sexta-feira, 26 de julho de 2013
Iupi
Hoje é o último dia de trabalho! As malas estão feitas. Faltam apenas alguns pormenores lá para a hora de almoço.
E para manter a tradição, partimos em horas mortas. Nesta família nunca se partiu para férias depois do pequeno almoço tomado. Precisamos da madrugada e da escuridão para sentir a aventura. Há muitos anos chegávamos ao Alentejo mesmo a tempo de ver o nascer do sol. E depois, gritávamos: Estamos em férias!
E só a partir daí abria a época.
Já não gritamos! O tempo trouxe-nos alguma compostura!
Mas eu continuo a gritar com a alma!
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Mais cedo ou mais tarde...
...eu ia ter de abordar este assunto! É hoje!!
Andamos anos a pensar que tudo se resolverá sem grande esforço e que vai haver um dia em que acordaremos sem fome, mesmo com fastio, e começaremos a emagrecer como que por magia.
Mas esse dias tardaram em chegar e em consulta de mesoterapia (maldita ciática!) veio o veredicto - Tem de emagrecer! Só assim previne a recaída. Se não emagrecer durante as próximas consultas damos-lhe alta e fica-se com as dores e ... com o peso!
Foi uma consulta dura! Sentia-me a suar sem saber se da dor, se do veredicto, se das duas coisas. Saí de lá de cabeça murcha mas com a decisão tomada.
E cá estamos em modo dieta para todo o sempre. Sim, não se chama dieta! Chama-se comer bem para todo o sempre!! Lição estudada!
Símbolos
De Portugal e do que somos como povo.
Talhados na pedra que abunda neste país rochoso, de solos pobres (a maior parte deles) e de forte gente.
Cada vez tenho mais orgulho em pertencer aqui!
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Coisas que me lembram
Nesta quase partida para férias. Os nosso passeios ao Domingo, o descobrir o mundo, logo, logo, desde pequeninos. As visitas aos museus, os discursos do pai sobre arte e ciência, tudo aquilo que ficou em nós.
Pronto, reconheço que o cabelo era um pouco estranho! Usar-se-ia na altura? Os loucos anos 80 têm destas coisas!
E era assim!
terça-feira, 23 de julho de 2013
Arte no meu novo local de trabalho
Tão giras estas maçazinhas meias comidas que decoram as janelas. Tão perfeitas! Quase reais.
Resposta da colega de artes quando perguntei como se fazia:
É simples. Comes uma maçã até ficar na altura que consideres bonita. Depois é só pegar na massa e moldar o que vês!
Pois! Parece fácil!
Lugares
Eu sabia que existia e tinha o desejo de passar por lá. E este fim de semana rumámos à loja americana! Está bem, é foleiro, tem só produtos que fazem mal, blá, blá!
Mas tudo isto cheira a infância, a cores, a paladares vindos do outro lado do oceano e que fazem parte das minhas recordações.
Adorei encontrar-me com os chocolates da Hersheys que eu guardava religiosamente fora dos olhares gulosos dos meus irmãos, com os produtos da maxwell house, o maple syrup, a pasta de dentes Crest, enfim... vim de lá carregada!
A revisitar muitas vezes.
domingo, 21 de julho de 2013
Património
Fomos à missa aos Jerónimos! Antes, passámos pelos pasteis de Belém porque era ali perto e para retemperar (!) forças logo pela manhã.
Imensos turistas à entrada. E não é para menos! O Mosteiro dos Jerónimos possui uma beleza pura que é difícil de igualar. Os Cânticos misturam-se com o barulho dos turistas mas o espaço abafa o supérfluo e mantém a emoção de quem por ali fica.
À esquerda de quem entra, Vasco da Gama. O grande navegador, que nos embalou a grandeza com os seus feitos. À direita, Camões, o grande poeta para quem as palavras são magia. Recortado pela luz filtrada dos vitrais, ergue as mãos ao céus!
É sempre emocionante revisitar este símbolo da grandeza passada, dos sonho conquistados e da fé dos Homens!
Almoços com alma
Com muito bom ambiente numa casa com muito sol e muito calor humano. Boa comida e boa conversa em almoços que se prolongam pela tarde dentro.
Meus queridos donos da casa podem continuar a convidar-me!
Boa semana!
Falta uma semana!
E depois estarei ... EM FÉRIAS!
Este ano mais perto das origens mas em sítios igualmente maravilhosos. O Norte espera por nós para uma semana de muita praia mas também património, caminhadas e muito boa comida como só no Norte existe!
Depois, uma semana de Serra da Estrela no aconchego do que se conhece de toda a vida.
E para finalizar, nova semana de praia na casa de sempre onde o tempo escorre devagar e os risos se soltam.
E logo logo a seguir, voltar ao trabalho 15 dias antes do regresso de todos lá para o início de Setembro.
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Coisas que me ocorrem neste final de ano lectivo
Da importância do exemplo nestas coisas da educação. Não se pede aos alunos aquilo que não praticamos frente a eles.
Da necessidade de potenciar recursos, conhecer o que se tem e adaptar o perfil de cada docente ao que se quer efectivar junto dos alunos. Há casos de verdadeiro sucesso, quando uma Direcção consegue ligar as qualidades de um profissional às necessidades de um aluno. Emocionante!
Do profissionalismo disto tudo que é aparentemente feito ao sabor da corrente. Só quem sabe para onde vai e a importância de um coerente percurso educativo pode concretizar medidas e tomar decisões efectivamente úteis e indutoras da mudança.
Da necessidade de reflexão, de grandes e boas leituras, de formação, nestas coisas da educação como em muitas outras. De todas estas acções realizadas em tempo útil para que agora, no lançamento do novo ano, tudo esteja articulado e comece a dar os seus frutos.
Da necessidade de "ter mundo", conhecer as diferentes realidades, que levam a uma maior
compreensão da vida dos alunos, das suas motivações e também da abertura de estradas que cheguem até eles.
Da importância de uma muito boa formação científica que permita mobilizar conhecimentos, relacioná-los, tratá-los com destreza e beleza de modo a que este bailado mental sirva de inspiração a quem agora começa.
Da importância do ser, do estar e do fazer juntos que muitas das vezes fazem a diferença no dia a dia dos alunos que passam horas e horas nos espaços escolares.
Do acarinhar dos pais que chegam às escolas muitas das vezes para a transmissão de notícias que mexem com eles e com a sua capacidade de educar filhos perfeitos. É preciso dar-lhes esperança nas mudanças a efectuar, fazer-lhes sentir que não estão sozinhos e que a escola os ajudará a conseguir aquilo com que sonham. Todos os pais têm o desejo de ter filhos perfeitos e não podemos acabar com o sonho. Antes potenciá-lo e desviá-lo para caminhos igualmente sorridentes.
Da missão de encontrar um caminho para cada um dos alunos que nos são confiados. Encontrar parceiros, novos modelos, virar céu e terra para que nenhum fique pelo caminho e "consigam chegar ao fim da estrada"!
De todas estas premissas que me fazem continuar quando a mente pede descanso e o corpo abandono, à preguiça e ao sol de Verão.
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Explicações lógicas
Hoje, ao pequeno almoço, antes de tomar a medicação, resolvi ler o folheto informativo de uns comprimidos que me foram receitados para a dor ciática. É claro que já não o tomei! Irra! Que susto!
Aqui fica a explicação para tanto mal estar, tonturas e quejandos sentidos nos últimos dias e que me andavam a deixar preocupada..
Lyrica faz parte de um grupo de medicamentos que é usado no tratamento da epilepsia (?), da dor neuropática e da perturbação da ansiedade generalizada (...).
Lyrica tem sido associado a tonturas e sonolência que podem aumentar a ocorrência de quedas. Pode causar turvação ou perda de visão. Foram comunicados casos de insuficiência cardíaca (...).
Após interromper o tratamento de curta ou longa duração pode ter alguns efeitos secundários que incluem perturbação do sono,dores de cabeça,náuseas, ansiedade, diarreia, sintomas de gripe, convulsões, nervosismo, depressão, dor, suores frios e tonturas.
E pronto! Aguardemos. Espera-se um dia complicado.
Conclusão: Consulte SEMPRE o folheto informativo.
terça-feira, 16 de julho de 2013
Será possível...
estar a ficar doente de cansaço? Eu acho que estou!
Não consigo pensar bem, dói-me a perna (maldita ciática nesta altura!), estou meia grogue (será dos medicamentos?) como que anestesiada, sem reacção, só me apetece casa e sofá. Logo agora que a agenda e as coisas para fazer se entrecruzam e não dão descanso. Preciso de trabalhar, de fazer coisas, de pensar coisas e NÃO ME APETECE! Só isto! Não me apetece mesmo nada.
E todas as manhãs são um suplicio para a vontade.
HELP! Preciso de férias! Já!
sábado, 13 de julho de 2013
Vou ali visitar a mãe e...já volto
De partida para estar com a minha mãe e guardar carinhosamente todas as suas expressões e todos os seus sorrisos. A sensação terrível de uma luz a perder a intensidade. A alegria quando se nota que ainda se importa e que ainda quer mudar o mundo. Como sempre fez!
Saldos pela fim da tarde com a minha companhia feminina preferida. Tenho saudades de saldos! E dela! E dos nossos dias loucos de compras por outras paragens. E da mala do carro cheia de sacos e do nosso ar feliz no final do dia!
Melhores tempos virão para poder dar aso a este "desporto" tão do meu agrado!
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Peregrinação interior
Escadas de trás da casa que me acompanhou a infância.
Tempo para pensar. Adaptar. Reinventar. Aprender. Mudar.
Tempo para voltar atrás. Muito atrás. Quando o tempo era longo, eu era jovem e as tardes não tinham fim.
Tempo para saber o que é realmente importante na minha vida. Tempo para rever afectos. Tempo para valorizar os dias, as chegadas e os encontros. Tempo para dar valor a tudo aquilo que dei por conquistado. Tempo para saber no fundo do meu coração a importância de uns tantos amigos nos meus dias. Tempo de descoberta de tudo e de nada.
Tempo de mudança!
Descida à alma
I was leaving the South
To fling myself into the unknown...
I was taking a part of the South
To transplant in alien soil,
To see if it could grow differently,
If it could drink of new and cool rains,
Bend in strange winds,
Respond to the warmth of other suns
And, perhaps, to bloom.
To fling myself into the unknown...
I was taking a part of the South
To transplant in alien soil,
To see if it could grow differently,
If it could drink of new and cool rains,
Bend in strange winds,
Respond to the warmth of other suns
And, perhaps, to bloom.
Richard Wright
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Coisas que, por vezes, nos tocam
Hoje, gosto deste caminho orientado, com altos e baixos mas com um sentido definido!
Gosto deste caminho de pedra, forte e indestrutível. Gosto dos espaços entre as pedras que podendo ser buracos são só os encontros com a alma enquanto se vence o caminho sem medo.
.
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Conselhos à 5ª feira
A tentar em todos os dias da nossa vida! Todos temos uma criança alegre, divertida e inconsequente dentro de nós abafada por todo o lixo que a sociedade nos colocou em cima adicionada ao bem parecer e ao fazer como todos consideram certo. E o que é isso de certo num mundo em mudança constante, cheio de contrastes e indefinições?
Sejamos só e sempre as crianças que existem em nós e seremos muito mais felizes!
Sugestões para dias de calor
Chegar a casa e deparar com estes jarrões de água aromatizada super fresca!
Inventem, misturem citrinos e adicionem hortelã se gostarem. Muito gelo. Ficam bonitas também com frutos vermelhos.
terça-feira, 9 de julho de 2013
Há dias assim
Em que se sente que o mundo é perfeito e se consegue apreciar tudo o que nos rodeia.
Não é necessário muito dinheiro, sítios paradisíacos, ou noites de luar. Vem de dentro uma alegria pura pelos pássaros que poisam junto a mim, pelas pessoas que tratam dos seus campos verdejantes, pelo vizinho velhinho que continua a regar a horta com a ajuda do filho sempre presente, pelo sol e pelo calor que nos fazem sentir vivos e optimistas, pela falta da televisão que não permite a intrusão de más notícias, pela praia branca e pelo mar azul e sobretudo ...pela companhia.
Depois, instalou-se a ciática e tudo ficou mito mais limitado e stressante!
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Fui, mas estava a ver que não vinha!
Sábado esteva um dia de praia 5 estrelas. Nem uma nortada, um sol maravilhoso e o mar calmo! Andei pelo jardim e apanhei sol por lá. Muito calor cá fora! Dentro de casa, o paraíso.
Domingo, o André veio ter connosco logo pela manhã. Fomos pelas dunas até à nossa praia. Muito calor, mas muito bom! Andei um pouco mas nada de especial. Pela tarde, começo a sentir dores lancinantes pela minha perna abaixo. Só deitada! Quando de pé, já não conseguia pôr o pé no chão: E mais uns benurons e nada! A dor forte estava lá na mesma! Coisa rara porque o benuron é milagre em todas as situações. Esta, estava mesmo a sair do controle e isso deixava-me ansiosa.
Com a noite, a dor acalmou e eu, optimista, pensei que o pior tinha passado! Qual quê!
Pela manhã, novos episódios de dores horríveis. Desta vez com Voltaren. NADA!
À tarde, já vencida, rumei ao hospital. Médico dos seus 60 anos que olhou para mim, ouviu os primeiros dois ou três queixumes e decretou:
-Isso é ciática! Uma sorte poder sair da cama! Uma injecção já e mais umas quantas nos próximos dias e mais uns comprimidos. Vai ficar bem!
Parece que isto está a melhorar! FIGAS!
Amanhã preciso de me conseguir pôr de pé e andar até à escola, dar uns passinhos e sentar-me à secretária para o muito trabalho que me espera!
Coisas que me acontecem! Mas era desnecessário!
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Regresso
ao sítio do costume. Com muito calor e um mar muito bom para refrescar. Até domingo!
Bom fim de semana!
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Perguntas dificeis
- Ó tia mas por que razão compraste uns óculos verdes????
- Sei lá! Porque gosto!
E gosto muito. Lindos, os meus óculos de Verão!
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Coisas que eu descubro
E que me dão muito jeito!
Ando cansada! Muito! Irritada, amuada, triste, sem ver coisas boas a acontecerem. Eu até vejo mas não as valorizo! Fixo-me nos pormenores irritantes, sofro imenso com isso, não tenho a mínima paciência para contrariedades e para coisas que não correm como eu imaginei. Depois recuo porque sei que sou uma privilegiada mas só com muita racionalização e depois de pensar muito e argumentar mentalmente a favor e contra me consigo novamente situar. Mas por pouco tempo!
Perante nova contrariedade lá vou eu novamente para a fossa! Isto é cansaço! Só pode!
Neste modo, tenho pouca paciência para me arranjar logo pela manhã e para pensar vestimentas.
Com a máquina sempre por perto, antes de sair de casa, fotografo a minha pessoa. Depois, é só consultar o arquivo fotográfico e escolher as peças sem o mínimo de esforço mental!
Ao que isto chegou!
Nova viagem
Mais uma vez para a Finlândia! Todo contente por mais um desafio!
Eu? Não gosto nada de o sentir tão longe! O coração fica sempre mais triste!
Boa viagem!
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Parece que toda a gente que conheço...
resolveu ir de férias! Tudo nos preparativos, nas conversas sobre o que vão fazer, os sítios maravilhosos que vão visitar!
E eu aqui! Com uma vontade enoooooorme de voltar ao trabalho (mentira) e continuar mil e uma tarefas que já deviam estar concluídas na semana passada. Com um calor de assar patos e um cansaço de ressaca dos seis meses primeiros deste ano que não foram nada, mas mesmo nada, fáceis. Acrescente-se a tudo isto uma visita à mãe e a angústia de a deixar triste ao cair da noite.
Boa semana. A pensar nos sorrisos do fim de semana! Do que já passou e dos que hão-de vir.
Assinar:
Postagens (Atom)