sábado, 5 de maio de 2012

Feira QUINHENTISTA



Mil perdões pela expressão "Feira Medieval" do último post que transitou do evento do ano passado. Obrigada pelo reparo.
Esta feira tem por tema " O dote da princesa". E esta princesa é D. Isabel, irmã de D. João III e filha de D. Manuel. Morreu D. Manuel com 50 e poucos anos e deixou o pedido para que se ultimasse o contrato de casamento da Princesa D. Isabel com o imperador Carlos V. E D. João III, à data com 19 anos, reuniu cortes que se pretendia que fossem em Tomar mas que, devido à existência de peste se deslocaram para Torres Novas, para decisões sobre o dote que se traduziu na exorbitante quantia de 900 mil cruzados portugueses, numa época em que o Reino se debatia com graves problemas.
E a festa de casamento decorreu no grandioso Paço de Almeirim de que já não resta nada tendo sido demolido totalmente no século XIX. Rezam as crónicas que os noivos se apaixonaram perdidamente um pelo outro e viveram um casamento de grande amor e de grande paixão durante 13 anos até à morte da Imperatriz D. Isabel. Dona de uma grande beleza, inspirou muitas paixões platónicas e levou alguém a dizer que "D. Isabel foi uma das coisas mais belas que o século XVI nos deixou".
A História é fascinante.

Nenhum comentário: