terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pormenores que fazem a diferença

 
Os meus alunos são muito engraçados e simpáticos mas muito conversadores e barulhentos. Não fazem por mal mas a entrada na aula, apesar de fazerem uma fila à entrada como é meu hábito desde sempre, é sempre ruidosa, cheia de gargalhadas, piadas e conversas que continuam pela sala dentro e se prolongam logo que se sentam. Aí, ficam parados, porque cansados de tanta algazarra juvenil. Não retiram o material nem iniciam normalmente o trabalho. É necessário chamar a atenção, muitas vezes mais do que uma vez, para que tudo, devagarinho, entre no ritmo certo de sala de aula.
É indisciplina? Não chega a tanto mas perturbou o início das aulas durante todo o 1º período apesar de todas as minhas chamadas de atenção. O recreio prolongava-se invariavelmente para dentro da aula diminuindo, necesariamente, o tempo útil da aula.
Em Dezembro, no ultimo dia de aulas, voltámos ao tema e eles prometeram alterar o comportamento. Porque são ainda um pouco crianças e tem jovialidade, perguntaram:
-Podemos treinar agora?
- E porque não?
Lá foram todos para fora da aula, mochilas às costas, orgnizaram uma  fila aprumadinha e entraram calados e compenetrados do treino. Eu observei todos os pormenores e no final...
- Foi 5 estrelas! É mesmo assim.
Na primeira aula de Janeiro, lá estavam eles à minha espera, em fila à porta da sala, entusiasmados.
 -Então é hoje que vamos começar o treino de comportamento?
E entraram novamente em silêncio, chegaram à mesa, retiraram o material e num ápice ficaram prontos para o trabalho.
- Cinco estrelas, disse eu novamente.
E eles muito contentes por mais uma vez terem conseguido.
Não se pode imaginar a diferença que este comportamento faz no ritmo da aula. Fica tudo mais silencioso e concentrado, não há distrações, não têm que se interromper os assuntos a tratar.
O meu comportamento muda também. Fala-se muito mais baixo, podem contar-se histórias engraçadas ligadas ao que se explica (neste momento, uma das minhas paixões - tectónica de placas) sem grande alarido, está-se mais descontraída e em sintonia com o pensamento e as dúvidas que apresentam e mais alegre e bem disposta. Muito mais!
Hoje, em mais uma aula 5 estrelas, reforçada, mais uma vez, positivamente, os próprios reconheceram que era "muito mais fixe"!
 É um autêntico prazer ir para aquela aula. Acredito que isto fará a diferença.
Já tinham o mais difícil de adquirir: a graça, a jovialidade, a alegria de viver e a vontade de fazer bem feito.
Tudo o resto foi só um pormenor. Que fez toda a diferença!

Nenhum comentário: