terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coisas que me entristecem


Hoje estive no cabeleireiro imenso tempo! A velhice tem destas coisas e cada dia é preciso mais tempo para se ter um ar decente (valha-nos isso)!
A M. veio da Ucrânia há 7 anos e é de um profissionalismo incrível.
A filha de 12 anos estava no salão a tomar conta do bebé de 3 meses. A cada ordem da mãe ela obedecia sem um queixume e sem esgares de esforço. Eu olhava-a atentamente pelo espelho e comparava com aquelas meninas que acham que o mês de Agosto é para não fazer nada e a família se tem muito trabalho pois que continue a trabalhar porque elas já passearam muito os livros durante o ano e têm direito ao bendito descanso!
Falou-se na escola! E a M. desabafou, sem levantar a voz e sem vontade de criticar o país que a acolheu. Disse porque lhe vai na alma:
-Eu fico nervosa quando vou às reuniões com os pais na escola dos meus filhos. Eles dizem que os filhos têm muitos trabalhos de casa! Que os professores estão muito exigentes! E o que os professores dizem que os alunos fazem nas aulas? Um horror! Até têm que mandar sair da aula alguns alunos! Assim não vão aprender nada!
Em minha casa todos têm tarefas para realizar. Quando eu chego do trabalho já tenho tudo feito. Cada semana é um a lavar a loiça e a arrumar tudo na cozinha. A minha filha de 12 anos passa a ferro a roupa dela e ajuda-me muito com o bébé.
O pai deles é mais velho do que eu e como foi professor na minha terra ainda é mais exigente do que eu com os filhos. Tem de ser assim para terem uma boa educação. Eu acho que metade da culpa da escola estar assim é dos pais. Fico muito nervosa quando os pais falam mal para os professores.
E terminou com um sorriso de felicidade:
- Apesar de trabalharem em casa para ajudarem a família, são todos bons alunos e estão sempre no quadro de honra! A minha filha é a melhor aluna de Português na turma dela. Eu fico muito contente com isso!

Nenhum comentário: