quarta-feira, 23 de abril de 2014

Coisas que me alegram


Diz-se por aí que a profissão de professor é uma das que menos reforço positivo tem. São necessários anos e anos para sabermos se o nosso trabalho, aquilo que incutimos, os comportamentos que moldamos, entraram  nas almas dos alunos e fizeram a diferença nas suas vidas.
Andamos às cegas, traçando rumos e tentando, em cada dia e em cada aula, moldar, ensinar, fazer pensar, trazer novas visões da vida, do mundo, abrir-lhes os horizontes, ensinar-lhes a relatividade das coisas, transformá-los em seres que pensam por si próprios, argumentam, concluem e mudam de ideias sempre que o mundo avança e a mudança é necessária.
As minhas aulas são, muitas vezes, isto. Argumentar, contrariar modos de pensar pouco maduros, dar-lhes uma visão alargada das coisas e das pessoas.
Ontem, saindo a correr de uma aula, cruzei-me com um grupo de alunas minhas no ano anterior sentadas nas escadas. Ouvi baixinho:
-Tenho saudades desta professora!
-Ya! Eu também!
Coisas pequenas que me alegram os dias!