terça-feira, 17 de março de 2009

Ainda o livro de Michael Fullan


No capítulo 2 onde desenvolve a noção de professor integral diz coisas tão importantes como:

" As reformas rápidas(...) que são insensíveis aos aspectos mais vastos da vida e da carreira dos educadores e que não perspectivam o professor enquanto pessoa, têm poucas probabilidades de sucesso."
E concluindo sobre como considerar o professor enquanto pessoa...
"-Entre os muitos factores que dão forma ao tipo de pessoas e de docentes que os profissionais de ensino são, um dos mais importantes é o modo como as escolas e os seus directores os tratam.
-Os professores que são desvalorizados, marginalizados ou desconsiderados tornam-se maus profissionais.
-Precisamos de valorizar e implicar mais os professores. Há sempre algo a valorizar em praticamente todos os docentes. Devemos identificar isso, reconhecê-lo e recompensá-lo.
- A mudança significativa e duradoura é lenta.(...) Trata-se de um processo que requer paciência e humildade por parte dos administradores."

Este livro deveria ser de leitura obrigatória para quem manda nos destinos da educação e para quem tem responsabilidades na eleição dos novos directores.

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