segunda-feira, 16 de março de 2009

Semana Internacional do Cérebro


A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa internacional que visa divulgar junto do público os progressos e os benefícios da investigação científica na área do cérebro e à qual se associam instituições científicas, universidades, hospitais, institutos de saúde, associações de pacientes, escolas e associações profissionais de todo o mundo.
Ontem, fui ao Pavilhão do Conhecimento para participar na conferência debate integrada nas actividades desta semana. Os oradores mereciam uma deslocação a Lisboa! Alexandre Castro Caldas - Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa
Adriano Vaz Serra - Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra
António Gonçalves Ferreira - Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa
Os Temas abordados - Disfunções psiquiátricas – da alma para o cérebro!, Deficits cognitivos – esquecido ou doente?, Simplesmente deprimido ou doentemente deprimido?, e Psicocirurgia – Egas Moniz era um visionário? foram de uma clarividência enorme e contribuíram para a compreensão de muitas das doenças cerebrais existentes. Discutiu-se a barreira entre normalidade e doença mental e forneceram-se algumas ideias para quem quiser envelhecer de uma forma saudável. Analisou-se o novo conceito de Brain Fitness e concluiu-se que a estimulação do riso é um dos factores importantes para um envelhecimento com saúde.
Foi uma tarde de muita aprendizagem para por em prática nos próximos anos.

Nenhum comentário: