A igreja de Roriz fez parte de um importante mosteiro cuja fundação é atribuída aD. Toure Serrão por volta de1070. No ano de1173,D. Afonso Henriques fez a doação deste mosteiros aos Cónegos regrantes de Santo Agostinho. Entre o final do século XII e o início do século XIII os cónegos regrantes constroem a igreja de S. Pedro de Roriz, conhecida como um dos mais belos exemplares da arquitectura românica do Douro Litoral. O mosteiro funcionará até 1572, data da morte de Luis Fernandes, o seu último prior comendatário.
No Século XIX a propriedade é adquirida pelo visconde de Roriz, ficando a igreja, desde essa altura aberta à comunidade local.
Os vestígios da primitiva igreja correspondem ao período de 1070 -1170. Com a entrega do Mosteiro aos frades crúzios, iniciou-se a construção de uma nova igreja. Estes trabalhos prolongaram-se por mais de cem anos.
Com São Pedro de Roriz fecha-se um círculo construtivo.
A decoração desta fase final consiste em figuras quadrúpedes e focinhos de bovídeos. A sagração da igreja realiza-se no final do Século XIII.
Nenhum comentário:
Postar um comentário