terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Engraçado sem ter graça!


Nunca fui professora de faltar às aulas. Passaram-se anos e anos em que não dei uma única falta. Quando o tinha que fazer, e como na minha escola há aulas de substituição há imensos anos, sempre tive a preocupação de deixar actividades que fizessem a diferença e não comprometessem as aprendizagens dos meus alunos.
Como na sexta feira tenho de faltar para acompanhar um filho a uma consulta, e como não tenho acompanhado a legislação sobre estes assuntos, fui perguntar à secretaria se ainda havia a possibilidade de faltar para acompanhamento de filhos.
Que sim, que actualmente a escola também tem a possibilidade de pedir uma declaração ao serviço do meu marido em conforme não foi também à consulta e aproveitou para alargar o fim de semana!! Achei tão ridículo que nem percebi à primeira!! Nunca me lembraria este esquema e nunca o pus em prática mas está previsto na legislação actual!!
Quando entreguei a justificação, foram pedidos os planos de aula. Expliquei que já estava tudo planeado: Na aula de formação Cívica vão realizar uma ficha de CN porque a colega pediu. Na aula de Matemática irão realizar uma ficha de aplicação de conteúdos que eu já elaborei e entregarei amanhã e que na aula de EA , esta semana, trabalhariam LP e, na próxima semana, trabalharão Matemática, não ficando assim as aprendizagens comprometidas. Que não, que não podia ser assim. O que conta são os tempos lectivos! Se são três tempos lectivos têm de existir três planos de aula!
E cá estou eu a construir planos de aula completamente vazios porque é assim!
Tenho imensa dificuldade em trabalhar e orientar-me nesta ESCOLA sem sentido!

Nenhum comentário: