quinta-feira, 29 de maio de 2014
Alerta
Em todas as casas das avós há uma torradeira parecida com esta! Torra o pão rapidamente e encaixa qualquer grossura de fatia.
Esta semana, ouvia na Tv que têm AMIANTO! Sim, o tal produto cancerígeno que está a ser retirado, a passos de caracol, das coberturas das escolas portuguesas.
Afinal o perigo está mesmo na bancada das nossas cozinhas!
Eu deitava-a fora sem pena!
IUPI! Hoje é feriado!
Levantar mais tarde, tomar o pequeno almoço com calma, deambular pela casa, organizar as últimas coisas antes de partir. Acabar de preencher a declaração de IRS. Nem tudo pode ser bom!! Mudar os peixes que têm de ir connosco! Regar as plantas. Verificar se tudo está desligado (panca minha!). Pensar o jantar que tenho de fazer e comprar o que falta. Enviar emails urgentes.
Tudo é silêncio. Tudo é calma.
Gosto muito.
quarta-feira, 28 de maio de 2014
Coisas que me lembram
Quando o André tinha 19 anos, um Agosto, pediu para ir viajar sozinho até Paris! Sozinho? Sim, completamente sozinho!
Sem apoio de amigos ou de gente conhecida. Só ele, a tenda, a máquina fotográfica e o telemóvel.
Durante duas noites não dormi mas ao terceiro dia fomos comprar o bilhete de comboio com uma paragem em Madrid. Os "e se..." martelavam na minha cabeça mas o coração sentia que se era importante para ele então também devia ser importante para mim.
Partiu de comboio! Em Paris, visitou todos os sítios por onde já tinha andado connosco em criança . Tirou fotos da rua onde passámos um Agosto todos juntos, dos locais por onde tínhamos passeado, do parque de campismo, das obras de arte do Louvre, agora apreciadas mais maduramente.
Conheceu pessoas, meteu conversa, soube-lhes a vida e as motivações e discutiu o mundo com a liberdade que os desconhecidos nos trazem só porque nunca mais os veremos.
Voltou no final de uma semana a sós consigo próprio, a testar os limites, as capacidades e a sentir-se Homem do mundo.
Voltou diferente! Muito diferente! Melhor! Com uma sabedoria que não evidenciava à partida. Mais seguro de si, mais auto confiante, mais pausado e mais afirmativo.
Ainda bem que foi!
Viajar obriga-nos ao confronto, ao limite, a puxar por nós e pelas nossas capacidades escondidas em dias e dias sempre iguais.
É a arte de saber partir para encontrar o que faz falta em nós!
terça-feira, 27 de maio de 2014
Outro tempo, o mesmo lugar
Praça Jemaa el Fna - Marraquexe!
Como eu gostei de andar por aqui, ao cair da noite com todo o exotismo das gentes e do lugar. Como gostei deste anoitecer, neste terraço sobre a praça onde chegavam o barulho e os cheiros dos restaurantes da praça. Como gostei do luar, do jantar, da companhia, da leveza do ser que se apoderou de mim nestes serões de sonho.
Hoje, no mesmo lugar, com outro anoitecer, uma parte de mim está ali!
A prova
Já chegaram! A internet tem destas coisas boas de permitir seguir o percurso e viver um bocadinho os ambientes.
Voar
Gosto desta foto! Do colorido e da sensação de liberdade que inspira.
Uma foto que me diz muito. Principalmente nestes dias cheios e dinâmicos em que quase não tenho tempo para pensar! Piloto automático e aceleração máxima.
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Chegar a Casablanca
Chegar ao final da tarde para uma semana óptima de novas vivências.
Boas férias queridos meninos. Vocês merecem tudo!
A TOP
Começar o dia com a agenda cheia. Memorandos escritos e ainda outros gravados na memória. A mala aberta em cima de uma das camas de um dos quartos vazios cá de casa. O tempo antes do ir está carregado de emoções, de tarefas que não se podem adiar, de coisas boas para pensar, de pesquisas a fazer, da saudade antecipada que sentirei no final da viagem, das mil e uma coisa que se tem de fazer antes de partir e que se não se fizerem não acaba o mundo e tudo continua igual (pensamento coaching!).
Ao trabalho!
domingo, 25 de maio de 2014
A special BDAY!
Uma menina muito querida faz anos!
E o que desejo para ela? Uma vida muito feliz! Que o sorriso lindo sempre a ilumine, que os dias sejam leves e luminosos, que atinja sempre tudo aquilo a que se propõe, que continue, pela vida fora, a ter esta visão do mundo e das coisas que me consegue sempre encantar.
Um dia muito feliz Rafaela!
Hoje não vou fazer nada!
Depois de uma semana super stressante e de um sábado a mil, hoje vou descansar! Depois de passar a ferro toda a roupa em atraso, arrumar a garagem, fazer uma ficha de avaliação, preparar o almoço, o jantar e as primeiras refeições da semana e ... ir votar!
Um dia calmo!
Separar aquilo que somos dos erros que cometemos
Acabou o coaching!
Começou para mim uma nova etapa no que toca a pensamentos reciclados que me fazem sofrer. Reprogramar o cérebro e transformar em bom aquilo que à partida se vê como mau. Faz sentido!
Penso que poderei ser uma pessoa muito mais feliz!
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Nova partida
Amanhã espera-me um dia inteirinho de Coaching em Lisboa.
Filho mais velho está por aqui.
Filho mais novo vai fazer-me companhia este serão. Tão bom!
Cara metade prepara-se para uma caminhada a Fátima com o grupo de colegas de sempre. Até estou com pena de não poder participar! Deve ser animada! Pessoas que se conhecem de quase toda a vida em contexto profissional, juntas numa caminhada diferente.
Domingo é o tempo de alguns de nós voltarmos para casa!
quinta-feira, 22 de maio de 2014
Falta uma semana!
E a impaciência começa a invadir-me. Pormenores a tratar, pesquisas de última hora, roteiros ainda a meio, decisões antes da partida.
E a certeza da felicidade quando me instalar para desfrutar os dias!
Coisas que não entendo em mim
De vez em quando vejo algo, podem ser uns sapatos, uma túnica uma outra peça qualquer que me enche os olhos. Atrai-me como um íman e só sei que o quero.
O pior de tudo isto é que vêm comigo e raramente saem dos armários. Porque simplesmente não têm nada a ver comigo!
Não são o meu estilo, não me sinto bem com elas e não tenho coragem para sair com elas à rua. E, no entanto, penso que me ficam bem, que me dão um ar diferente e que são confortáveis mas a coragem falta e voltam para o armário à espera de uma nova tentativa.
Guardo estas peças religiosamente de estação para estação e cuido delas com mais cuidado do que com as outras, as que me fazem sentir eu e são a minha segunda pele.
Há assim como que um outro eu, que se traduz em calças de seda, túnicas esvoaçantes de um rosa viciante, sapatos brilhantes e diferentes, vestidos de crepe que destapam pernas bronzeadas, tshirts diferentes com pedrarias várias.
Dupla personalidade, é o que é! Um outro eu romântico e sonhador! Uma espécie de "eu em férias" em locais sonhados que não se coaduna com a violência dos dias.
quarta-feira, 21 de maio de 2014
As dietas tem destas coisas
É necessário programar as refeições com antecedência para não se cair em tentações desnecessárias. Se chegar a hora do jantar, eu estiver com fome e não tenha ideia do que vai ser o meu jantar, vai haver asneira com toda a certeza!
É por isso que agora, ando mais a pé e passo o tempo que medeia entre a escola e a casa a imaginar o meu jantar, a contar as calorias e a tentar conciliar o prazer de comer e a redução drástica das calorias.
Quase sempre consigo!
Hoje vou fazer sopa de peixe com courgette. Nada mau! Muito picante faz favor!
A dieta é essencialmente uma operação mental!
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Sem sair da dieta
Jantar em família sem ingerir nada que me faça sentir remorsos. Fruta, saladas, legumes, purés de vegetais e carne grelhada. Sobremesa de banana caramelizada com canela. Mesmo assim, não comi!
Prova superada.
Coisas que me fazem sentir muito bem comigo.
LX factory
Imagens de um tarde bem passada. Sol, bom tempo e muito para descobrir e aprender.
Uma livraria com um nome lindo: Ler devagar!
domingo, 18 de maio de 2014
Almoços de que gosto!
Ambientes diferentes e descontraídos, com bom ar, e um atendimento muito bom e com a melhor companhia. Um dia de sol e um almoço pela tarde dentro.
Um restaurante onde outrora laborou uma fábrica. As máquinas continuam lá e dão um ar engraçado e futurista ao espaço.
Lisboa Factory! A repetir muitas vezes.
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Depois da Tempestade...
Espera-se um fim de semana com muito sol.
Eu vou andar pelo Coaching durante todo o Sábado e Domingo vou preguiçar e tratar de umas aquisições para a viagem que se avizinha.
Cara metade vai tentar que a constipação aproveite estes dois dias para ir embora.
Filho mais velho passa o fim de semana inteirinho, com a melhor companhia, por aqui! Inveja! Ou, melhor dito, pena de não poder estar também por lá!
Filho mais novo com planos de saídas por Lisboa!
Bom fim de semana!
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Tendo a gostar das pessoas da Beira Alta!
Normalmente identifico-me à primeira. A conversa flui, normalmente entremeada com temas sobre comida, o riso é franco, há uma grande disponibilidade para ouvir, para entender, para ajudar.
Isto que escrevo pode ser tudo mentira e unicamente um devaneio mental mas, para mim, é verdade.
Este ano, no novo local de trabalho, encontrei uma alma beirã que com o seu sorriso franco me conquistou de imediato. De uma meiguice e uma dedicação enternecedora. Uma capacidade de trabalho e uma criatividade fora do comum. Há sempre um mimo para nós, que podem ser castanhas, um pedaço de bolo de uma festa familiar, um licor ou um doce feito pela mãe.
Tem um sorriso lindo!
Ontem a Cristina fez anos. Houve festa e música.
Pessoas assim merecem tudo!
Temas que me entusiasmam
Comecei em Lisboa um curso sobre o tema e, embora ainda esteja no princípio, acredito que pode fazer a diferença na vida de cada um. Ferramentas precisam-se para ultrapassar obstáculos e chegar ao que um dia idealizámos.
Gosto muito!
terça-feira, 13 de maio de 2014
Sobremesas possíveis
Prepara-se uma gelatina light e enchem-se copos de vidro até metade. Na hora de sair de casa, acrescentam-se umas colheres de iogurte magro e umas colheres de cereais de que se goste. Podem ser sementes.
Lanches que não fazem mal e são muito saborosos.
Ontem o serão foi aqui
Num sitio que me dá muita paz e onde gosto de regressar. Agradecer tudo o que a vida me tem dado. Encontrar novas formas de ver as pessoas e as coisas. No regresso havia luz nos meus pensamentos.
Começar bem o dia!
Olá professora, gostei tanto de a encontrar aqui no facebook! Queria deixar-lhe um agradecimento, visto que nunca tive a oportunidade de o fazer. Nunca me esquecerei de no 6º ano não poder utilizar máquina de calcular. Foi dos ensinamentos melhores que tive na minha vida. O cálculo e o raciocínio que pude aí desenvolver, ajudaram-me em todo o meu percurso na matemática nos anos seguintes! São professoras assim que permitem o sucesso dos alunos! Gostava que um dia os meus filhos pudessem ter algum professor assim. Muito obrigado.
Recebida hoje escrita por um antigo aluno cheio de sucesso e com um coração lindo.
Coisas que nos alegram (muito) o começo dos dias. Não só pelas palavras simpáticas mas porque elas dão sentido ao meu trabalho. Ás vezes quase que se esvai na correria dos dias e das tarefas.
Saber que posso fazer a diferença é suficiente para continuar a tentar fazer bem feito.
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Acabou o fim de semana
Ainda bem! Com ritmo acelerado como este, nem dá para respirar!
-duas viagens de comboio pela noite dentro
-um curso de formação
-uma passagem por uma consulta médica
-acordar em Coimbra e tomar conta da mãe
-limpar a casa de Lisboa
-Fazer comida.
Hoje, acordar e seguir para um dia repleto de trabalho. Ainda um pouco zomby mas aguenta-se.
quarta-feira, 7 de maio de 2014
Imperfeições
Depois de uma prova de esforço de que saí a escorrer água, a sentença:
Emagrecer, emagrecer, emagrecer! Ah! e, já agora, beba muita água! Não se esqueça das caminhadas e do exercício físico!
Hoje, em consulta com a mãe, a médica foi esclarecendo que quando se envelhece, o corpo como que seca, perde a gordura, definha!
Nestas coisas do envelhecimento não podia ser tudo mau, não é verdade? A esperança é a última a morrer e a genética costuma funcionar!
Até lá, e antes que o diabo as teça, passei pela frutaria e carreguei-me de verdes.
Estamos a legumes e frutas!
Semana cheia
De trabalho , de preocupação, de neura, de vontade de desistir!
Dias que chegam à noite sem ter tido um momento para pensar qualquer coisa agradável e que me faça feliz. Serões em que só me apetece ficar num canto sem que ninguém diga nada. Montanhas a ultrapassar nos próximos dias para que possa ver o outro lado dos problemas. Ansiedade. Pensamento pouco claro. Dificuldade em programar os próximos dias. Tendência para ver só o lado negro.
Há dias assim!
domingo, 4 de maio de 2014
Contrastes
Ontem como hoje a brincadeira saudável entre os irmãos. É mais forte do que eles!
O making off de uma foto do dia da mãe!
O making off de uma foto do dia da mãe!
Finalmente...
Há um restaurante no burgo onde apetece ir !
Gosto do ambiente, da porcelana, do serviço, das entradas, dos pratos principais e essencialmente das sobremesas! Ou seja: gosto de tudo!
Mudava só a música ambiente!
A repetir muitas vezes.
Assinar:
Postagens (Atom)