domingo, 22 de maio de 2016

coisas que me lembram


No outro dia falava com a minha irmã sobre a qualidade (má) da maioria dos croquetes que se comem por aí. Lembrei-me das tardes de Verão em que eu fazia dúzias deles sempre fiel à mesma receita, retirada da revista que durante os anos da minha juventude me ensinou a cozinhar. Ainda guardo parte da colecção porque ainda recorro aos seus pratos tradicionais em dias de festa. Grande Chefe Silva!
Aqui fica a receita dos meus croquetes. Figuram no meu livro de receitas com o título:

"Croquetes de carne da minha juventude"!

Para 4 pessoas

60g de margarina
1 dente de alho
1 folha de louro
1 cebola picada fininha
60g de farinha de trigo
1,5 dl de  leite
200g de carne picada
2 ovos
sal+pimenta+noz moscada
pão ralado+ óleo

Numa caçarola derreter a margarina e juntar o alho, a cebola e o louro. Alourar, mexendo. Juntar depois a farinha até estar ligado. Adicionar de seguida o leite bem quente. Continuar a mexer até despegar do fundo. Adicionar a carne e temperar com sal, pimenta e noz moscada. Já fora do lume, misturar 1 ovo batido e levar novamente ao lume até formar uma bola. Deixar arrefecer.
Depois, é o costume. Formar os croquetes, passar por ovo e pão ralado e fritar em óleo de qualidade.
Eu nunca faço para 4 pessoas. É só ir multiplicando as quantidades de ingredientes.
Um pormenor importante: carne de muito boa qualidade!
Um bom domingo!

Nenhum comentário: