terça-feira, 21 de março de 2017

Dia da árvore


O meu pai adorava árvores! Sabia a idade delas, como lhes melhorar o crescimento, se precisavam de rega ou não, qual o local certo para as plantar e contar-lhes os anéis dos troncos. Tudo o que sei, foi ele que me ensinou. Sabia onde os pássaros faziam os ninhos e adorava passear por entre elas ouvindo-lhes o canto e identificando-os. Também aprendi muito sobre aves com ele mas essa é outra história!
Este era o dia que começava sempre com o meu pai a procurar uma arvorezinha para plantarmos juntos. Sei-as de cor, agora já árvores grandes e algumas delas...  já velhas. 
Nem sempre plantávamos a mesma espécie. Plantámos nogueiras, macieiras, oliveiras, cerejeiras. Umas, vingaram, outras não. 
Abrir a cova para o plantio tinha também as suas regras: cova bem funda, água, estrume, tudo como devia ser. 
Hoje já não planto árvores mas mantenho o carinho por elas como ele mo ensinou. 
Meu querido pai! Gostava tanto de poder plantar hoje uma árvore contigo! Eu fazia tudo e tu só vias se estava bem feito! Eu conseguiria! E não ia secar! Prometo!

Nenhum comentário: