terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Desafiar a vida


Estou em fase de paragem para ver onde estou e reorientar o caminho.
Criar em mim muitas das competências que ainda não tenho. Aprender observando. Sair mais e desafiar o medo das coisas novas.
Partir seja lá para onde. Reencontrar muitas das aventuras que ficaram lá para trás. Ser mais eu! Quero lá saber do que pensam de mim!
Mais espectáculos, mais música, mais divertimento e mais risos. 
Amanhã começam as alterações.

Fevereiro sempre foi o mês da renovação


Não é por fazer anos nesse tempo. É mais porque se sente no ar a aproximação da Primavera e isso cria em mim uma vontade enorme  de mudar. 
Vontade de pintar o cabelo, inscrever-me nas aulas que me interessam,  dar o meu melhor,  melhorar a minha alimentação, estudar muito bem as novas tendências alimentares de que se fala e ter coragem (esta a mais difícil) de experimentar novas coisas que sejam completos desafios. 
Vamos lá então.

Ressaca


Ontem, pensava eu, ia ter uma sensação de alívio muito grande mas não aconteceu. Senti-me um pouco estranha ao serão por falta da rotina a que já estava habituada. Comecei a ler um livro e fiz o agendamento de todas as tarefas que tinham ficado lá mais para trás.
Fiz mais telefonemas, soube de mais amigos e pude, finalmente, começar a pensar em coisas agradáveis sem complexos de culpa. 
Hoje tenho uma dor no corpo que nem sei explicar e aguardo que  o comprimido faça efeito.
Eu sei que sou assim  e que a minha mente e o meu corpo reagem sempre tardiamente ao stress mas estes efeitos posteriores deixam-me sempre surpresa!


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dia cheio


De nevoeiro principalmente. Dentro e fora de mim!
Uma viagem super rápida e uma acção muito importante para hoje.  Amanhã logo se vê o que nos espera. Um dia de cada vez. um problema de cada vez e vencerás.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Há 29 anos por esta hora


Estávamos na maternidade à espera da ANA! Depois de muito espera lá chegou ela pequenina, embrulhada e fofa.
Depois foi crescendo e o sorriso dela foi conquistando tudo.
A mim conquistou-me desde muito cedo. É a minha sobrinha-filha, a minha querida menina a quem desejo tudo o que  de bom há no mundo.
Parabéns minha querida. A tia gosta muito, mesmo muito, de ti!

Presentinho merecido


Depois de uns meses sentada em frente de um computador em todos os serões e fins de semana  e de alguns momentos de desespero penso que merecia um presentinho!!!
Booked. Para um fim de semana perto de si!
Tão bom! É a lei da recompensa a funcionar!

Atrasos


Disse-lhe que estava a pensar comprar uma máquina fotográfica grande com uma boa lente, como a dele, que me permitisse fotografar bem. Uma das minhas últimas  paixões.
E ele:
Ó mãe mas quem é que agora anda com uma máquina tão grande todos o dias? Compras um telemóvel com uma máquina fotográfica muito boa que tem ainda mais qualidade que a minha e assim podes fotografar sempre que quiseres.
 eu, ainda habituada aos telemóveis com câmaras que pouco fazem:
-mas será mesmo a mesma coisa?
Claro que é E muito mais prático. E sempre podes enviar logo para todos e tratá-la com os programas incorporados, blá,blá blá. Fiquei convencida.
É nestas alturas que sinto que o tempo e as novidades  me andam a "passar a perna", coisa que antigamente não acontecia!
Vou começar a minha investigação!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Dias mesmo muito stressantes


São que vão ter fim mas estes dias não têm sido fáceis. Tenho-me interrogado sobre as minhas capacidades, a memória que por vezes falha e a sombra da doença da minha mãe adensa-se sobre mim.
Tenho muito medo de ficar pouco a pouco como ela! Sei que é um pouco hereditário e que muitas das tias dela ficaram assim. 
Tudo me atormenta, tudo me stressa, tudo me faz impressão. Coisas que antes passavam por mim sem eu dar conta agora são montanhas a ultrapassar.
Resoluções custam-me horrores. Tomadas de posição, decisões, tudo me faz confusão e até à última  hora fico emaranhada nas teias do meu cérebro.
E é isto! Enquanto me lembro!

sábado, 21 de janeiro de 2017

Foi um dia importante

Fomos dizer adeus, mais uma vez, a um ser querido, querido que nos prende o coração. Tenho dificuldade nestes momentos de dizer adeus. Habituei-me cedo demais aos abraços apertados, às ausências, à saudade que doía, à ansiedade dos regressos e à tristeza profunda das partidas. Mas o presente é diferente, as distâncias são mais curtas e o tempo de ausência também e tudo isto ajuda.

Faz hoje dois longos anos em que foi o transplante. Estavas neste momento já dentro da sala de operações.  E nós estávamos cá fora sem saber o que fazer à nossa vida, suspensa nas mãos de uma equipa de médicos que vimos chegar noite dentro. Lembro-me de olhar para eles para verificar se tinham cara de gente que era capaz de te manter a vida. E mantiveram! 
Hoje foi tempo de agradecer muito profundamente à vida. Apesar dos maus tempos, apesar dos desânimos, dos dias negros, dos dias mesmo muito pretos e dos dias em que a luz começou a ver-se lá ao longe.
Agradecer! A tudo e a todos!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Queridas amigas


De quem tenho andado tão arredada, eu sei que estou em falta! Só mais uma semana! Depois vamos tomar todo o chá que quiserem e rir até mais não. Não prometo lembrar-me  de todas as coisas engraçadas que acontecerem entretanto e não tive oportunidade de vos dizer. 
Tenho os vossos presentes de Natal comigo (vergonha). Tenho saudades vossas. 

Pouco a pouco


A minha vida começa a voltar ao que era anteriormente. Começam a aparecer as ideias luminosas de coisas para concretizar, de projectos que se tornam urgentes só porque sim. Ideias que gosto de concretizar depois de muito as pensar.
Ontem foi a vez do electricista andar cá por casa. Preciso ainda de outros técnicos que procurarei com afinco.
Para a semana muitas coisas  de que não necessito vão parar ao OLX. Tenho de as fotografar e colocar lá. Oxalá as comprem. Aplicar a verba numas peça essenciais que farão a diferença. 
Ainda falta uma semana para sentir a liberdade total mas a luz no fundo do túnel já me permite sonhar.
Começo, finalmente, a ver a outra vertente da montanha. 
Muitos me disseram que não valia a pena!
Eu penso o contrário! E só eu e o meu esforço contamos nesta caminhada.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Em fase de reconstrução

Há momentos, dias, frases que nos fazem parar subitamente.
Porque a mudança é tanta que a alma não realiza tudo.
Tempo de parar, reconstruir e seguir adiante. Coisas boas também acontecem destas revoluções interiores. Acertar o passo, pensar (muito) e retemperar. A vida segue.
Dizem que amanhã neva! Oxalá!
Penso melhor com neve!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Coisas....


Que me andam a incomodar a mente. Que me chateiam e me aborrecem! Relativizar mas pensar que temos que acabar com estes aborrecimentos. Porque me fazem mal à tensão arterial e ao meu bem estar.
Porque sei que tudo depende de mim e do meu comportamento.
E sim. Percebo muito bem que tenho de fazer mudanças no meu comportamento.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Fim de semana cheio


Basta a presença da minha neta! Como eu adoro este ser pequenino e os seus risos. Hoje vai passar rápido e amanhã também!
Chegar e abraçar. Apertar e aquele cheirinho bom a aquietar a minha alma.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Hoje é só ainda 4ª feira?


Pensava que já era 6ª feira!!
Tenho vivido assim nos últimos tempos. Baralhada. Com tanto para fazer e dizer e tão pouco realizado. 
Depois de concluir que ainda faltam uns dias para o fim de semana, fiz então a agenda para hoje.
 São sempre dias longos, cheios de batalhas, muitas delas que à partida estão perdidas. Trabalhar com pessoas tem destas coisas. As batalhas dependem muito delas  e o querer, embora se ensine, muitas vezes não se consegue aprender por motivos vários. Gera frustração eu sei mas hei-de continuar a lutar por uma escola onde todos tenham as mesmas oportunidades independentemente do sítio emocional onde nasceram. 
Por vezes é dificil explicar aos que estão de fora o que é que eu faço. Para além do trabalho burocrático, dos papéis,  das decisões a tomar, trabalho almas. Todos os dias! Ensino-os a olhar o futuro e se não o virem eu obrigo-os a inventar um de que gostem e a persegui-lo.
Só assim se consegue viver. Perseguir o futuro, apesar do passado e a chatice do presente.
É isso que eu faço! Todos os santos dias da minha vida. Levar jovens a acreditar para que tenham oportunidade de serem felizes, e de conseguirem ultrapassar as rasteiras da vida.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Faz Frio


Apetece casa. Aconchego. Lareira.
Apetece Paz. Entendimento. Partilha.
Apetecem sonhos. Aventuras. Lembranças para não esquecer. Coisas loucas.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Da felicidade


Acredito que quando estamos felizes ficamos muito mais bonitos. Parece que o que sentimos nos ilumina o corpo e se nota em nós. 
Olho para estas fotos destes dias em Veneza onde fui tão feliz, mal sabendo eu que esses seriam os dias que antecediam  os piores tempos da minha vida, e gosto de mim assim.
 É sempre assim! Altos e baixos para que não tenhamos vidas monótonas!!
Olho para elas e lembro-me daqueles dias e o meu presente fica mais claro e alegre. Talvez seja para isso que servem as fotos. Para voltarmos a tentar ser assim, para que exista a prova de que é possível. Basta querer!

sábado, 7 de janeiro de 2017

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Este mês de Janeiro que me mata


 A montagem mostra os meus fins de tarde e os meus serões. Ainda não perdi o sorriso! Por enquanto!
Trabalhar, trabalhar, trabalhar! Pensar muito e chegar à conclusão que está tudo mal feito. Já não tenho capacidade crítica. Estou farta de não ter um minutinho livre, daqueles minutinhos em que fazes o que queres e o que te apetece e não há problemas de consciência.

Falta ainda tanta coisa para fazer  escrever!  Não há falta de ideias, há falta de tempo e de reflexão para colocar tudo no sítio, bonitinho e perfeito.
No dia 31 tudo acaba e eu serei a mulher mais feliz do mundo!
Até lá!