sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Lutando pelo futuro!


É pelo futuro que amanhã vou estar em Lisboa. Não tenho como principal razão a avaliação docente. Sempre trabalhei, dei o máximo pela minha Escola e pelos meus alunos. Causa-me tristeza esta falta de visão do que é o dia a dia de um professor por parte de quem está à frente dos desígnios de um País. Como se avalia o consolo, o incentivo, a mão no ombro, a confidência, o apoio, a camaradagem, a meiguice, o abraço na altura certa, o aliviar da fome, o estar lá quando mais ninguém está, o levar para a frente apesar dos traumas, o criar as condições para que cresçam, para que aprendam? É difícil viver com os alunos nestes tempos de mudança constante.
Amanhã estou lá pelos meus alunos, os actuais e os futuros, para que possam ter direito a uma educação de qualidade que lhes permita ter um futuro digno num País em liberdade. Pelo futuro da minha Escola, para que, com o potencial humano que tem, possa criar condições de excelência para efectivas aprendizagens. Pelo não ao facilitismo, à descrença, às actuações pouco sérias que desvirtualizam, pouco a pouco, a Escola onde gosto de ensinar.

Nenhum comentário: