Seminário da Intervenção Precoce. Um leque de conferencistas difícil de ultrapassar. Um dia cheio de novas abordagens, de clarificação dos problemas que vivem as escolas, a explicação científica para muito do que observamos, os últimos estudos nestas áreas e uns- ahs! Então é por isso!
1- O stress tóxico sentido pelas crianças influencia e altera o cérebro e compromete a capacidade de concentração, a atenção, o estabelecer metas, o cumprimento de regras, a resolução de problemas, o antecipar das consequências, o controlar os impulsos e a auto-regulação. A situação de stress tóxico tem como possíveis causas: a depressão materna, a pobreza extrema, o abuso físico ou emocional, o consumo de substâncias, a violência e os maus tratos, a fome, o pouco contacto social, e a doença física prolongada.
2 -Um em cada quatro alunos das nossas escolas apresenta perturbações da saúde mental.
2 -Um em cada quatro alunos das nossas escolas apresenta perturbações da saúde mental.
3- Os efeitos da superprotecção são devastadores. Diminuem os limites, a autonomia e a responsabilidade.
4- Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro - António Damásio.
5- A agressividade nos jovens é, muitas das vezes, a expressão de uma grande tristeza.
6 -A situação gera uma emoção que leva ao pensamento que fabrica um sentimento que se traduz num comportamento. É neste âmbito que se deve controlar a indisciplina. Perceber quais as emoções que geraram os sentimentos que levaram aos comportamentos inadequados.
7- Cada vez mais estamos juntos mas não estamos uns com os outros.
8- A resiliência tem por base uma relação precoce de boa qualidade.
9- Brincar é essencial para o desenvolvimento da criança.
Confesso que fiquei contente e mais serena por ter filhos já adultos! Isto de educar é tão, mas tão complicado, que quanto mais sabemos mais cresce a responsabilidade individual na criação de uma sociedade em que o ser seja mais importante que o ter.
Um refrescar de ideias 5 estrelas. A repetir.
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