quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O uso do tempo


O querido André há muito tempo atrás!

Aflige-me conversar com pais que não sabem usar o tempo que têm com os filhos. Desperdiçam o tempo de estar juntos. Inventam desculpas, escudam-se com a vida e caem no maior erro que podem cometer.
Não estou a ser cruel e a dizer que têm de deixar de trabalhar para desfrutar. Só que no tempo que resta eles serão a primeira prioridade. Acabam-se as horas de café, as saídas com amigas e todas aquelas tarefas que podem ser realizadas noutras alturas. Hoje alguém dizia que nos próximos quatro dias se dedicaria à arrumação da despensa! Por cores, tamanhos e quejandos. Ainda sugeri: aproveite o tempo e saia com a família. Um dia, quando já cá não estiver ou os seus filhos forem adultos a despensa ainda lá estará! Os seus filhos partiram.  Não haverá segundas oportunidades.
Então, enquanto estão todos juntos, enquanto esperam o regresso a casa todos os dias pelo cair da noite, enquanto os sábados e domingos são só os dias em que temos todo o tempo do mundo para estarmos juntos, enquanto a mesa da sala se enche de cadernos e livros ao final da tarde, enquanto as mochilas se espalham pelo corredor, vivam cada momento com os filhos. 
Porque apesar de parecer distante o tempo em que vão voar sozinhos, há sempre um dia em que isso acontecerá.

Nenhum comentário: