sábado, 25 de janeiro de 2020

Há muitos anos atrás...


Fui directora de turma de um grupo de alunos com o qual  aprendi mais do que lhe ensinei! Cada um deles, já a entrar na década dos trinta, me lembra muito ainda hoje.
A turma não era constituída por alunos com muito boas notas mas tinham valores, sentido de responsabilidade e de liderança, vontade de aprender coisas novas, motivação e capacidades de trabalho. Estava na turma uma aluna com necessidades específicas que naquele grupo de alunos e de professores  desenvolveu muito bem as suas capacidades.
Era o tempo da área-escola. Uma área transversal que pretendia englobar saberes de várias disciplinas num trabalho que envolvesse as potencialidades locais e levasse os alunos a conhecerem melhor o meio onde viviam. Soa familiar? Foi há muito tempo!
O tema escolhido foi a indústria local! Os alunos pesquisaram, contactaram as fábricas, marcaram visitas, elaboraram os guiões para a visita, tudo isto quase sem a minha intervenção. Fizémos visitas de estudo que correram muito bem porque eram eles que queriam saber, investigar e recolher material para a exposição que queriam montar para mostrar à escola o seu trabalho. Um must. Eu estava cada vez mais encantada e feliz.
A exposição foi montada no final do ano no dia marcado para que todas as turmas mostrassem o que tinham feito. Não foi necessária a minha ajuda. Lá estavam todos, com tarefas distribuídas, materiais prontos, e os guias das visitas definidos e com a matéria bem estudada. Um deles filmou o evento e outros fotografaram para memória futura. Algumas das fábricas visitadas já não existem. É o caso da fábrica do algodão que visitámos entre nuvens de algodão que quase nos tapavam o olhar. Uma risota. Impensável nos dias de hoje.
Ao longo do ano  dinamizaram vários eventos sempre da sua autoria, sem ser necessário motivá-los,  como  a comemoração do dia de S. Martinho no polivalente da escola que até fardos de palha teve como decoração não faltando o chouriço assado e as castanhas.
Aprendi com eles que era possível desenvolver trabalho e aquisição de conhecimentos  de uma forma alegre e motivadora sem grande stress por parte dos professores. Aprendi que era possível trabalhar fora da sala de aula sabendo que aquelas aprendizagens e competências eram essenciais para o seu percurso educativo. Aprendi que é fundamental  que os alunos tomem consciência da importância destes projectos para o seu sucesso educativo e que essa tomada de consciência é o ponto fulcral para um bom comportamento e para a realização de um muito bom trabalho. Aprendi que um bom ambiente de trabalho, dentro ou fora da sala de aula, é extremamente motivador para os professores e para os alunos. Aprendi que os alunos têm muito mais capacidades de trabalho e de liderança do que as que evidenciam. Aprendi que se incutirmos nos alunos uma grande dose de autonomia eles são capazes de nos surpreender. Aprendi  que é possível ter num grupo de alunos um grupo de amigos para   a   vida e que essa amizade se forja em momentos de aprendizagens significativas aliados ao prazer de aprender.
Lembro-me muito deles quando tento motivar os meus actuais alunos para visitas de estudo aliciantes, para conhecimentos sobre o meio, para a ligação entre o currículo formal e o informal e sinto uma resistência muito grande e uma apatia enorme.
O que mudou?

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