quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Agenda preenchida


Já hoje é 5ª feira! O tempo voa entre aulas, reuniões, espaços para atender os meus alunos e os seus problemas, espaço para ouvir os colegas, espaço para ler e estudar. Sim, que um professor também estuda embora muitos pensem que não. O meu estudo actual passa pela leitura e análise de um livro "Liderar numa cultura de mudança" de Michael Fullan, grande referência sobre estes aspectos da complexidade e da necessidade de uma liderança transformadora. Diz coisas tão simples e importantes como estas - " É importante fazer com que as pessoas façam parte de uma história de sucesso. Porque afinal é isso que elas querem".
Tenho trabalhado no Conselho Geral Transitório em trabalho de grupo, debatendo ideias e fomentando o diálogo entre todos. Nomeei um moderador que tem feito um trabalho de excelência. Todos gostam de trabalhar, todos dão a sua opinião e, no final de cada sessão ,nota-se que temos mais o sentido de pertença e o sentido de grupo. Para além disto tudo, as conclusões são mais ricas, mais profundas e mais completas.
Gosto de trabalhar deste modo.

2 comentários:

Mércia disse...

Olá Estou a procura do livro do Michaell Fullan, estou impantando um sistema de gestão na Bahia em 2 municípios que precisam melhora a Educação e sinto que esse livro me será útil...

por favor me diga onde encontrar esse livro.

Eulália Tadeu disse...

Olá
Em Portugal há muitos títulos do autor publicados. Pode talvez pedir à livraria ASA ou WEBBOOM para compras online.
São livros que ajudam muito. Eu gosto muito deste autor.
Um bom trabalho
Eulália