sexta-feira, 7 de março de 2014

Coisas que aprendi hoje


Seminário da Intervenção Precoce. Um leque de conferencistas difícil de ultrapassar. Um dia cheio de novas abordagens, de clarificação dos problemas que vivem as escolas, a explicação científica para muito do que observamos, os últimos estudos nestas áreas e uns- ahs! Então é por isso!
1- O stress tóxico sentido pelas crianças influencia e altera o cérebro e compromete a capacidade de concentração, a atenção, o estabelecer metas, o cumprimento de regras, a resolução de problemas, o antecipar das consequências, o controlar os impulsos e a auto-regulação. A situação de stress tóxico tem como possíveis causas: a depressão materna, a pobreza extrema, o abuso físico ou emocional, o consumo de substâncias, a violência e os maus tratos, a fome, o pouco contacto social, e a doença física prolongada.
2 -Um em cada quatro  alunos das nossas escolas apresenta perturbações da saúde mental.
3- Os efeitos da superprotecção são devastadores. Diminuem os limites, a autonomia e a responsabilidade.
4- Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro - António Damásio.
5- A agressividade nos jovens é, muitas das vezes, a expressão de uma grande tristeza. 
6 -A situação gera uma emoção que leva ao pensamento que fabrica um sentimento que se traduz num comportamento. É neste âmbito que se deve controlar a indisciplina. Perceber quais as emoções que geraram os sentimentos que levaram aos comportamentos inadequados.
7- Cada vez mais estamos juntos mas não estamos uns com os outros.
8- A resiliência tem por base uma relação precoce de boa qualidade.
9- Brincar é essencial para o desenvolvimento da criança.

Confesso que fiquei contente e mais serena por ter filhos já adultos!  Isto de educar é tão, mas tão complicado, que quanto mais sabemos mais cresce a responsabilidade individual na criação de uma sociedade em que o ser seja mais importante que o ter. 
Um refrescar de ideias 5 estrelas. A repetir.

Nenhum comentário: