segunda-feira, 8 de abril de 2013

Será que só eu penso assim?

Ontem, no rescaldo da decisão do Tribunal Constitucional ficámos a saber por quem nos governa que se preparam para reduzir a  despesa... na educação,  na saúde e na segurança social! Admirada? Nada! É sempre o mesmo!
Aqui ficam algumas sugestões de quem não percebe nada de política mas que governa a sua casa há mais de 27 anos (com sucesso, diga-se) e se sente, a  cada dia que passa, a viver num país cheio de assimetrias  sociais onde os carros topo de gama convivem alegremente com a fome dos que passam pelas ruas e as lojas da avenida chic têm, com toda a certeza, quem lá compre e esturre nuns minutos o que ganham alguns em meio ano!  
Comecemos então a cortar na despesa:
- Carros topo de gama passam para o segmento médio. Andam na mesma!
- O número desses carros diminui para metade levando com eles muitos ordenados de motoristas que esperam dias inteiros pelos seus ilustres ocupantes que andam sabe-se lá por onde.
- Inspeccionam-se os diversos ministérios e verifica-se bem o que se faz por lá fazendo a média do tempo disponível  pelas tarefas a realizar. Boas surpresas daí resultariam!! Não será uma boa ideia começar a dispensa  pela nossa própria casa?
- A florista da Assembleia da República, que alguma imprensa diz receber cerca de 5000 euros por mês, é dispensada poupando-se assim cerca de 60 000 euros ao ano!
- Corta-se também nos almoços e jantares, pagos por todos nós, marcados por tudo e por nada em restaurantes de luxo. Podem começar a decidir assuntos à mesa dos escritórios e não à mesa de chefs premiados que cobram por cada almoço os olhos da cara.
- Reduz-se o número de deputados para metade. Poupa-se em salários e em reformas milionárias antecipadas. Acredito que nada ficará diferente no trabalho a realizar.
- Começam a viajar em classe económica aproveitando promoções e fazendo escalas quando for possível. Acreditem que multiplicado por muitos voos faz a diferença.
-Reduz-se nas despesas de representação. Nós já somos bonitos por natureza! Não necessitamos tanto empenho!
- Legisla-se para que seja impossível certos senhores usufruírem de duas e três reformas que adicionadas resultam em reformas super douradas. Talvez a indignação reduza também!
- Dá-se mais um corte nas fundações! Só esta palavra já me dá arrepios.  Gostava de conhecer os trabalhos em prol da sociedade que algumas delas já realizaram! Podemos começar pela Fundação Mário Soares!
- Organiza-se um estágio para a classe política em qualquer país do norte da Europa para experimentar in loco como vive e trabalha a classe política de lá! Eu sei que  vai e visita mas parece que não aprende nada com as viagens! Obrigada e com a agenda bem estruturada pode ser que entre alguma ideia!
Estas são só as primeiras ideias num dia menos bom em que chegam até mim as condições de alguns alunos face à saúde e à sobrevivência. 
A maior parte das vezes penso que a classe política não vive neste País. Porque se realmente vive  tem de ter um coração de pedra ou ser cega!! E já dizia a minha avó que "o pior cego é aquele que não quer ver"!!


Nenhum comentário: