domingo, 10 de outubro de 2010

Lugares de que se gosta


Durante muitos anos esta casa permaneceu fechada só se abrindo as portas nas férias de Verão. Era a casa das "primas da estrada" onde se ia à noite com algum cerimonial. Conversava-se vendo as estrelas em cadeiras confortáveis de jardim.
Depois crescemos e a casa abandonou o seu misticismo e passou a ser palco de festas de família alargada no grande salão já organizado para tal. Foi o tempo de os nossos filhos criarem raízes e conhecerem os primos da sua geração. Grandes almoçaradas, comemorações, aniversários ou, simplesmente, porque à minha mãe lhe apetecia oferecer um almoço a toda a família.
O tempo passou e a casa começou a estar mais tempo fechada. Porque a geração mais velha já não vai tanta vez e porque a geração intermédia (a minha) anda demasiado ocupada para organizar convívios e almoços de confraternização.
Não é que não se sinta a falta mas é assim e mais nada.
Ontem, dei comigo a olhar para ela com nostalgia. O meu pai adorava subir aquelas escadas para jantar com o primo "Manel" que cozinhava lautos jantares para todos. E, durante semanas, falava do sabor único daqueles manjares pensados com tempo e com dedicação.
Tudo acaba um dia!

Nenhum comentário: