quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ideias para vencer a crise

Em Londres,  há muitos anos atrás!


Barcelona meu amor! Vista do apartamento.

A necessidade aguça o engenho, diz o povo! Não é de agora a necessidade de encontrar modos diferentes e mais baratos de ter o mesmo ou muito mais por muito menos dinheiro. 
Durante alguns anos, passámos férias em diferentes países utilizando a INTERVAC que, por uma módica quantia de 60 euros/ano, nos deu a possibilidade de trocar a nossa casa com outras por todo o mundo. Vantagens do método:
-É muito mais confortável passar férias numa casa de família só para nós com filhos pequenos podendo cuidar mais as refeições;
-É muito estimulante participar durante meses na escolha da casa, verificando mapas e localizações, fazendo pesquisas, escrevendo cartas, mandando fotos, conhecendo a família, fazendo listas e preparando a estadia da outra família na nossa casa. Adoro!
-Podemos ficar muito mais tempo e assim conhecer muito melhor os lugares para onde vamos.
-É muito enriquecedor viver durante algum tempo em casas organizadas por outros que têm outros hábitos e outras rotinas e "roubar" durante esse tempo um pouco da sua vivência.
-Aprendem-se outros modos de fazer as coisas, simplifica-se o dia a dia na maioria das vezes.
Além de todas estas vantagens, não se paga nada. 
Desvantagens? Não tem!!
Ninguém nunca roubou nada cá de casa, não estragaram nada e deixaram sempre a casa limpa e arrumada.
Há um código comportamental que todos seguem que passa por deixar a primeira refeição  no frigorífico para a família que vem para nossa casa. Quando chegamos ao destino, temos também a nossa refeição pronta. Não precisamos de ir a correr comprar nada podendo descansar. As condições que existem na casa e arredores devem ser bem esclarecidas nunca encobrindo a verdade. Se considerarem importante fechar um armário ou uma divisão, isso deve ser comunicado ao hospede antes da chegada. Lençóis e toalhas são disponibilizados para a a estadia e devem ser colocados à parte para não se confundirem com tudo aquilo quer não queremos partilhar.  Deve deixar-se alguma informação turística  mapas e outros meios considerados importantes bem como o telefone de um amigo ou familiar que viva perto e possa ajudar se for preciso no caso de uma doença ou qualquer outro acontecimento urgente.
As famílias gostam de conhecer-se. Normalmente procura-se um encontro ou durante a viagem ou mesmo no aeroporto.
Este modo de passar férias é um modo de vida e não passa, como muitos pensam, por problemas económicos de quem se inscreve. Ao passar os olhos pela maioria das  casas à disposição  verifica-se que quem tem casas destas pode perfeitamente não as trocar, mas fá-lo porque gosta de conhecer, de um modo diferente, outros locais, outras culturas e outros modos de fazer as coisas.
 A última troca foi com um arquitecto de Barcelona que tinha um apartamento lindo sobre o porto velho com uma vista de perder o fôlego,  a  5 minutos a pé das Ramblas e a 100 metros da praia da Barceloneta!
Foram 15 dias maravilhosos em que conhecemos a cidade palmo a palmo e fizemos praia. Custo? Zero!
O Arquitecto viajou com a mulher e um casal amigo e os quatro percorreram todo o país e adoraram. Quando chegámos a casa, a roupa estava lavada, a casa imaculadamente limpa e o frigorífico cheio!
É necessário mudar a mentalidade e pouco mais!
.

Nenhum comentário: