terça-feira, 31 de março de 2009

Serão sem trabalho


Esta noite não vou trabalhar em assuntos da escola!! Prometi a mim própria tirar um serão só para mim e descansar. O ritmo tem sido brutal e a consciência de não conseguir fazer tudo bem feito e atempadamente tem-me trazido algum stress e muitas horas sem dormir. Hoje, chegou ao fim a maratona das reuniões. Amanhã, continua o trabalho de organizar todos os processos e enviar as avaliações. Hoje, é só para mim!! Viva!!




Barcelona - Agosto 2008, a vista, logo pela manhã, da janela da sala.







Barcelona - Agosto 2008, animação de fim de tarde em frente de casa.

Músicas eternas no final de um dia infernal

Joe Cocker - With A Little Help From My Friends




(Glória: É a melhor imitação que consigo dos saudosos "bailes de finalistas"!!!)

Hotel California - The Eagles



Antecipando um concerto que espero seja inesquecível!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

A nova "paixão" do André!











Gosto de o ver entusiasmado com os desportos de equipa. Vontade de dar o seu melhor, de se superar, mesmo que para isso tenha de fazer sacrifícios. Força André!!

Campeonato Nacional de Distância Longa de Orientação - Estafetas - Vieira do Minho














E mais um fim de semana de Orientação por Vieira do Minho. É de pequenino que se começa a gostar dos caminhos da floresta. O Miguel começou com 10 anos e eu obrigava-o sempre a levar um foguete luminoso para lançar no caso de se perder! Mãe Galinha!!

domingo, 29 de março de 2009

"Dramas" de Domingo à tarde


Atraída por um falar mais alto para além da minha varanda, deparei-me com este arrufo de namorados(?) que demorou horas. Achei graça e até senti uma certa ternura. Um par de almas a tentar entender-se neste mundo difícil das relações afectivas. Ele aproximava-se na tentativa de que a sua presença mais chegada amainasse a raiva que ela sentia. E ela afastava-se indignada com a aproximação!! Podia ser uma cena de filme mas é a vida a sobrepor-se à ficção.

Almoço de Domingo




Entre uma planificação e um acerto do PCT, tempo para almoçar. Desta vez, um prato de carne para contentar o filho que argumenta que vem poucas vezes a casa e precisa de comer bem!!

Não se distraiam!!

sábado, 28 de março de 2009

Paisagens de sonho



É por aqui que o Miguel e a Rafaela passam o fim de semana. A Páscoa é realmente a melhor altura para fazer estas incursões pela natureza. Cheira a giestas e toda a natureza renasce depois do frio do Inverno.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Fim de semana de leitura


Há tempos, comprei esta obra de que gostei imenso! Retrata a chegada e a vivência da familia real no Brasil segundo um ponto de vista ao mesmo tempo hilariante e histórico. Ri-me imenso a lê-lo mas aprendi muito do ponto de vista histórico e deu-me uma nova visão sobre estes tempos. A ler!

As minhas plantas floriram!!


Mesmo sem grande carinhos e com muita falta de água as minhas plantas estão no auge. Ficam bem na varanda!

Não matam mas moem - simplesmente delicioso!

Rasto do Miguel








Chegou ontem à tarde e já partiu, com a Rafaela, rumo ao Gerês para mais uma prova. Cá por casa, ficou o seu rasto traduzido por gestos rotineiros e pelas suas coisas.
Logo à noite, chega o André que ficou em Lisboa para o ensaio de teatro na Universidade Católica.

Presentes de Páscoa


Encontrei estas caixas de amêndoas num hipermercado e achei que eram o presente ideal para pessoas especiais. São coloridas, alegres e frescas como este tempo de Páscoa. As amêndoas tem sabores variados a morango, laranja, coco... sabem a bom tempo e a dias de sol.

Fim de semana a trabalhar


Ontem, já não tive capacidade para assistir à palestra sobre trabalho colaborativo recomendada por muitos colegas. Cheguei a casa às 21 H, depois de uma sessão de elaboração de Regulamento Interno, e já não conseguia articular as ideias!
Hoje, nova maratona para entregar todos os documentos aos directores de turma. Falta ainda preparar as avaliações da minha direcção de turma e a respectiva reunião de avaliação.
Começo a dar sinais de cansaço crónico. Estes próximos três meses vão ser de doidos: Eleição do novo director, aprovação do novo Regulamento Interno, com a necessária articulação dos grupos de trabalho, provas aferidas, elaboração do portfolio da acção sobre o ensino da Matemática e, o mais importante de tudo, continuar a ensinar os meus alunos, ter tempo para preparar aulas que façam a diferença e despertem neles o gosto por aprender e por fazer.
Cá em casa não há tempo para nada. Entra-se à noite, com vontade de desligar do mundo.
Lamentos de início de fim de semana que se avizinha longo.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Para a Célia


A Célia é uma amiga que adora cães e crianças! Enternece-se com todas as histórias que têm como personagem um cão seja grande ou pequeno, agressivo ou meigo. Adora os seus alunos e, invariavelmente, todos eles passam a gostar de cães passado um tempo mesmo que antes os detestem!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Cabeça cheia de coisa nenhuma!


Problemas e aborrecimentos que não são uma coisa nem outra. Parecem-se com aquelas areias que entram nos sapatos e nos incomodam porque não nos apetece ou não podemos tirar o sapato! Assuntos sem importância que juntos constituem barreiras.
Assim estou hoje. Imenso trabalho em atraso e sempre a aparecer alguma coisa que não me deixa trabalhar nos assuntos realmente importantes.
Venham melhores dias!

O 8 e o 80!


O nosso 8 e o 80 da educação coreana e japonesa! Para pensar se não será importante atingir o 50!! O texto foi retirado de um comentário no blogue "She in China". A fotografia representa um aluno coreano de sete anos que estuda Inglês em classes particulares para atingir um bom nível na escola.

"I've lived and taught in Japan so I'll try to explain. Elementary and high school in China, Japan, Korea and many other Asian countries is highly competitive and can set the path for the rest of the kid's life. Without excellent grades they will not get into the best schools in the next higher level. These kids are outside of their domestic education system, so they are at a decided disadvantage. There is a fear of slacking off. The mothers need to keep the pressure on so that when they return home the kid will not have any negative impact, and therefore screw up their future prospects.
The father's job is to make money and send it to the mother. The mother's job is to keep the family together, handle the finances and educate the child. In Japan they are called "kyoiku mama", or education mama for this reason. These mothers can be fanatical and push their kids hard, ostensibly for the kids's benefit. There is devotion, doting and love from the mother, and the child returns this love by working their ass off and getting excellent grades.
I try not to judge other cultures too harshly, because they have their reasons. I've walked in their shoes and understand some of their pressures."
Don Tai

Anedota para começar o dia!


PROFESSORA: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
BRUNO: Professora!

Talentos

Descobrir um talento é apreciar a espiritualidade única de cada ser humano, a sua inteligência, a sua capacidade de se elevar do chão.
Guardo ciosamente na memória os momentos em que me defrontei com alunos talentosos e únicos.
Este vídeo mostra a descoberta de um talento - Paul Potts.
Concorrente no "Britains Got Talent" arrasou o júri e a plateia. Sei que conseguiu ser um grande cantor de ópera. Merecido!

terça-feira, 24 de março de 2009

Passeios em Peniche



É muito agradável andar a pé entre Peniche e o Baleal em dias encobertos em que se ouve o mar e se sente a brisa. Tempo de conversar e de rir em fins de semana calmos que temos que repetir muitas e muitas vezes.
Serve para retemperar forças e sentir que vale a pena viver quando dias como o de hoje e o de ontem nos deixam de rastos. Tanto trabalho e tanto aborrecimento retiram a capacidade de concentração, a vontade de fazer coisas e exigem de nós um esforço muito para além do desejável.
Cá em casa, tudo vai ficando para trás à espera de melhores dias.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Earth Hour 2009

Em Lisboa 20h30, Sábado, 28 de Março, 2009
Por uma TERRA que é nossa!

Algumas coisas que me fazem falta!




Ouvir mais vezes o som do piano cá em casa tocado pelas mãos talentosas do André.

domingo, 22 de março de 2009

Algumas coisas que me fazem falta!















Conviver mais vezes com a minha irmã e a minha sobrinha Ana.

Regresso a casa




Depois de uma manhã de muito trabalho, cheguei a casa disposta a continuar o trabalho da escola.
Em Peniche a casa ficou preparada para o Verão e para os dias de calor. O jardim está mais bonito, os meus malmequeres floriram e dão nova vida aos almoços ao ar livre.

sábado, 21 de março de 2009

Pai e filho apenas

Uma amiga enviou-me este vídeo por email. Já conhecia a história mas continua a emocionar-me. A relação entre um pai e um filho, a grandeza de uma relação eterna!
O exemplo da luta e do amor muito para além do imaginável.

Bolinhos a toda a velocidade


Sem tempo mas a querer dar mimo nada melhor que as minhas receitas rápidas.
Misturar 2 ovos, com 100g de farinha, 300g de açúcar, 50 g de manteiga derretida e 0,5l de leite.
Untar com manteiga forminhas de queque e levar ao forno por 10 minutos. Cada receita dá doze bolinhos.

Corrente de livros


  • Como se tem sempre tempo para aquilo de que se gosta, houve tempo para responder ao desafio da "Fantasia Musical".
    Escolher um livro que se anda a ler, abrir na página 161 e transcrever a 5ª frase.
    Escolhi um dos livros que vou lendo e que já referi aqui. Esta página integra-se no capítulo relativo a D. João III.

    Ele "que soltou lágrimas prudentes quando o pai faleceu", chorava a choro desfeito sempre que os relapsos, nos braseiros, se recusavam a proferir as vozes redentoras de arrependimento.

    Ribeiro, Aquilino (2008). Príncipes de Portugal suas grandezas e misérias.
    Lisboa: Portugália Editora

Fim de semana a correr


Sexta-feira à tarde: fazer as compras e cozinhar para o Miguel levar as refeições para um fim de semana desportivo. Continuar a elaborar o PCE que ainda não está concluído.
Sábado: Levantar às 5,15H da manhã para levar o Miguel ao comboio. Corrigir testes dos 5º e 6º anos. Continuar a elaboração do PCE. Fazer relatórios das aulas de apoio para entregar. Ir a Lisboa levar o André que tem que estar presente num jantar da universidade. Regressar para Peniche para cortar a relva e arranjar o jardim. Dormir lá.
Domingo: Regressar a casa para acabar de tratar da roupa dos filhos. Acabar a correcção dos testes e a elaboração do PCE. Cozinhar duas ou três refeições para o Miguel levar para Lisboa à noite.
Fins de semana agitados estes!!

sexta-feira, 20 de março de 2009

A Primavera a chegar


Amêndoas espalhadas pela casa em taças que fazem lembrar o bom tempo e a Páscoa. É tempo de Primavera, de sol e de calor.
Noutros tempos, esta época era sempre passada na serra, com tudo o que é típico e bom: Folares doces e de azeite com queijo, requeijão com doce de abóbora como sobremesa, bolas de carne...Um sem número de coisas boas.
Preciso de um tempo só para mim para voltar às raízes!

quinta-feira, 19 de março de 2009

O Miguel e a sua enorme bagagem!














Dizem que a culpa foi minha porque, desde cedo, quando partia para qualquer fim de semana desportivo, eu o lembrava de tudo e de mais alguma coisa que lhe poderia fazer falta. Há já alguns anos que faz as suas malas sozinho, mas continua a transportar consigo sacos e malas sem fim! São equipamentos desportivos, roupa de treino, almofada, saco cama, comida e mil e um apetrechos que podem fazer falta.
Estou a exagerar, mas é engraçado vê-lo partir com os seus inúmeros sacos!!

O meu herói


Consigo falar com ele pelo olhar! Entender-lhe os pensamentos, sentir se está triste ou alegre. São com ele e por ele os momentos mais marcantes da minha vida.
Guardo na memória, noites de hospital, sozinhos na imensidão da sala de urgências, quando só o nosso amor contava e fazia frente ao frio emocional que cobria tudo. Ele frágil e menino e eu a sua protectora.
Meu Pai, meu Herói!

A whiter shade of pale

Para a Glória, como tributo por ser a minha companheira nos caminhos da vida muito para além do que é suposto numa irmã mais velha.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Tecnologia ou metodologia?

Este vídeo é soberbo. Hoje falei dele na reunião de Departamento Curricular. ÀS vezes, penso que ilustra o que os responsáveis do plano tecnológico pensam sobre o assunto.


Brinquedos didácticos


Guardo, com alguma nostalgia, alguns dos brinquedos que fui construindo para os meus filhos. Este 5 em pano que ainda anda por aqui, fazia parte do conjunto completo dos algarismos que costurei para aprenderem os números. Com bocadinhos de pano, um pouco de enchimento e muita mas muita paciência apareceram estes algarismos que eles juntavam e liam de seguida. Fala-se muito em brinquedos pedagógicos e em materiais manipuláveis mas pode-se ter acesso a alguns deles de uma forma barata e adaptada aos tempos de crise.

terça-feira, 17 de março de 2009

Ainda o livro de Michael Fullan


No capítulo 2 onde desenvolve a noção de professor integral diz coisas tão importantes como:

" As reformas rápidas(...) que são insensíveis aos aspectos mais vastos da vida e da carreira dos educadores e que não perspectivam o professor enquanto pessoa, têm poucas probabilidades de sucesso."
E concluindo sobre como considerar o professor enquanto pessoa...
"-Entre os muitos factores que dão forma ao tipo de pessoas e de docentes que os profissionais de ensino são, um dos mais importantes é o modo como as escolas e os seus directores os tratam.
-Os professores que são desvalorizados, marginalizados ou desconsiderados tornam-se maus profissionais.
-Precisamos de valorizar e implicar mais os professores. Há sempre algo a valorizar em praticamente todos os docentes. Devemos identificar isso, reconhecê-lo e recompensá-lo.
- A mudança significativa e duradoura é lenta.(...) Trata-se de um processo que requer paciência e humildade por parte dos administradores."

Este livro deveria ser de leitura obrigatória para quem manda nos destinos da educação e para quem tem responsabilidades na eleição dos novos directores.

Diários


Gosto muito de escrever e, muitas vezes, serve para colocar em ordem as ideias e os pensamentos. É engraçado, através deles, observar como mudamos, como vamos construindo o nosso pensamento e vendo a vida com outros olhos. Gosto de jogar com as palavras, conjugá-las, misturá-las!
Ao procurar um livro na estante, encontrei este diário que escrevi quando estava grávida do Miguel e prolonguei durante alguns anos. Um dia, vai gostar de saber o que sentia por ele e como vivi esses tempos.
Na altura ainda nem sabia se era rapaz ou rapariga. Está lá tudo, desde os jantares de comemoração por cada mês de gravidez que passava até às primeiras palavras e gracinhas.

Faz um ano que o Quim morreu


O Quim foi o avô emprestado dos meus filhos! Sempre os tratou por "meus meninos". Era daquelas pessoas boas e dedicadas de quem se sente a falta. Quando eles eram pequenos, jogava à bola tardes inteiras com eles. Tinha gestos de ternura e de atenção que marcaram a vida deles.
Na altura em que rebentavam nos campos os espargos selvagens, ia apanhá-los e partilhava connosco estes petiscos. Que melhor homenagem podemos fazer a uma pessoa que recordá-lo por aquilo que foi nas nossas vidas e pelo que partilhou connosco?

segunda-feira, 16 de março de 2009

Com graça!


Não resisti a colocar esta imagem que recebi por email. Adapta-se não só aos ratos mas também à vida.

Leituras antes do sono
















Gosto de variar as minhas leituras de acordo com a disposição e, por vezes, da necessidade de aprendizagem. Uns estou a ler pela primeira vez, outros estou a reler para avivar conhecimentos.
Bill Bryson é um escritor de viagens que viveu muitos anos em Inglaterra e regressa ao seu país, os Estados Unidos. Este livro reúne as crónicas que ele escreveu, semanalmente, para uma revista americana, sobre o american way of life . Hilariante!
"Príncipes de Portugal" do grande Aquilino foi-me oferecido pelo meu irmão e é para ler com deleite e por puro prazer.
"Educação Inclusiva e práticas de sala de aula" é mais uma tentativa de encontrar algo novo e decisivo nas aprendizagens de alguns dos meus alunos.
"Por que é que vale a pena lutar" de Michael Fullan e Andy Hargreaves é uma obra que todos deviam ler e absorver sobre a importância do verdadeiro trabalho em equipa e de como implementá-lo com sucesso. Volto a ele sempre que necessito reflectir sobre as virtudes e capacidades de um bom líder.