quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Momentos maus na vida (I)


 Este blog funciona também  como uma catarse. Há assuntos que, por vezes, fazem mais sentido quando os escrevo.  São momentos que me atormentam e me visitam na calada da noite. São momentos que ficaram marcados no meu coração.

Vou abrir esta rúbrica  e, de vez em quando, partilharei alguns desses momentos. 

Abrirei também uma de momentos bons, lá mais para a frente.

A minha mãe nunca quis cortar o cabelo. Sempre o usou puxado para trás. Primeiro fazia uma trança e depois com a ajuda de ganchos fazia um puxo. Foi sempre assim que a conheci. Tinha um cabelo forte que pouco a pouco foi perdendo quantidade e brilho. Ficou branco. 

Quando entrou no lar, ainda com o seu puxo, as funcionárias disseram que não tinham tempo para a manter penteada desse modo porque levava muito tempo.

Chegou o dia de o cortar. Eu quis estar presente! Num corredor anónimo, o cabelo ia caindo para o chão até ter ficado com o cabelo curto e sem graça. Já não teve muita percepção do que tinha acontecido mas eu tive! Qual Sansão  já sem força, olhou para mim e sorriu. Eu fiz um grande esforço para não chorar. A minha mãe, tal como sempre a tinha conhecido, tinha desaparecido! 

Lembro-me tantas vezes deste momento! Era uma convicção dela que a vida se encarregou de lhe levar. Fiquei com pena de que o cérebro dela já não fosse capaz de gritar "não" e de não ter feito a sua vontade como sempre fez .

Querida Mãe! Desde que nos foste, parece que tudo de mal pode acontecer. Faltam as tuas asas a protegerem-nos!

Nenhum comentário: