quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Preparar aulas


Preparar aulas de apoio para os meus alunos. Sei as suas dificuldades e conheço os seus tempos (curtos) de atenção e de concentração. Preciso de pensar estratégias qque resultem e isso leva tempo. Alguém iluminado diz que estas horas de apoio não são lectivas! Para mim são! Sempre foram. É preciso pensar no esforço que cada aluno faz para ter estas aulas ficando mais 45 minutos na escola quando o dia começa a cair e os outros vão embora. É preciso que elas façam a diferença.
Sinto sempre que quem nos governa não conhece este dia a dia de exigência e de relações humanas de uma escola. Transmitem a ideia de que o que interessa é ter os alunos dentro da sala. O que fazem e o que dizem é secundário. Esta ideia passa para os pais e pode ser muito negativa porque não corrresponde à verdade. Na Escola onde eu lecciono há 22 anos, há mais de dez anos que temos aulas de substituição, embora o outro dia tenha ouvido a ministra dizer que foi ela que as instituiu. A necessidade dessas aulas surgiu nas horas de trabalho em equipa que havia nas escolas de então. Lembro-me da resistência que os alunos do 3º ciclo fizeram a estas ocupações dos chamados "feriados" e da inteligência com que os meus colegas os foram conquistando. Ainda antes do PNL aparecer, já nós fazíamos leituras nesses tempos de aula. E os alunos adoravam e corriam à Biblioteca para requisitar a obra e saber como acabava a história.
É por isso que me sinto estranha quando oiço a ministra!! Parece-me sempre que fala de uma escola que não existiu ou pelo menos que eu não conheci.
Fiz estágio numa escola no centro de Coimbra (aonde eu tinha iniciado o ciclo preparatório) e ainda hoje me lembro do profissionalismo de todos os docentes naqueles pré-fabricados sem condições físicas mas onde se discutiam temas pedagógicos da maior relevância. Depois passei para a escola da Figueira da Foz onde aprendi muito. Na escola de Tondela, (também sem condiçõees físicas, o laboratório de ciências era uma capela!!)conheci o mundo rural, aprendi a motivar os alunos de outro modo, conheci professores de Matemática magnificos que ainda hoje dão cartas nesse domínio.
A ministra fala de uma escola de balda, de deixa andar que nunca conheci!

Nenhum comentário: