sábado, 30 de janeiro de 2010

Para ti minha querida


Quando entraste no meu coração não bateste à porta nem te fizeste anunciar! Simplesmente entraste e encheste-o com a tua candura e o teu sorriso.
Aqui estou, de coração mais cheio e completo, contigo e para ti! Amanhã será um novo dia!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Ana faz anos!




Muitos parabéns minha querida Ana e um dia cheio de coisas boas, seguido de muitos anos de felicidade.
Para mim, necessito só do teu sorriso, da tua atenção e dos teus mimos.
Continua assim e espalha o teu mundo e a tua luz por cada um de nós.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

10 000 pessoas passaram por aqui!


É engraçada esta coisa dos blogues! Quem são? Por que razão ou razões? O que pensam de mim? Qual o retrato que construíram de quem, durante este tempo, partilhou algumas das coisas que sente e que vive?
Pedaços, somente pedaços da minha vida!

É tão bom receber mimos!


Casa da mãe, ontem à noite! O pai bem disposto, dizendo umas graças (sim, o seu sentido de humor parece que está a querer voltar!) a mãe a conversar e a contar coisas de outros tempos e de outros lugares. Um beijo de boas noites e aparece um saco de água quente no meu colo - eu sei que tu gostas! Já tens a cama feita!
Dormi profundamente debaixo de dois edredons e três cobertores! Só a minha mãe para achar normal este meu comportamento friorento! Manhã na cama à espera que chegasse o pão fresco para o pequeno almoço. E para mim, que como sempre pão de véspera!
-E o que te apetece para o almoço?
Tão bom poder escolher a ementa sem ter que a cozinhar! Tão bom o almoço com a Ana que veio sentar-se connosco!
Pequenas coisas que fazem o meu dia feliz. Pequenos gestos de mimo que me fazem tanta, mas tanta, falta!

domingo, 24 de janeiro de 2010

Já foi há mais de um ano!


Esta foto, para além de ser fabulosa, tem uma história engraçada: Foi tirada por um desconhecido que a colocou na Internet e mostra o Miguel na praça de Tiananmen a correr meia maratona nos jogos Paraolímpicos em Pequim 2008 como guia.

Domingo, pelo fim da tarde


Começa a ser sinónimo de despedidas, mãos no ar a dizer adeus e o sentimento de ficar mais só e mais desprotegida. Hoje foi em Lisboa. Muito que fazer, muito que conversar e muitas novidades para saber.
Começa uma nova semana, cada um para seu lado, construindo a sua vida mas com estes fios de teia que nos unem e nos fazem querer estar perto.
Só isto - Querer estar perto!

Quem se veste de ruim pano, veste-se duas vezes no ano!


Gosto deste provérbio! É aplicá-lo enquanto é tempo de saldos e aproveitar para comprar as peças de boa qualidade que "namorámos" durante algum tempo. Para que não tenhamos que passar novamente por filas, barulho, lojas cheias de gente, crianças aos berros, maridos desesperados encostados às portas e bandos de mulheres (e homens) à procura daquela peça! Aquela que fará a diferença nos dias que se seguem!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pessoas que enchem a nossa vida para sempre


A "madrinha velha" morreu quando eu tinha 4 anos! Era madrinha e tia, quase mãe, da minha mãe. Como é possível que alguém que viveu comigo só 4 anos me tenha deixado tantas e tão boas recordações!
Solteira, com dinheiro numa terra onde havia pouco, podia ter-se transformado numa velhota chata e exigente, mas não aconteceu. Em casa dela, por onde eu andava sempre, havia duas caixas bonitas, uma com enormes bombons e outra com rebuçados de mil cores, que chegavam de Lisboa em caixotes de madeira cheios de iguarias e que ela repartia por todos.
Havia sempre um mimo, uma atenção, um sorriso. Comedida nos gestos de carinho, era através destes actos que nos dizia o quanto gostava de nós, os filhos da sua sobrinha preferida.
Lembro-me muito dela. Visitei-a no seu leito de morte (antigamente não havia o medo de traumatismos infantis) e ainda teve para mim palavras de aconchego que guardo com carinho.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Um dos homens importantes na minha vida faz anos!


Vejo-o menos do que desejo. O seu humor faz imensa falta aos meus dias! Temos diferentes visões do mundo, mas muitas outras coisas em comum. Tem um humor que me faz rir durante dias mesmo quando ele já não está presente. Percebemo-nos pelo olhar e gostamos muito, mas mesmo muito, um do outro. Se eu estivesse com ele de certeza que cantaríamos a plenos pulmões o "parabéns a você" com a música da internacional socialista! É uma piada que costumamos fazer nas festas de aniversário!
Se eu podia viver sem o meu irmão?
Podia, mas nunca seria a mesma coisa!
E daqui a pouco, a conversa do costume:
-Feliz dia de anos! Quantos são?
-45!
-Não são nada, são 52!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Infoexcluída com vontade de deixar de ser!



Aprender, aprender! Confesso que vou tendo alguma dificuldade em reter tanta informação importante na área da informática. Sei que é importante registar e treinar mas o tempo não é muito.
Hoje tive uma sessão de trabalho para aprender a utilizar os quadros interactivos que já estão nas escolas. Gostei imeeeeenso! São realmente umas aulas diferentes. O Vítor contou que nas aulas dele é preciso fazer o registo dos alunos que já "foram ao quadro" porque se há um que vai duas vezes e outro não vai ficam logo zangados! Isto numa aula de Matemática! Aquela disciplina com tão má fama!
Aquele programa supera tudo o que já tinha utilizado. Tive vontade de vir a correr para casa encadear uns assuntos para as aulas de amanhã.
Saiba mais aqui.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Espaços afectivos


Havia um espaço que via nas fotos chegadas de longe e de que eu tinha saudades sem o conhecer. Pessoas queridas por ali se sentavam, comiam, falavam, riam e conviviam. Durante anos, imaginei este jardim, esta mesa e tentei, com alguma dificuldade, relacionar as diferentes fotos e construir o espaço todo na imaginação.
Até que chegou o dia (chega sempre), muitos anos mais tarde, em que lá cheguei, já não sozinha, e pude sentar-me naqueles bancos, partilhar grandes almoços e lanches à sombra da árvore, agora mais envelhecida, e contar e partilhar histórias e emoções.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Antecipação do sofrimento


Há uns anos o meu pai teve uma paragem cardíaca. Ninguém dizia que ele sobreviveria e foi necessário dizer à mãe o que se estava a passar no hospital e o que se esperava que viesse a seguir. Foram momentos de muito sofrimento os que se viveram entre todos.
O meu pai sobreviveu sem mazelas e nesse dia aprendi uma grande lição para a vida: Nunca, mas mesmo nunca, antecipar o sofrimento, prevendo o futuro negro que há-de chegar. Sabemos que virá (ou não) mas só quando se instalar definitivamente poderemos "dar largas" à dor. Antes, nunca!

Clic! Faz sentido!

Ontem, a Catarina fez anos.


Cheguei tão tarde a casa e com tanto ainda por fazer que, devido à diferença horária, já não deu para enviar por telefone um beijo de parabéns.
Aqui fica a desculpa querida Catarina e um beijo grande e atrasado da tia.
Que tenha sido um dia grande e memorável. Só assim vale a pena viver!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Hoje o serão vai ser assim!


-Mãe o que queres ouvir?
-Qualquer coisa.
- Não! Uma música que gostes mesmo muito!
E lá vou dizendo e ouvindo com todo o prazer!

Ontem falámos dele!


Jantar de amigas porque a Gabi entrou nos 50´s e como só ela sabe ser, não se importou nada. O melhor para comemorar foi um bom jantar.
Falámos de outros tempos e de outros lugares. Do tempo de andar ao colo, dos choros intermináveis que só acalmavam em caminhadas com o pai no corredor da antiga casa. Do tempo dos picnics, de outros jantares, de outros amores e desamores, de outras oportunidades que não chegaram a ser ou que afinal não eram bem boas oportunidades! De tudo se falou entre amigas que convivem há 20 anos!
Mas ele, apesar de muito chorão, era fofinho não era?

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Com chuva e uma forte dor de cabeça


Lembrei-me do sol, do bom tempo e da paz das nossas almas.
Assim, ficou mais fácil começar o dia de trabalho.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Sorriso Divino!

Então essa neve? Cai ou não cai?





Não deixo de olhar pela janela. Quando tenho dúvidas, aproximo-me para ver de perto se é chuva ou se é neve um pouco mais liquida (água neve como se chama na serra). Na televisão disseram que é certo que esta tarde vai nevar! Mas nada!
Começo a desesperar!
Quero ver nevar!! Quero sentir-me assim...como direi...super feliz sem saber porquê! A neve tem esse poder em mim!

Coisas cómicas!


Esta foto tem uma história engraçada. Era uma prova de atletismo e a minha função era tirar fotos ao meu filho. Mas as máquinas digitais têm destas coisas. Na recta final, tirei esta foto em que o Miguel, que ganhou a prova, é apenas uma sombra, perfeitamente escondido pelo atleta que acabaria por ficar em 2º Lugar.
Se eu quisesse tirar uma foto assim, não conseguiria.
Ah! O Miguel não achou piada!

Não gosto de planícies!


Detesto paisagens de planura, de altitudes baixas, tudo igual a perder de vista. Sinto uma certa asfixia quando passeio por campos sempre iguais!
Hoje, ao olhar a paisagem que se vê das janelas da casa dos meus pais na Serra da Estrela, percebi porquê. A grandeza da serra e dos seus velhos planaltos! Foi daqui que eu aprendi a ver o mundo. É assim que o vejo: Com altos e baixos, muitos obstáculos, muita vereda, muito atalho, muito precipício, muito cansaço na subida e muita felicidade quando se chega ao cimo mas tendo a consciência do esforço ainda necessário para o regresso!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Os 80´s no seu melhor!


Quem não dançou esta música até cair de cansaço?

Já chegou a hora de retirar as decorações de Natal?


Mas eu gosto tanto de ter a casa assim! Com verdes e vermelhos, velas, anjos, estrelas, grinaldas...
Acho que as vou deixar "respirar" mais umas semanitas!!

Preguiça ou outra coisa qualquer


Apetecia-me chegar, cortar a relva que deve estar enorme, tratar dos meus malmequeres, acender a lareira, ir ao mercado comprar um bom peixe, cozinhar, receber os meus amigos para partilharem um fim de semana, conversar pela tarde dentro olhando o campo, dar um passeio pela praia deserta. Podia ser... mas não é!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Gastronomia


As queijadas de Pereira são as melhores que conheço. Sabem verdadeiramente a queijo e são uma delicia. Quando tenho tempo, lá vou eu tocar a campainha de uma casa onde as fazem muito bem. Não tem referência exterior nenhuma mas todos sabem lá chegar e comprá-las às dúzias embrulhadas em cilindros de papel pardo.
O outro dia, ao sair com um saco cheio, olhando à esquerda dei de caras com esta igreja monumento! Tristeza a minha! Como o sentido do belo pode ser corrompido tão facilmente por uma simples queijada! Entre duas trincas na queijada ainda consegui fotografá-la. Missão cumprida!

Estou assim!


Pais, mães, reclamações, mochilas que se perderam e se voltaram a encontrar, Inglês, telefonemas, sorrisos, palavras passe, gestos educativos, palavras de incentivo, aulas de apoio, tutorias, projectos, equipas a encontrar, conversas a não perder por tão importantes, notícias a enviar, pensamentos a colocar em dia. Tudo isto sem muito abanar de cabeça para que as tonturas não amedrontem os meus gestos e os meus afazeres.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Uma ou outra vaidadezita!


Reportagem no Canal "BenficaTV".

Lembro-me de como eras!



O tempo que amargura, amachuca e desgasta o corpo e o espírito.
Os dias que se sucederam sem diferença, os gestos que não foram, os momentos que se perderam, as palavras que nunca foram ditas. A força que foge, a esperança que morre, a ilusão que se esvai.
O tempo, esse carrasco sem dó!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Coisas simples que nos trazem felicidade


Há alguns anos, nas nossas viagens de carro pela Europa, apanhámos um tempo horrorosamente quente que nos desesperava. Numa estação de serviço encontrámos, milagrosamente, uma engenhoca que nos refrescava instantaneamente, vaporizando água.
Ficaram registados estes momentos felizes, um pouco deslocados face à chuva e frio reinante por estes lados.

A minha sobrinha tem pilhas de graça


A Francisca apareceu na noite da consoada com uns óculos da cor do Natal e em forma de coração. Foi o modo alegre que encontrou de dizer que se sentia feliz por estar ali. Durante toda a noite passeou os seus corações vermelhos e estava feliz. Achei-lhe imensa graça!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Propósitos



1- Andar, correr, andar! Não parar mesmo que me doa o corpo todo. Ah! Todos os dias da semana!!E como perguntam os meus alunos nos problemas que tratam de semanas: o Sábado e o Domingo também contam? Sim, também contam para as corridas e caminhadas.
2- Emagrecer. Sem mais nada. Só isto. Emagrecer! Sem desculpas e sem tentações.
3- Ser mais organizada. Não deixar para amanhã nada que possa ser feito hoje.
4- Conviver mais e não descurar tanto os verdadeiros amigos.
5- Não valorizar negativamente os contratempos da vida. O tempo que nos resta deve ser vivido em harmonia e dando valor ao que é realmente importante.
6- Dizer mais vezes o quanto gosto de umas quantas pessoas. Elogiar mais, valorizar mais, não imaginando que tudo é evidente.
7- Agradecer todos os dias o que a vida me tem dado. Ser mais grata.
8- Acreditar mais nas pessoas e na sua capacidade de transformação e de superação.
9- Viver! Viver! Viver!

sábado, 2 de janeiro de 2010