segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Coisas cómicas numa manhã de chuva


Deixei o carro longe porque me apetecia andar a pé. Entrei no registo civil pela terceira vez porque o meu cartão de cidadão estava retido nos serviços centrais (ninguém sabia porquê!) e tive de pagar mais 15 euros para o poder resgatar porque, até ao final do ano, necessito dele para conseguir um registo criminal que confirme que estou apta a conviver com menores!!!
Uma fila imensa no corredor. Lá dentro, 4  ou 5 pessoas que só chamam a atenção porque vêm acompanhadas por uma criança dos seus 5 anos com uma saia  de tule branco até aos pés e um bouquet de flores brancas! Um individuo  de gravata laranja entra a correr com uma senhora de idade:
-Desculpem mas tive imenso trabalho em convencer a minha mãe a vir. Ela não queria vir mas eu queria estar presente! Ai, a menina que está tão bonita!
- Por acaso não acho. Já foi mais gira quando não tinha estes dentes grandes à frente! Retorquiu umas das senhoras presentes que devia ser a mãe da criança, pela idade que aparentava!
-E tão caladinha!
.Mais calada que o meu neto de 11 meses que está sempre a mexer-se. Não deixa colocar a fralda é um castigo. Eu até já disse à minha nora que o miudo deve ser hiperactivo! Acrescentou outra senhora de mais idade mas ainda conservada que se veio a descobrir ser mãe da mais nova e avó da criança vestida de festa. 
E o rapaz que chegou atrasado e de gravata laranja continua com a sua simpatia a tentar salvar o momento:
-Então como vai? Está com bom aspeto, boa cara! Virado para uma outra senhora pequenina muito rechonchuda de chapéu castanho na cabeça, não se percebendo se era para a festa ou só porque ficava com as orelhas mais aconchegadas.
-Estou bem . Só que gostava de estar mais magra, mas enfim!
-Pois! Deixe lá, é o mal de muita gente!
Chega a funcionária do registo civil:
-Quem são os noivos???
Uups! É um casamento! De carteira ao ombro e sapatilhas nos pés?
E lá começou o interrogatório a que eles iam respondendo em frente do amontoado à espera do cartão de cidadão!
Uma senhora lá de trás ainda opinou:
-Devia ser numa sala à parte. Mais que não fosse na sala de audiências!!
A "noiva" no final do interrogatório ainda perguntou incrédula:
-Já está?
Ninguém lhe respondeu!
Nova folha e novo interrogatório.
Desta vez, chegam-se ao balcão a senhora de idade que tem o neto hiperactivo e um senhor de bigode farfalhudo de cabelo  branco e comprido e começam a responder.
E os outros muito atónitos a perguntar com os olhos. E a senhora:
-Pois é! Também somos nós. Já não era sem tempo, mas era surpresa.
Lá foram declarando que, sim senhora, não tinham filhos em comum mas um tinha três e  o outro tinha dois e blá, blá blá. 
Dali percebi que iam fazer uam festa. E que a Cris (uma irmã, talvez) tinha declarado que não lhe apetecia estar no Registo mas somente ia ao almoço!
Um dos velhos ainda declarou:
-Talvez se atrase também para o almoço e serão quatro pessoas que se poupam. Ela deve trazer o marido!
Deu para me distrair, mas fiquei um pouco deprimida!
Vidas!
Ah! Depois de ir três vezes e ter pago mais 15 euros consegui o cartão!  E o registo criminal! Já posso dormir descansada. Não sou um perigo para os jovens com quem convivo.

Nenhum comentário: