sábado, 25 de janeiro de 2020

O rei vai nu


Só me ocorre esta história quando penso no que se passa nas escolas actualmente.
Apetece-me falar no importantíssimo "Plano de turma"!
Se eu perguntar a todo o meu conselho de turma o que lá está estampado, a maioria não sabe e não os culpo. Prefiro mil vezes que ocupem o seu tempo a preparar aulas que façam a diferença nas aprendizagens dos meus alunos. O trabalho todo recai sobre o director de turma (eu) com a consciência plena que está a redigir um documento que nunca ninguém vai ler e analisar. 
Parece-me que ainda não se percebeu que o que faz realmente a diferença é a sala de aula e tudo o que podemos transmitir aos nossos alunos de modo a que evoluam nos seus conhecimentos. Ter tempo para esta preparação, envolvendo pesquisas e aquisição de competências por parte de todos os docentes, quer individualmente, quer em grupo, parece-me ser fulcral. A flexibilização curricular é mais um chavão  vazio de conteúdo. Era possível flexibilizar 25% do currículo. Actualmente passou a 35%! Agora a sério: alguém sabe em cada turma, qual é a percentagem do currículo flexibilizado??? Como se calcula esta percentagem? E o que é que isto quer dizer na prática? 
Os alunos têm consciência da importância deste documento nas suas vidas escolares? Os pais sabem que o currículo está a ser flexibilizado e o que isso quer dizer? Os professores acreditam neste Plano como potenciador das aprendizagens dos seus alunos? Este Plano é algo novo, como a descoberta da pólvora, na vida das escolas? Começou-se agora, porque existe o Plano, a desenvolver actividades que envolvam os alunos e lhes permita descobrir o mundo para além da escola?
Tenho imensa dificuldade em perder tempo precioso na elaboração e melhoramento deste documento. Tenho o sábado para realizar imensas tarefas de correção de trabalhos dos alunos, de preparação de aulas inovadoras, de pesquisa sobre recursos educativos. O que é que vai acontecer? Vou trabalhar o plano de turma e preparar uma reunião onde vou falar do plano de turma!
Estou a começar a ficar farta!

Nenhum comentário: