sábado, 11 de junho de 2011

Sacrifícios e esforços que urge retomar


Ultimamente tenho estudado e lido muito sobre alimentação. Foi sempre um tema que me interessou mas, no momento actual, o conhecimento pode poupar muito dinheiro e aumentar em alguns anos a nossa estadia neste mundo.
Algumas conclusões:
É necessário e urgente começar novamente a cozinhar! Estranho? Não é. Verifico que em muitas casas já só se consome comida pré-cozinhada. Fazer a sopa desde o início? Nem pensar! Acontece que as sopas compradas têm necessariamente muita coisa que nós consumidores não controlamos. Não sabemos se têm azeite ou outro tipo de gordura, de onde vieram aqueles legumes, em que estado estavam...
O mesmo acontece com lasanhas, pizas, bolos, bolachas e quejandos.
Cozinhar necessita tempo? Algum. Acima de tudo cozinhar e comer saudavelmente necessita organização. E aqui entra o esforço necessário. Para comprar leguminosas de todo o género, deitá-las de molho e cozinhá-las para congelar e estarem sempre à mão. Para ir ao mercado local comprar legumes frescos contemplando já as bases para sopas variadas que se fazem no fim de semana para ir comendo quando o trabalho aperta. Para comprar pão saudável, preferencialmente com sementes de várias espécies e não o pão de forma industrial cheio de gordura que ninguém vê. Para lavar, secar e guardar no frigorífico diferentes alfaces prontas a serem consumidas. Para programar a manutenção do frigorífico com produtos frescos, saborosos, saudáveis e não processados.
O sacrifício começa quando temos de ir ao supermercado no final de um dia de trabalho quando nos apetecia ir para a casa comer um scone acompanhado de um qualquer refrigerante(!!!)
Estudos recentes ligam a obesidade, não ao nível económico, mas ao nível de escolaridade. Se tudo continuar igual, nenhum sistema de saúde poderá comportar os gastos com as doenças ligadas a uma má alimentação. Cada vez mais os produtos alimentares (!) processados e sem nenhum valor nutricional, apenas calórico, são os mais baratos e mais fáceis de adquirir. Acrescentemos a isto tudo um marketing poderosíssimo que controla o consumidor de uma forma quase pecaminosa. Teremos uma parte da população mundial, que cada vez fica mais pobre, mais gorda e mais doente.
Não valerá a pena o sacrifício e o esforço?
Todos para a cozinha!

Nenhum comentário: