segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fotos com história


Descobri esta foto no fim de semana e encantou-me. Segunda metade do século XIX. Nela, estão retratados três bisavós meus. A senhora é a minha bisavó materna Emília, grande mãe e grande mulher. À direita da foto, sentado, o meu bisavô paterno Zé Maria. Inteligente e ladino. Era irmão da bisavó. De pé do lado esquerdo da foto, o meu bisavô Joaquim Manuel, casado com a minha bisavó Emília de quem chegaram até hoje as qualidades como ser humano e como chefe de família e a quem todos gostavam de pedir conselhos. Morreu novo com um problema renal que actualmente teria sido banal ou quase.
Sentado do lado esquerdo e de pé do lado direito, estão mais dois irmãos da bisavó que rumaram, ainda no século XIX, a Lisboa onde se tornaram dois grandes comerciantes da baixa pombalina.
E assim perfilados, nunca imaginaram que, muitos anos mais tarde, uma bisneta que não os conheceu, traria a sua foto para um blogue pessoal!
Coisas da vida e das pessoas.

Nenhum comentário: