outros, os mais importantes, continuam lá e recebem-me com o sorriso de sempre. É a vida no seu esplendor!
É sempre triste ver desaparecer aquelas salas onde ensinei tantos anos e onde me fui transformando e aprendendo com os meus alunos. Muitos deles são homens e mulheres que vivem por esse mundo fora vidas de sucesso e eu fico feliz por saber deles.
A minha profissão tem destas coisas. Lida com barro ainda por moldar e este desafio constante de transformar em peças raras cada um destes meninos que se senta à nossa frente continua a ser fascinante.
Ontem encontrei as minhas caras de sempre! E foi tão bom!

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Amanhã é dia de voltar!



E mesmo chocando quem me ouve, não vou precisar de muita coisa! Só a espreguiçadeira, protector solar, um livro e muito sol!!
Viver ao sabor do sol, dormir quando vem o sono e levantar só mesmo quando me apetecer e a luz começar a incomodar. 
Preciso cada vez mais de dias assim em que nada me incomoda e em que as rotinas ficam para os dias de semana a mil à hora.
Mar, mar, mar e  algumas gaivotas a sobrevoar a casa.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Problemas do 1º mundo


São quando as tuas cabeleireiras se vão embora para uma formação quando tu tinhas pensado passar por lá e fazer um belo penteado e resolves lavar o cabelo em casa com o resultado previsível e tirar umas fotos na hora do almoço quando devias estar a responder a emails urgentes, a organizar a agenda e a programar ao milímetro os próximos dias.
E o que fazes? Compras  duas raspadinhas(!!), vens para casa toda  contente, tiras os sapatos, comes qualquer coisa e vais tirando umas fotos só porque te apetece. Acabou a hora do almoço, estás cheia de sentimentos de culpa, regressas ao trabalho e  e adia-se a programação para logo à noite!
Que nervos!!
Ah! Nem um cêntimo nas raspadinhas!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2016

E parou mesmo!


Fim de semana de céu azul e de calor! Foi tão bom que o único problema foi ser tão pouco tempo!!! Regressar Domingo já muito tarde porque não me apetecia mesmo nada. 
Aproveitar o jardim novo, conversar, ler, apanhar sol. Coisas simples que me fazem muito bem.
Fechar a  porta com pena e já a pensar no próximo fim de semana.
Boa semana. A minha, vai ser recheada de compromissos inadiáveis.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Já parava o frio e a chuva!


Quero voltar para aqui! Vestir os calções logo pela manhã  deixar que o sol faça o resto. Ir ao mercado do peixe e demorar imenso tempo a escolher qual vou comprar. Dormir a sesta a ouvir o mar.
Deitar-me na sexta com a sensação de ter mais dois dias só para fazer o que me apetecer, ou seja, quase nada!

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Coisas muito minhas


A imagem corporal que cada um tem de si pode não corresponder mesmo nada ao que os outros vêem nela. 
Penso que aconteceu comigo toda a minha vida e continua tudo exactamente igual. Depois de não sei quantos quilos a menos, olho-me ao espelho e vejo-me gorda. Continua tudo igual. Continuo a pensar que tenho de emagrecer muito mais, que tenho de deixar de comer uma série de alimentos e que tenho de continuar esta batalha que nunca terá fim. 
Não tem a ver com quilos, tem a ver com a mente!


domingo, 12 de junho de 2016

Voltar


Para o trabalho árduo depois de três dias em pleno campo, só a ouvir os pássaros e pouco mais. Dormir muito e redescobrir a serra com as maias todas floridas com aquele cheiro característico que lembra a Páscoa, a chegada do calor e dos dias grandes.
Pouco fiz mas soube tão bem! Por vezes, há a necessidade de parar, de ver de outro ângulo, de experienciar novos sentimentos, novas formas de estar e de ser para retornar às nossas rotinas sabendo melhor quem somos e o que queremos.
Foram assim estes três dias!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Podia ser escrito por mim!


Sei que é inevitável e bom que os filhos deixem de ser crianças e abandonem a protecção do ninho. Eu mesmo sempre os empurrei para fora.Sei que é inevitável que eles voem em todas as direcções como andorinhas adoidadas.
Sei que é inevitável que eles construam seus próprios ninhos e eu fique como o ninho abandonado no alto da palmeira…
Mas, o que eu queria, mesmo, era poder fazê-los de novo dormir no meu colo…
Existem muitos jeitos de voar. Até mesmo o voo dos filhos ocorre por etapas. O desmame, os primeiros passos, o primeiro dia na escola, a primeira dormida fora de casa, a primeira viagem…
Desde o nascimento de nossos filhos temos a oportunidade de aprender sobre esse estranho movimento de ir e vir, segurar e soltar, acolher e libertar. Nem sempre percebemos que esses momentos tão singelos são pequenos ensinamentos sobre o exercício da liberdade.
Mas chega um momento em que a realidade bate à porta e escancara novas verdades difíceis de encarar. É o grito da independência, a força da vida em movimento, o poder do tempo que tudo transforma.
É quando nos damos conta de que nossos filhos cresceram e apesar de insistirmos em ocupar o lugar de destaque, eles sentem urgência de conquistar o mundo longe de nós.
É chegado então o tempo de recolher nossas asas. Aprender a abraçar à distância, comemorar vitórias das quais não participamos diretamente, apoiar decisões que caminham para longe. Isso é amor.

Rubem Alves

terça-feira, 7 de junho de 2016

Dias especiais


Hoje a minha irmã faz anos! E, só por isso, já é um dia especial! Assim como ela é, e  sempre será, uma pessoa muito especial para mim. Aquela que me guia e me diz tudo aquilo que penso e não quero dizer. Aquela que vai ao fundo da minha alma e para quem não há (não  pode!)  segredos. Aquela que me faz falta todos os dias. que me ampara, que me faz ver as coisas de outro modo, que me ajuda, que me conforta, que me ama. Aquela que me ensina pelo exemplo, que me ilumina o caminho com as suas palavras, que está sempre ao meu lado e com quem eu conto a 100%.
A minha irmã do coração faz  anos! Um dia alegre, um dia de esperança em melhores dias, um dia em que as duas vamos acreditar que haverá ainda muitos amanheceres felizes juntas.
Parabéns querida irmã!

domingo, 5 de junho de 2016

Falta um mês


Há imenso tempo que desejo juntar a família Tadeu num almoço convívio. A vida não tem permitido. 
Este ano, deitei mãos à obra. Já estamos inscritos mais de 50. Falta um mês. Vou voltar a ver primos com quem deixei de conviver há mais de 30 anos mas que ficaram sempre ligados à minha meninice. Vou conhecer outros de quem sempre ouvi falar mas nunca conheci. Outros ainda que, pela diferença de idade, nunca me atrevi a abordar. Depois, há os de sempre que passaram comigo estes anos e de quem sabemos ao pormenor. 
Penso que vamos sair todos mais ricos deste dia de convívio. Vamos ouvir histórias que ainda não conhecemos e vamos perceber melhor o que nos une. 
Mal posso esperar!!

sábado, 4 de junho de 2016

Quando sentimos que temos um braço a afastar-se de nós!


Ou qualquer outra parte do corpo. Sentir o Miguel toda a noite a voar para a cidade do Cabo e a afastar-se passando a linha do equador, faz com que o meu corpo se sinta incompleto. 
Não sei explicar isto melhor mas foi e será sempre a mesma horrível sensação. Chega só  amanhã!!
Uma mãe gosta de ter os filhos perto, de modo a que possa voar rapidamente para perto deles sempre que for necessário. 
E mesmo que não seja, voa na mesma!
Bom regresso a casa e já agora e já que tem de ser, boa estadia e muitas fotos!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

A preparar-me para um novo futuro


Uma ilusão, um encantamento, uma ansiedade pelo tempo que custa a passar!
Uma nova etapa que me faz muito feliz, me obriga a ser melhor, a conservar melhor a minha pessoa para poder desfrutar, ensinar, amar e ser mais feliz. 
Todos os dias acordo ilusionada e isso é tão bom!