sábado, 4 de fevereiro de 2012

Coisas em que acredito


Falar bem em público é uma das competências mais importantes actualmente. Todos nós já nos confrontámos com pessoas que inconscientemente nos são simpáticas e nos prendem logo que começam a falar, fazendo com que prestemos maior atenção, e pouco a pouco, comecemos a acreditar nas suas ideias e nos seus argumentos. O contrário também é verdadeiro. Quantas e quantas vezes temos de fazer esforço para continuar a ouvir alguém a quem só apetece gritar "cala-te" ou, "vai ao essencial" ou, "resumindo...".
Acredito, por convicção e por estudos realizados, que esta capacidade se treina e se interioriza.
Então, se é importante no futuro de cada um de nós e se se treina, porque não fazê-lo nos bancos da escola que se quer integrada na vida e para a vida?
Ontem, realizaram-se, no auditório da Biblioteca Municipal as Olimpíadas de Oratória 2012 envolvendo cinco escolas do concelho. Uma plateia ouvinte e disciplinada. Uns campeões de turma corajosos que, depois de um treino intenso, subiram ao palco e transmitiram ideias, contaram histórias e reflectiram sobre o mundo e sobre as coisas. Alguns podiam ter aprimorado o discurso, outros podiam ter melhorado a postura corporal em palco e outros ainda estiveram perfeitos.
Como em todas as organizações de eventos há coisas que correm menos bem e outras muito bem. Alguns ficam zangados, frustados com resultados, as expectativas ficam aquém, há alunos que ficam contentes, outros que no meio da felicidade de serem reconhecidos prometem a si mesmos continuar a melhorar.
Como na vida, deixemos desvanecer o nevoeiro dos dias. Centremo-nos no que ficou e no caminho a percorrer que acreditamos ser o certo.
Se alguns destes alunos seguirem em frente, treinarem as suas competências, acreditarem na magia de uma boa comunicação com o outro e colocarem tudo isto ao serviço do mundo... Missão cumprida!
Algumas ideias soltas sobre a importância da oratória aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: