terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bons professores II


A música clássica vista com outros olhos!
Joel Canhão foi meu professor de música nos 3º e 4º anos do liceu quando eu tinha 13 e 14 anos. Pequeno, aprumado, chegava à sala com um leitor de cassetes portátil que transportava sempre consigo. Depois a magia começava.
Primeiro explicava o que iríamos ouvir: a dança dos violinos, a resposta do piano, a entrada dos trompetes, e aguçava a nossa curiosidade. Depois começava a música e tudo estava lá! Aprendemos todas as épocas musicais e as caracteristicas de cada uma delas. Demos valor aos talentos portugueses e começámos a apreciar a sua música.
Por ter tido esta formação musical tão rica, tenho pena dos meus alunos quando dizem que não gostam de música clássica. Não a percebem e far-lhes-á muita falta esta cultura musical enquanto adultos. Apreciar o belo e compreendê-lo foi o que de melhor me deu este grande professor.

Nenhum comentário: