sábado, 1 de dezembro de 2018

Semana que vem, cheia de desafios!


Uns meus, outros dos que amo. Hei-de ultrapassar todos e festejar um em especial! Porque a vida e os acontecimentos só ficarão gravados se forem comemorados e vividos com aqueles que amamos. 
Muito trabalho pela frente nestes momentos em que não sabemos bem se estamos a fazer o que nos é pedido e se o que nos é pedido é realmente aquilo em que acreditamos. 
Há dois caminhos: ou fazer sem pensar, como é mandado, ou então começar a pensar fora da caixa, a justificar as nossas acções e comportamentos, tendo por  base a teoria estudada e interiorizada e a prática de tantos anos, a contrapor pessoas que digerem legislação ao pequeno almoço e continuam pelo dia fora e apenas isso. Para mim, a legislação necessita de interpretação e de adaptação áquilo que realmente a Escola necessita e quer. Tudo é possível desde que consiga ser bem explicado tendo por base princípios sólidos de Pedagogia. Como transcreve Matias Alves no seu blogue "Terrear" :

"A escola tem sido descaracterizada  por ser um mero terminal cumpridor de normas e circulares do Ministério da Educação. Assim não pode ser. A escola tem que ter uma vida própria, uma autonomia própria, tem de ser capaz de formular o seu projeto, capaz de se afirmar num contexto e numa  comunidade."
Retirado de uma entrevista ao ministro Roberto Carneiro ao Jornal de Notícias em 28/9/1988


E num cadinho tão recheado de experiência como o é a Escola onde trabalho é só necessário orquestrar e direcionar o trabalho para que dele surja a Escola que todos desejamos. Acredito muito nesta ideia.

Nenhum comentário: