quinta-feira, 18 de julho de 2013

Coisas que me ocorrem neste final de ano lectivo


Da importância do exemplo nestas coisas da educação. Não se pede aos alunos aquilo que não praticamos frente a eles.
Da necessidade de potenciar recursos, conhecer o que se tem e adaptar o perfil de cada docente ao que se quer efectivar junto dos alunos. Há casos de verdadeiro sucesso, quando uma Direcção consegue ligar as qualidades de um profissional às necessidades de um aluno. Emocionante!
Do profissionalismo disto tudo que é aparentemente  feito ao sabor da corrente. Só quem sabe para onde vai e a importância de um coerente percurso educativo pode concretizar medidas e tomar decisões efectivamente úteis e indutoras da mudança.
Da necessidade de reflexão, de grandes e boas leituras, de formação, nestas coisas da educação como em muitas outras. De todas estas acções realizadas em tempo útil para que agora, no lançamento do novo ano, tudo esteja articulado e comece a dar os seus frutos.
Da necessidade de "ter mundo", conhecer as diferentes realidades,  que levam a uma maior
compreensão da vida dos alunos, das suas motivações e também da abertura de estradas que cheguem até eles.
Da importância de uma muito boa formação científica que permita mobilizar conhecimentos, relacioná-los, tratá-los com destreza e beleza de modo a que este bailado mental sirva de inspiração a quem agora começa.
Da importância do ser, do estar e do fazer juntos que muitas das vezes fazem a diferença no dia a dia dos alunos que passam horas e horas nos espaços escolares.
Do acarinhar dos pais que chegam às escolas muitas das vezes para a transmissão de notícias que mexem com eles e com a sua capacidade de educar filhos perfeitos. É preciso dar-lhes esperança nas mudanças a efectuar, fazer-lhes sentir que não estão sozinhos e que  a escola os ajudará a conseguir aquilo com que sonham. Todos os pais têm o desejo de ter filhos perfeitos e não podemos acabar com o sonho. Antes potenciá-lo e desviá-lo para caminhos igualmente sorridentes. 
Da missão de encontrar um caminho para cada um dos alunos que nos são confiados. Encontrar parceiros, novos modelos, virar céu e terra para que nenhum fique pelo caminho e "consigam chegar ao fim da estrada"!
De todas estas premissas que me fazem continuar quando a mente pede descanso e o corpo abandono, à preguiça  e ao sol de Verão.



Nenhum comentário: