segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Educação do consumidor


Alguém explica às famílias que ontem circulavam e compravam numa grande superfície algumas verdades que as ajudem a poupar 50% nas compras contribuindo para uma melhor alimentação e para uma postura mais ecológica?
A saber:
- Não é necessário comprar leite com chocolate para as crianças. É mais caro e é mais racional levar para a escola um pacotinho de leite simples. Acabem com as paletes de leite com chocolate!
- Não é necessário comprar pão tipo "bimbo" ou outra marca qualquer. Têm na sua constituição muita gordura má que se evita comprando o pão normal de bola que se pode comer com uma fatia de fiambre e outra de manteiga. Mais barato e mais racional!
- Não é necessário comprar amaciador de roupa. Há detergentes que já o têm incorporado mas também não é necessário. O importante mesmo é ter a roupa lavada!
Feijão e grão enlatado, fica mais caro e não ajuda o ambiente com tanta lata a ser utilizada. Um kg de leguminosas secas, deitado de molho na véspera e cozido na panela de pressão, dá para muitas sopas e afins.
Comida pré-elaborada tem imensa gordura má para a saúde. Mais vale comer mais simples, como cozidos e grelhados e não consumir tantas pizzas e tantas lasanhas. Poupa-se e melhora-se a saúde.
- As marcas brancas são uma boa aposta numa grande superfície. A maior parte dos produtos vem de grandes marcas que têm contratos com os hipermercados. O ganho está na ausência de publicidade. A qualidade continua igual.
- Os sumos e refrigerantes são para as festas de anos! Deve beber-se água diariamente e habituar os nossos filhos a fazê-lo. Um garrafão de água de 5l tem um preço muito mais baixo que o equivalente em refrigerante. Muito mais saudável e sem adição de açúcares.
E já agora: façam o lanche para os vossos filhos levarem para escola : um pão, mesmo de véspera, com queijo, doce ou manteiga e um pacote de leite. É uma maneira carinhosa de lembrarem a casa e o mimo da mãe no alvoroço de um recreio escolar. Além disso não têm de esperar na fila para o adquirirem e podem aproveitar melhor o tempo brincando com os amigos.
Acreditem. Faz a diferença.



-

2 comentários:

mtt disse...

GRANDE POST!OS MEUS PARABÉNS EULÁLIA. (apetece-me mesmo roubar isto)!

Eulália Tadeu disse...

Aqui tudo se pode roubaR!
Isto é mesmo o que eu penso! Até fico incomodada com tanta ignorância!