segunda-feira, 11 de julho de 2016

Este é um post de saudade


Sei que o trabalho não é tudo na vida mas o facto de ter vivido estes últimos 30 anos no mesmo espaço fez com que me afeiçoasse a estas paredes, ao amarelo dos pilares, às escadas, às salas de aulas, às arrecadações que tantas vezes arrumei, aos laboratórios e à biblioteca que sonhei em tantas noites e  ajudei a construir num espaço novo e com uma função nova. Tanto projecto, tantos  serões de trabalho, tantas gargalhas entre aquelas paredes e algumas lágrimas  disfarçadas porque não se chora no local de trabalho. Dias negros como aquele em que para aquele  menino  acabaram os sonhos e a vida. Dias alegres e felizes, em que sentíamos que tudo caminhava para a frente e que juntos seríamos capazes de tudo e de levar para a frente as novas gerações.
Tantas recordações!! Tantas turmas!! Tantos meninos ávidos de vida e de saber que se sentaram naquelas cadeiras!
30 Setembros de recomeço em que o meu discurso começava sempre da mesma maneira. Trabalho acima de tudo! 
30 Primaveras em que o amor renascia e os professores  faziam de conta que não viam que os olhos brilhavam e as aulas corriam melhor.
 30 outonos em que as saídas já se faziam de noite à luz dos candeeiros dos corredores.
30 anos de amizades fortes, de conhecimento, de desencontros, de amuos, de reconhecimento, de pedidos de desculpa, de desilusões, de fins de amizades que nunca o foram.
 30 anos de convívio com mulheres fortes, capazes, com colegas 5 estrelas. 
30 anos de aprendizagem e, porque não dizê-lo, de envelhecimento. Sou outra pessoa agora. 
Sei mais da vida é certo mas estou mais desiludida, menos fácil de convencer. Mais cínica. A vida ensinou-me  que nem sempre se pode dizer o que se pensa.
Hoje fui lá! Tinha começado a demolição! Não fui capaz de subir as escadas. Paralisei! 
Deixei-me ficar no gabinete que me acolheu nos últimos anos. Olhei de soslaio e uma onda de saudade de tudo o que fui e de tudo aquilo em que acreditei nestes 30 anos da minha vida  invadiu-me.

Nenhum comentário: