segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Da amizade


Nestes dias de Natal penso mais no que é ser amigo e companheiro para uma vida.
Tenho amigas desde há 30, 40 anos que nunca me falharam. Vêmo-nos pouco porque as nossas vidas se desenrolam em sítios diferentes. Mas, se por qualquer razão nos cruzamos, fazendo ou não por isso, toda a amizade vem ao de cima. Sei que lhes posso telefonar a pedir ajuda quando a necessito, sei que moverão montanhas para me ajudar. Eu farei igual e elas sabem isso.
Depois há outro grupo que me acompanha desde há 25 anos. Partilhamos momentos de lazer, dias de férias, almoços e jantares, festas da escola, jantares de Natal, arraiais, mas também crescemos profissionalmente lado a lado. Conhecemo-nos bem. Muito bem! Pelo olhar, percebemos quando uma de nós não está bem, quando precisa de mimo, ou só de palavras apaziguadoras. Sabemos quando a outra precisa de nós e vamos. Não por sermos obrigadas mas porque só sabemos ser assim. Disponíveis.
Há ainda os outros. Mas esses não interessam.

3 comentários:

Ângelo disse...

O tempo mostra-nos quem foram as pessoas importantes na nossa vida, mesmo que tenham cá estado pouco ou muito tempo, próximas ou longe, fisicamente. E quem foram os outros que esquecemos ou que teríamos feito melhor em esquecer. O tempo traz-nos essa divisão das águas em relação a tudo, é um seleccionador de escolhas.
Nota: Vou retirar o pedido do "facebook" que não quis ser abusivo; também fiz a minha selecção e continuarei a fazer no mundo virtual que a Net nos proporciona.

Eulália Tadeu disse...

É mesmo isso.
Terei muito gosto em o adicionar como meu amigo no Facebook. Ou não chegou ou não o identifiquei.
Bom Natal aí no norte. Com muito bolo rei e uma mesa repleta de iguarias. Tenho saudades desses natais do norte!
Eulália

Ângelo disse...

Obrigado.
Tinha a certeza que, seguindo com prazer o seu Blog e o historial recente das minhas breves intervenções no mesmo, me aceitaria.
O Natal, este ano, vai ser passado perto de Torres Novas, em Tomar, terra da minha Mulher.
Nota: já disse ao seu irmão Américo Tadeu que, quando viesse ao Porto lhe mostrasse a Casa da Beira Alta, mesmo por cima da Pastelaria Império por quem a Eulália sente um "afecto gastronómico especial".
Bom Natal e Bom Ano e, ensinar e aprender...sempre.
Ângelo