sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estrada fora lai, lai, lai!


Sozinha com os meus pensamentos. O sol põe-se e lá longe esperam por mim. No banco de trás um ramo de flores para o meu pai que viverá sempre no meu coração. Camisola para o frio da montanha. Uma resolução que tomei há poucos dias e que aquece o meu coração. Vai ser como eu pensei porque as pessoas, as pessoas queridas, são o mais importante da minha vida e dos meus dias.
Bom fim de semana.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Coisas que me inspiram

O fim do Verão!




E o começo do Outono!



(daqui)

29


Pensar em que temos uma vida para viver e que pequenos pensamentos menos bons vão minando os dias e esgotando o riso. Encontrar rapidamente um modo de afastá-los do meu cérebro.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Coisas que lembram maçãs

E como proximamente teremos de apanhar as maçãs para as resguardar do frio que se aproxima nas terras altas, lembrei-me deste filme. Nada que saiba melhor do que estes menus de aproveitamento de excessos agrícolas.

Apple Crumble Custard Tarts from Samuel Shelley on Vimeo.

Coisas engraçadas



Mesquita de Marraquexe


Igreja matriz de Mértola


Tão longe e tão perto!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Miguel anda por aqui


Com imenso calor e o grupo do costume. Enjoy it!

dos testemunhos do passado


O que era e o que é. De mesquita a igreja matriz! Os lugares com gentes que vão passando ao sabor dos anos e dos séculos e transformando o mundo e a paisagem. Memórias que ficam. Hábitos que passam de geração para geração. Impressões do passado que apetece conhecer melhor.
Num dos próximos fins de semana. De preferência com sol !

Mas o que me apetecia mesmo, mesmo, mesmo...


Era isto. Muita neve e vento lá fora, muita lenha por perto, muito reflexo do fogo, pouca coisa em que pensar, uma manta e muito boa companhia!
Era só isto!

Agora que chega o outono



Apetece o tempo dos passeios levantando do chão as folhas amarelecidas. Apetecem ambientes com cores quentes e tecidos aconchegantes. Apetece tudo aquilo de que já se tem saudades.

Coisas entre mãos


Fazer o jantar. Hipocalórico como convém. Isto da contagem das calorias corta uma grande parte do prazer de cozinhar! Mas enfim! Não se pode ter tudo! Há que viver de acordo com as circunstâncias!
Continuar o meu relatório de auto avaliação! Está quase! O perverso é ter de mergulhar no passado quando o que me apetece é chegar ao futuro!
Meditar sobre uns assuntos que me andam a encher a cabeça ultimamente! Tentar chegar a uma conclusão que urge para me dar um pouco mais de sossego.
Telefonar para as diferentes casas da família que já faz parte da rotina dos serões. Saber como foi o dia da mãe, conhecer as novidades da casa da irmã e tentar saber as coisas importantes dos dias dos meus filhos.
Pagar facturas. Sem comentários de maior!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Coisas tristes


Percebes que estás a envelhecer quando chegada ao ginásio inseres a chave para ver o plano de treino e tens de chamar logo de seguida o teinador porque não consegues ver qual o exercício a fazer! Bem tentei afastar-me mas mesmo assim não consegui!
Para a próxima tenho de levar os óculos!

domingo, 25 de setembro de 2011

Coisas adiadas

Lisboa é cada vez mais um poço de histórias e de lugares a conhecer e a partilhar. Cada esquina esconde vivências e vultos que apetece conhecer. Dois dias não chegam para descobrir tudo o que apetece mas dá para traçar novas pistas e fazer novas investigações que se concretizarão nas próximas visitas.
Fica adiada uma visita guiada ao palácio de fronteira no meio de monsanto onde, numa parte do palácio, ainda vive o último marquês de fronteira. Até lá, vão ser estudadas as memórias do marquês de fronteira que se ligam ao palácio e à sua rotina do início do século XIX. Muito interessantes para quem como eu tem uma paixão pelo século XIX. Vá-se lá explicar porquê!



Fica também para um próximo domingo um lanche no LOST IN. Ali ao príncipe real uma esplanada com sabor exótico que vale a pena conhecer.


sábado, 24 de setembro de 2011

A manhã foi por aqui




Monsanto. Quase parece impossível que a dois minutos de casa se encontre um espaço tão grande e tão calmo. O ruído da cidade sente-se muito ao longe mas lá dentro tudo é calma e floresta. Os medronheiros abundam e os medronhos quase maduros chamam por nós. Não conhecia estes recantos. Adorei. A repetir amanhã.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Porque hoje é sexta!


O trabalho cá de casa avoluma-se. Passar pelo supermercado para as compras. Pensar antes os mimos que quero levar aos meus filhos. Cozinhar. Ir buscar roupas e sapatos em reformas e que se necessitam prontos. Fazer um jantar que aqueça a alma a uma casa de estudantes. Deixar tudo pronto para o início da semana cá em casa. Fazer listas de tarefas, de objectivos e de sonhos.
Organizar. Arrumar. Embalar.
Amar. Mimar. Dar colo.
Bom fim de semana.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ouvi e fez sentido


Your work is to discover your world and then with all your heart give yourself to it!

Do bom gosto


Acredito que se podem criar ambientes de muito bom gosto sem gastar fortunas em móveis e complementos. É preciso pensar, imaginar quais as alterações a fazer, jogar com a cor, com o design e com a luz. Pensar o que já se tem ou se pode adquirir muito barato e que se pode transformar.
Sou fã de ambientes luminosos, relaxantes e que convidam a estar. Sem grandes luxos e com muito bem estar.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Continuando em modo pensar o fim de semana...

Pode ser para aqui



Ou para aqui


Ou para aqui.



Tirem-me de casa e eu serei a mulher mais feliz do mundo!

Estou mesmo orgulhosa de mim!


Consegui levantar-me ainda de noite, arrastar-me até ao ginásio (fui a primeira a chegar) e fazer uma hora(!) de exercício (abdominais incluídos) com o meu personal trainer!!!
Sexta feira há mais!
Amanhã posso correr só meia hora pelas ruas desertas do burgo.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fim de semana



Agora que o Outono começa a chegar devagarinho, é tempo de sair por aí, aproveitando os tempos livres e absorvendo a paisagem.
Não há melhor sensação que a partida estrada fora, sábado cedinho, com dois dias pela frente sabendo que pela noite nos espera, no cabo do mundo, um bom sítio onde repousar.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O meu médico


Em Julho decidi que com esta confusão do sistema nacional de saúde, das taxas, da crise e das reinvidicações de classe o melhor era escolher um médico para toda a vida que me oferecesse garantias de assistência a qualquer hora por telefone, presencial ou telepatia, muito bom conhecimento científico, muita paciência, disponível 24 horas e com o sorriso mais bonito do mundo.
E já escolhi!

Metodologias




Fala-se dos materiais manipuláveis, das situações problemáticas para resolver, na importância do trabalho de grupo ou de pares.
Aula de matemática algures em 2000. Trabalho de grupo. A aula era orientada por um deles que tinha preparado comigo todas as estratégias. Foi ele que construiu as barras articuladas. Estes alunos cresceram e transformaram-se em adultos a acabar as suas carreiras universitárias. Alguns deles continuo a vê-los e a saber dos seus sucessos.
Tenho saudades destes tempos! Muitas saudades. De tudo aquilo que fomos construindo e criando a partir do nada. Da alegria dos alunos a aprender coisas novas. Do ambiente deste espaço-aula tão diferente dos actuais. Dos laços! Da amizade!

domingo, 18 de setembro de 2011

Não consigo resistir a partilhar!



Academic Advisor for Delegations at UNCITRAL (United Nations Commission on International Trade Law) e membro do Advisory Board for ELSA Delegations for EI (ELSA International)!


mãe é mesmo assim! Não há nada a fazer!

Estou com algum medo!


Amanhã, 7.30h da manhã, primeira sessão com o personal trainer! Será que consigo?
Alguma curiosidade e muito receio!

Impressionante!



Sem comentários!

Coisas de que tenho saudade


Quando era miúda, usava-se lá em casa o guardanapo dentro de uma saquinha de pano. A ideia era que cada um de nós soubesse qual o seu guardanapo para o poder usar durante uma semana. E serviam para isso as ditas bolsinhas quase iguais mas que cada um tinha de saber distinguir. Normalmente os desenhos bordados diferiam e, para que fosse mais fácil à memória, adoptávamos sempre o mesmo desenho durante toda a vida.
Hoje encontrei uma nova versão mas com a mesma função.

Almoço de domingo



Na casa das primas Geada tudo é tradicional, aconchegante e de um grande bom gosto. Apetece estar e ficar em amena cavaqueira. Foi o que aconteceu hoje. Almoço até às 5 da tarde!
Gosto disto.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mais um fim de semana novinho em folha!


A azáfama começa. Dormir em Coimbra para dizer olá e estar com a mãe. Caminhadas pela manhã. A tarde para ouvir as aventuras italianas da Ana e ver as fotos. À noite regressar a casa e realizar as tarefas de fim de semana.
Domingo, almoço animado e conversador com pessoas muito queridas.
Bom fim de semana.

Talvez fizesse a diferença!


Talvez!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O lado saudável da crise


Para lá da angústia é preciso ser optimista e ir ajudando quem mais precisa. Foi sempre o meu lema antes, durante e depois (???!!!) da dita.
E com todas estas medidas, há que racionar os gastos de uma forma saudável:
Pão, pão e mais pão. Nada de croissants, pães de leite e bolicaos. Não tem gordura e fornece energia daquela que necessitamos para enfrentar o dia.
Se pudermos, podemos aproveitar a época da fruta e fazer alguns frascos de compota. É mais saudável para barrar o pão que os cremes de chocolate, manteigas e margarinas desde que não se abuse.
Os legumes e frutas são baratos. Aproveitar os da época e deixar os exóticos e os importados.
Trabalhar mais na cozinha lá de casa. Poupar tem destes sacrifícios. Fazer sopas caseiras e cortar todos os legumes como antigamente quando não havia ainda a variedade de congelados que agora existe. Mas são mais caros e há que por as mãos a trabalhar.
Procurar os produtores da zona. Muitos deles vendem muito mais barato o que produzem. Vendem só melancia e melão? Pois coma-se melancia e melão!
A quantidade de carne a ingerir por dia ronda os 100/150g. Se pesarmos um dos bifes que colocamos no prato em cada refeição verificamos imediatamente que o exagero se pode traduzir em dose excessiva de proteína e um rombo na carteira. Carnes brancas são mais baratas e muito mais saudáveis e com menos quantidade de gordura.
Para beber, água, água e mais água. Mais barata e mais saudável que qualquer sumo. Não tem calorias.
As leguminosas são baratas e uma fonte saudável de proteína vegetal. Um quilo de qualquer feijão ou grão dá para muitas refeições. Deitar de molho e cozinhar na panela de pressão. Os enlatados ficam sempre muito mais caros. Misturar com legumes, nas sopas, ou comer simples com um pouco de azeite, cebola e salsa picada.
O lado optimista da crise? Regressar a um certo modo de vida já quase extinto, mais lento, mais detalhista e talvez mais gratificante.
Mais saudável com toda a certeza!

A crise


Confesso que me anda a perturbar os dias e as noites. E quando se ouve o que têm para dizer as pessoas responsáveis por organismos que apoiam os mais carenciados fica-se arrepiado.
Não falo daqueles que sempre viveram de subsídios sem pensar noutras alternativas e que sabem, como ninguém, sugar e aproveitar todos os recursos quer estejam ou não à sua disposição e para quem só há direitos. Falo daqueles seres íntegros que sempre se habituaram a viver com pouco e que consideram que ninguém tem que lhes dar ou oferecer nada. Pessoas que passam por nós na rua, limpos e aprumados mas em cujos frigoríficos ou despensas não há nada para comer. E eles aceitam isso porque se culpam de não ter mais e consideram uma vergonha e um fracasso o que lhes está a acontecer.
E estas situações só são detectadas depois de muito tempo e de algum espírito de observação.
Preocupa-me que muitas crianças estejam actualmente nos bancos das nossas escolas, ao nosso lado, e não consigam aprender porque a fome lhes tolda o raciocínio. E lá em casa foram avisadas de que não devem dizer porque ninguém tem nada que saber!
Temos todos!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sumário!


alunos . tempo a menos . má disposição . pais . mães em maioria . problemas sérios . resoluções rápidas e eficientes . pensamentos . mimos de gente simpática e amiga . exames médicos . sopas . calor . sono . telefonemas . preocupações . listas . reuniões . amigos a quem dar a mão . coisas resolvidas . outras ainda por resolver!
Amanhã é outro dia!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Não sei se gosto disto!


Eu até gosto de ir ao supermercado!

Coisas que me acontecem não sei como!


Entrevista com a direcção do ginásio para comunicar as razões da desistência.
Saio de lá com um mês de personal trainer às 2ªs, 4ªs e 6ºs! Eu não devo andar bem!
Um personal trainer a quem tenho de obedecer e fazer tudo o que ele diz sem direito a ronha porque ele não tem mais ninguém ali ao lado para fiscalizar! Tudo isto às 7.30h da manhã!
Isto não vai acabar bem!

domingo, 11 de setembro de 2011

Assimetrias



olá Professora. As suas férias foram boas?
Sim. E as tuas?
Foram boas sim. Inscrevi-me no centro de ocupação juvenil e assim pude ir à praia alguns dias e não fiquei sempre em casa. Foi muito bom.


Olá!
Olá. Então e as férias?
Uma chatice! Fomos outra vez para as caraíbas!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Correr às sete


Custa sair da cama. Custa mesmo muito. Tenho de ouvir mentalmente as ordens do meu "treinador pessoal" que se encontra longe mas cuida a 100% dos meus treinos!
Depois, é sair de casa e começar a correr. Devagar porque é preciso ir com calma.
O vento é fresco e revigorante. Começam a passar os carros do início do dia. As árvores aparecem-nos nas curvas dos caminhos já com o seu ar amarelado e triste do Outono. Os pássaros iniciam o seu dia. Os sons são os dos nossos pés marcando o ritmo da conversa.
Chegar a casa desperta. Revigorada.
São 8.30h e estou pronta para sair de casa. Mais leve e mais feliz.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ouvido de passagem


- Como se chamava a senhora que faleceu?
- Maria Circuncisão!
- Era alcunha?
- Não. Era mesmo o nome da senhora!

Coisas que me apetecem



Hoje, durante a corrida matinal, (que foi muito boa), quando só nos ocorrem boas ideias, decidimos que um dos próximos fins de semana vai ser por aqui. A calma do Alentejo e um observatório privado à disposição! Pressinto que alguém vai passar lá dentro todo o tempo possível!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Boa viagem


A esta hora partes para uma nova aventura. Que tudo corra bem!
Ah! E na Piazza San Marco, onde eu um dia hei-de ir (só ainda não sei quando), pensa em mim!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Temos um país lindo!


Pois temos. Vamos aproveitá-lo.

Quando começamos a recordar



Nunca mais acabamos. Porque a luz era de Verão e o sol queimava. Porque vivemos bons momentos. Porque gostamos de estar juntos. Porque nos divertimos muito com as maiores parvoíces do planeta. Porque sim!

Há dias assim


Em que nos queremos longe revivendo os bons momentos, dias, semanas, das férias. Com calma e sem nenhum problema para resolver!
As férias são um grande balão de oxigénio! Respirar fundo e seguir em frente!