domingo, 29 de setembro de 2013

Coisas giras das férias


O cara metade queria comer gaspacho, um dos seus pratos preferidos! Percorreu, no final da tarde quente, as ruas de Vila Viçosa para encontrar o sítio ideal  que fizesse o gaspacho ideal. Confesso que não percebo grande coisa de comida alentejana! Não domino a adição de ervas e temperos que fazem de cada prato um momento único. E o gaspacho não é, de todo, um dos meus pratos preferidos.
Estava então marcado o jantar para as 8 numa tasca típica cuja cozinheira se comprometeu a confeccionar o gaspacho para nós.
Saímos do hotel entusiasmados com o jantar surpresa marcado pelo cara metade.
Não desiludiu a decoração, com mesas ladeadas por grandes talhas de barro e paredes caiadas de branco.
Chegou o gaspacho e mais uns tantos petiscos que, segundo o dono, são tipicamente acompanhamentos do gaspacho, a saber;  uma travessa de carapauzinhos fritos,  uma tortilha de batata chamada de pastelão, uma travessa de crocantes batatas fritas e um pão alentejano super saboroso.
O cara metade gostou muito do gaspacho que, ficámos a saber, tem duas versões: à moda espanhola e à moda alentejana. Este era alentejano com grandes pedaços de pão e muitas ervas.
Eu gostei mais dos acompanhamentos! 
Adorei este jantar! O dono era o típico homem alentejano que foi um prazer ouvir tanto pela pronúncia como pela conversa! Um mimo!

Nenhum comentário: