domingo, 20 de janeiro de 2019

Coisas que me lembram


Quando tinha dez anos fui viver para Coimbra. Entrei numa escola onde não conhecia ninguém mas lá fui fazendo amigos. Registe-se que naquele tempo a minha escola tinha uma piscina de 25 metros dentro do recinto escolar onde aprendi a nadar!!! Coisa rara naquele tempo e muito moderno! Ainda não tinha sido o 25 de Abril.
A zona de Celas andava em construção e ainda não havia por ali qualquer zona comercial!! Até é dificil de imaginar! No intervalo grande, entrava na escola o senhor da bolacha americana! Impensável hoje em dia mas que era uma alegria para nós.  Ou inteira ou em metades, o senhor retirava do grande caixote que trazia às costas, preso por fivelas, a bolacha americana estaladiça que me sabia pela vida!
Mas o que eu gostava mesmo era quando regressava a casa passar pela padaria antiga, com azulejos amarelos, junto aos supermercados "colmeia" (já nenhum dos dois estabelecimentos existe!)  e comprar uma trança de canela! Quase todos os dias comia uma! Massa de pão, modelada segundo o modelo alemão das pretzels e com açúcar amarelo e canela por cima! Tão bom!
Durante muitos anos, já adulta, fui viciada nessas Pretzels portuguesas, pouco calóricas e que me lembravam a infância. Depois, deixei de comprar porque deixei de as ver!

Nenhum comentário: