sábado, 12 de março de 2011

Das empregadas


Sempre me aborreceram profundamente as conversas sobre empregadas que não cumprem, que não "chegam aos calcanhares das patroas" em métodos de limpeza, em conversas e, a bem dizer, em tudo! Irrita-me este provincianismo, estas "pirâmides sociais" que servem frustações de muitos anos.
Há já alguns anos, porque a vida e o horário de trabalho o exigiram, que uma senhora vem cá a casa um dia por semana para a cuidar. Tem outro trabalho a tempo inteiro e a decisão de ganhar mais algum dinheiro para a formação das filhas acarreta-lhe mais umas horas de trabalho que ela vai gerindo como pode e como o cansaço lhe permite. Trocamos receitas, truques de gestão caseira e quase sempre experiências de vidas e quotidianos diferentes e com as quais vamos aprendendo as duas.
Mima-me sempre no Natal e no meu aniversário e é de uma correcção de trato muito pouco usual nos dias que correm.
Ontem, quando cheguei a casa, reparei que na sala estava um ramo de flores primaveril muito bonito.
E questionada respondeu: Fui eu. Antes de sair de casa, hoje de manhã, lembrei-me que ficavam bem aqui!
Se a casa não fica bem limpa todas as semanas? Fica, mas mesmo que não ficasse, as pessoas são mais importantes que as coisas.

Nenhum comentário: